Metodologia MJPOP: o que é?

No dia 30/07 acontecerá o Encontro de Jovens do Centro de Apoio à Criança, organização social parceira do ChildFund Brasil em Itapiúna, CE. O objetivo do encontro é discutir a participação juvenil na política brasileira e apresentar a metodologia MJPOP, desenvolvida pela Organização Visão Mundial e aplicada, por meio de parcerias, pelo ChildFund Brasil.

 

 

O MJPOP é uma metodologia de monitoramento de políticas públicas (saúde, educação, esporte e lazer…) facilitada por jovens (na sua maioria entre 16 e 24 anos) capacitados para facilitar um processo de empoderamento das suas comunidades e, assim, garantir a efetivação desses direitos, através de reuniões comunitárias, conversas com poder público etc.

Essa metodologia é realizada pela Visão Mundial com o apoio dos PDAs (Programa de Desenvolvimento de Área) do Amazonas, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
Em 2011, o MJPOP recebeu o Certificado de Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, uma instituição pública que reconhece a metodologia da Visão Mundial. Para receber o título, é necessário que o projeto tenha resultados concretos de transformação social, esteja sistematizado de uma forma que possa ser replicado em outros locais e conte com a participação da comunidade no desenvolvimento e implementação.

No total, cerca de 400 adolescentes e jovens realizam a metodologia em 34 grupos, espalhados por nove estados no Brasil. E a ideia do projeto é expandir mais.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM