Olhares em Foco fotografa Redenção, no Ceará

Na última semana nossos pequenos grandes fotógrafos do projeto “Olhares em Foco” visitaram a histórica Redenção. Veja o diário de bordo do professor Marco Domingos sobre a visita.

“Fomos a Redenção, primeira cidade do Brasil a abolir a escravidão. Localizada a 50km de Fortaleza Capital do Ceará. Fomos registrar nosso olhar naquela cidade.

Olhares de medo, alegria, surpresa, espanto, preconceito …

Percorremos e fotografamos alguns pontos turísticos da cidade, dentre eles:

Capela de Santa Rita:  inaugurada em 29 de dezembro de 1917. Construída em estilo gótico. Possui uma escadaria com 109 degraus. Bastante visitada por devotos e turistas. Proporciona uma bela vista parcial da cidade.


Museu Senzala do Negro Liberto: Localiza-se na avenida da Abolição, às margens da CE-060. O ambiente oferece uma infraestrutura onde o turista resgata a memória histórica do período escravocrata. A senzala conserva as características originais. A casa grande preserva documentos e peças dos antigos e atuais proprietários. O turista pode ver o funcionamento da fábrica de aguardente e visita o canavial. É uma instituição privada.


Serra do Cruzeiro – Monte das Graças: é o cartão postal do município. Possui uma escadaria de 720 degraus, que conduz a um grande crucifixo e à imagem de Nossa Senhora das Graças.


Museu Histórico e Memorial da Liberdade:  faz parte do centro cultural e abriga também a biblioteca pública e uma ilha digital. Tem, em seu acervo, documentos históricos e raros como livros de compra e venda de escravos, objetos ligados aos escravos – inclusive instrumentos de tortura – peças de antigos engenhos, mobília, objetos sacros, entre outros.Localizado na rua José Costa Ribeiro, 102



No caso da serra do cruzeiro, nos aventuramos até alguns degraus,não chegamos até o fim da escadaria. Quem sabe numa próxima aula de campo possamos ir até o grande crucifixo e ver a imagem de Nossa senhora das Graças, não é mesmo?”

*Texto das descrições dos pontos turísticos retirados do site  da cidade

Abraços,
Marco Domingos
Professor de Fotografia

Related Post

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM