Metodologia “Luta pela paz” leva crianças e adolescentes para competição estadual

Crianças atendidas pela Associação Unidos para o Progresso (AUPP), parceira do ChildFund Brasil, em Limoeiro do Norte, no Ceará, tiveram a oportunidade de participar da Arena Fight Open Jiu Jitsu. O evento acontece anualmente e reúne praticantes de diversas idades da arte marcial do estado.

A participação só foi possível devido ao projeto Tecendo um Mundo de Paz, desenvolvido há quatro meses na Associação. A metodologia utilizada no trabalho é a “Luta pela Paz”, focada no ensino do Jiu Jistu, Muay Thay, Capoeira e Futsal e que tem como objetivo alcançar jovens de comunidades que são afetadas pela violência, criando oportunidades para que eles possam desenvolver o seu potencial. No total, 30 jovens e 60 crianças e adolescentes participam do projeto na AUPP.

Neidinha Azevedo, gestora da AUPP, destacou como as artes marciais mudaram a vida das crianças e adolescentes atendidos: “Ações dessa natureza, fortalecem o sentimento de vencer, pelo caminho da luta pela paz, a realidade cruel de exclusão de quem vive na periferia. Só quem convive diariamente com a dor de nossas crianças e adolescentes, sabe como essa metodologia vem transformando atitudes, mentes e corações.  O que antes era só indignação e agressividades, agora está se transformando em resiliência e oportunidades de vida”, disse. Neidinha contou ainda sobre a felicidade das crianças de terem participado do campeonato: “No dia seguinte ao evento as crianças e adolescentes desfilavam na sede da Associação com suas medalhas. Eventos assim elevam a autoestima e a melhoram a autoimagem dos participantes”, compartilhou.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM