Olhares em Foco na revista Cadernos AA

O Projeto Olhares em Foco, realizado pelo ChildFund Brasil,  foi o tema de um foto-ensaio na revista da Universidade Federal da Bahia de Antropologia e Artes – Cadernos AA. O texto foi escrito por Daniel Meirinho depois de um convite que partiu da própria revista. O autor, além de ter desenvolvido o projeto em parceira com o ChildFund Brasil e ter sido o facilitador nas oficinas em Minas Gerais, é jornalista, fotógrafo e doutorando em Comunicação e Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa (Portugal).

No texto o autor fala das edições do Olhares em Foco realizadas em Minas Gerais. Meirinho descreve como foi o trabalho, mostra alguns números do projeto, explica a metodologia e exemplifica os resultados, tanto de fotografia, quanto na vida daqueles que participaram das oficinas.

O foto-ensaio traz também uma comparação entre a edição na comunidade quilombola do Pega, Vale do Jequitinhonha, e da que foi realizada na Favela do Cafezal, em Belo Horizonte. De acordo com Meirinho, as duas regiões têm várias diferenças, mas possuem algo em comum, são excluídas étnica e socialmente. Quanto às diferenças apontadas, ele diz que os alunos de Belo Horizonte tinham maior acesso a aparatos tecnológicos, como câmera, televisão, do que os da comunidade do Pega. Lá, não tem sequer sinal de telefonia móvel.

A conclusão do autor é de que o projeto cumpriu o objetivo: a fotografia foi instrumento de expressão que operou no sentido da reflexão identitária e do resgate da auto-estima de jovens em situação de exclusão social e cultural.

Veja o ensaio completo no link 

Related Post

LEIA TAMBÉM