Mostra de Cultura Afro-brasileira na ASCAI, Organização Social Parceira do ChildFund Brasil

O Brasil é um país de misturas. Desde os tempos da colonização até hoje, somos um povo que não tem somente uma cultura, uma língua, uma culinária, um modo somente de ser.
As várias etnias que existem no território brasileiro é que faz com que essa cultura seja tão múltipla, tão plural.

Essa diversificação de pessoas proporcionou que tivéssemos contato com outros costumes, que fazem parte do “pacote cultural brasileiro”. Uma delas é a cultura africana, que há muito tempo está enraizada na história do Brasil e teve papel importantíssimo nela.

A Ascai (Associação da Criança e do Adolescente de Itaobim), uma das Organizações Sociais Parceiras do ChildFund Brasil em MG, promoveu uma Mostra Cultural cujo o objetivo foi apresentar a cultura Afro-Brasileira e despertar nos jovens interesse por conhecer os costumes desse povo.
Essa atividade foi realizada na sede da ASCAI, com atrações de contação de história, construção e histórico de Pífano (pequena flauta transversal, aguda, similar a um flautim, mas com um timbre mais intenso e estridente), dança afro-brasileira e participação especial do Grupo Teatral Vozes que representou o espetáculo: O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna, de Ariano Suassuna.

Além dessas atrações, foi dedicado um momento de homenagem às crianças participantes da criação do Livro de Contos que foi produzido em comemoração aos 50 anos do ChildFund Brasil. O livro foi entregue a cada uma das crianças que fizeram parte dessa iniciativa.

Foi um evento rico de atividades importantes, de conhecimento da cultura Afro-Brasileira, povos e costumes diferentes que trouxeram uma grande contribuição para a formação do Brasil.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM