Olhares portugueses focados nos jovens fotógrafos brasileiros

O Olhares em Foco, projeto sociocultural realizado pelo ChildFund Brasil que tranforma a realidade de crianças e adolescentes por meio da fotografia vem ganhando repercussão internacional. A iniciativa será um dos assuntos apresentados no Seminário internacional Metodologias Participativas Visuais, realizado nos dias 27 e 28 de julho na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UNL).

O jornalista e doutor em Ciências da Comunicação Daniel Meirinho irá realizar a palestra “A fotografia participativa como ferramenta metodológica para o engajamento social de jovens: o caso Olhares em Foco”, quando apresentará os resultados do projeto criado por ele em 2011 e mantido por recursos do ChildFund Brasil.


Em Belo Horizonte, o projeto é realizado no Aglomerado da Serra e utiliza recursos como fotografia, vídeos e outras técnicas de comunicação. Muito além de um curso de fotografia, a atividade visa despertar a “voz das crianças”, promovendo um debate crítico sobre os direitos, deveres e desafios enfrentados por elas no contexto em que vivem a partir do registro de imagens que mostrem suas relações com outros jovens, a sua família e a comunidade. Já foram investidos em torno de R$ 70 mil pelo ChildFund Brasil no projeto, que já foi realizado nos municípios de Virgem da lapa (MG) Caucaia (CE) e segue atualmente, além da capital mineira, também em Medina (MG), Barbalha (CE) e Fortaleza (CE). Ao todo, são 180 crianças beneficiadas pelo Olhares em Foco nos municípios contemplados.

Related Post

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM