Juventude cearense mostra sua expressão na Caravana da Anistia

Adolescentes entre 12 e 18 anos do projeto Movimentos de Juventude, formado por jovens atendidos pela organização parceira FACC, participarão de um grande momento político na história do Ceará. Eles irão compor a programação de abertura da Caravana Cearense da Anistia Política, apresentando os espetáculos “Reflexus” e “Juventude, muda!”. O evento, aberto ao público, acontece dia 3 de agosto às 18h, na Assembléia Legislativa do Ceará.

A apresentação do grupo irá oferecer uma reflexão sobre os processos históricos de luta pela democracia ao longo da história no Brasil, tendo em vista a participação efetiva da juventude durante a Ditadura Militar (1964 a 1985), Diretas Já (1983 a 1984), Caras Pintadas (1992) e nos dias atuais.

A Frente de Assistência à Criança Carente (FACC) atua há 25 anos na comunidade do Lagamar, em Fortaleza, na perspectiva da garantia dos direitos das crianças, adolescentes, jovens e seus familiares. A organização atende atualmente cerca de 1.180 crianças originadas de famílias em situação de vulnerabilidade social, que sobrevivem majoritariamente de trabalhos informais com baixa remuneração, aposentadorias e benefícios do Governo Federal como o Bolsa Família.


Uma série de projetos são desenvolvidos pela FACC na comunidade, visando a melhoria da qualidade de vida e a elevação da autoestima dos moradores, além de despertar nessas pessoas noções de cidadania. Nesse sentido, a arte e o esporte têm um papel fundamental. Um desses projetos é o “Jovens capacitados e envolvidos”, que é o berço do Movimentos de Juventude. O objetivo da iniciativa é a formação humana, social, política e profissional de cerca de 100 jovens, promovendo assim o protagonismo e liderança juvenil nas comunidades. Por meio da conscientização política, os jovens desse projeto passam a perceber que podem transformar seu próprio destino, se souberem se organizar e lutar pelos seus direitos.

Related Post

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM