Emocionante: mensagem de madrinha para afilhada

Em uma mensagem de madrinha para afilhada, é possível ver o vínculo afetivo que se forma por meio do amadrinhamento social. Ver o crescimento de uma criança que está indiretamente sob seus cuidados é gratificante, mas vai muito além da realização pessoal. Amadrinhar é oferecer seu amor ao próximo.

O que é ser uma madrinha social e como isso influencia na situação das crianças brasileiras? Entenda mais sobre o assunto e confira, ao final, uma mensagem emocionante!

O que é ser uma madrinha social?

Quando você escolhe ser madrinha de uma criança, os pais ou tutores dela demonstram a confiança que têm em você; é um gesto de vínculo afetivo e de amor. Ser uma madrinha social passa pela mesma lógica, com um diferencial: você escolhe a criança que quer amadrinhar e contribuir para que seu desenvolvimento seja o melhor possível.

Essa criança se encontra em situação de vulnerabilidade e precisa de investimentos que ofereçam a ela melhores condições de nutrição, acesso à educação e a serviços básicos, como saneamento e água potável. O amadrinhamento social permite isso, mas não para por aí.

A madrinha social é capaz de orientar a criança sobre o seu futuro, ajudá-la a ir atrás dos seus sonhos, além de oferecer amor e carinho. Esse laço criado é algo que perdura por toda uma vida e pode ser alimentado por meio de telefonemas, visitas ou cartas, com a mensagem de madrinha para afilhada.

Por que o amadrinhamento social é gratificante?

Todos nós sabemos a necessidade do afeto em nossas vidas. É por meio do amor, da compaixão e da gratidão que exercemos nosso melhor lado, deixando para trás, aos poucos, nossos defeitos.

Por meio do amadrinhamento social, conseguimos exercer o bem com uma criança que tanto precisa de amparo, investimento e dedicação. Por isso, o amadrinhamento social é muito gratificante, porque nos permite formar um vínculo afetivo com uma criança, ainda que seja por meio de mensagem de madrinha para afilhada.

Além disso, temos a possibilidade de ajudar no desenvolvimento de uma pessoa, oferecendo conselhos, amor e modificando a sua realidade. Ser uma madrinha social é também exercer um pouco o papel de mãe, ao ensinar a uma criança valores importantes para que ela se transforme em um ser humano digno, correto e amoroso. O sentimento de ver que está fazendo o bem e contribuindo para tornar o mundo um local melhor não tem preço.

Qual é a situação das crianças brasileiras?

Os dados de fontes públicas, incluindo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam um cenário desfavorável para as crianças brasileiras. Em especial quanto à violência e ao trabalho infantil.

No ano de 2015, documentaram 153 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes pelo Disque 100. Boa parte das ligações (72,8%) se referia a casos de negligência, 45,7% foram relatos de violência psicológica, 42,4% de violência física e 21,3% de violência sexual.

As condições de trabalho infantil também estão mais precárias: atingimos o número de 2,67 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalhando, sendo que mais de 60% delas são do Nordeste e do Sudeste. Esses são apenas dois temas que retratam a lamentável situação das crianças brasileiras.

Situações precárias de saneamento básico

Não podemos nos esquecer de que, além disso, muitas vivem em situações precárias de saneamento básico, acesso à água potável, nutrição e educação. Diante de um cenário tão desfavorável, o amadrinhamento social, a troca de mensagem de madrinha para afilhada e o vínculo afetivo têm um papel fundamental na luta contra a desigualdade social.

A mensagem de madrinha para afilhada

O sentido de apadrinhar uma criança vem da vontade de doar o que é seu para que o outro seja melhor e transcende o materialismo financeiro. Esta madrinha demonstrou o tamanho do seu amor ao doar mais do que dinheiro.

Ao doar seu tempo, sua disponibilidade e seus melhores conselhos para que a afilhada cresça cada dia melhor. Confira esta carta emocionante:

“Olá, Joyce querida!

Como está você e sua família? Espero que estejam todos bem e com saúde!

Recebi duas cartinhas suas que me deixaram muito feliz! Demorei a responder porque estava de mudança e agora já estou morando em Brasília, mais perto de todo mundo. Estou gostando muito da cidade e do novo trabalho!

Gostei de saber que você e sua família participam de várias atividades da Associação! Um dia vou tentar ir em alguma Festa do Padrinho, tá?

Então sua atividade preferida é a dança? Eu também adoro dançar… quando danço parece que meus problemas e preocupações deixam de existir, e tudo o que eu sinto é paz!

O que mais você aprende na Casinha de Cultura?

E sua irmã? Tem quantos anos? Vocês parecem ser muito amigas! Eu tenho só um irmão, o Henrique. Ele é dois anos mais novo que eu, mas somos super amigos! Nem consigo imaginar minha vida sem ele!

Sobre seu sonho de ser professora, queria pedir para nunca desistir dele!

Professor é uma profissão maravilhosa. Sendo professora você pode mudar a vida de muitas pessoas! Vou pensar como posso te ajudar com esse sonho, tá?

Mas enquanto isso, continue aproveitando todas as oportunidades de estudar e aprender. Aprenda de tudo o que puder: esportes, artesanato, música, na escola, com os vizinhos, em casa, com seus pais e com sua irmã… aprender é mágico! Cada coisa que a gente aprende faz o nosso mundo ficar maior!

E mesmo gostando de matemática, tente ler bastante! Ler também aumenta nosso mundo! Você gosta de ler?

O que você acha da gente ler alguns livros juntas? Podemos escolher um livro, eu leio e mando pra você ler também. Aí podemos comentar o que achamos e do que gostamos mais. Se você gostar da ideia, pode me falar um livro que você tem vontade de ler.

Estou te mandando alguns papéis de carta e outras coisinhas de menina!

Curta bastante sua infância, minha querida! Brinque muito, tenha muitos amigos, passe bastante tempo com sua família, e não se esqueça de aprender muito, sempre!

Você tem todo um futuro pela frente e pode ser o que quiser!

Então continue sonhando e caminhando na direção desses sonhos!

Vou estar sempre aqui torcendo por você e te ajudando como puder.

Um grande abraço da madrinha Érica.

Ah! Adorei saber da sua participação no teatro! Aposto que você ficou linda de fazendeira!

E obrigada pela mensagem! Deixo pra você um trecho de uma poesia do Carlos Drummond de Andrade, que eu adoro:

O presente é tão grande, não nos afastemos.

Não nos afastemos muito, VAMOS DE MÃOS DADAS!

Conte sempre comigo!

Estarei sempre aqui por você!

Beijos,

Érica!”

Confira mais histórias que transformam e novidades da ChildFund Brasil também em nossa página no Facebook.

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM