Jovens revelam as belezas das comunidades em que vivem com exposição fotográfica

Nos dias 1, 2 e 3 de julho, a Una Campus Barreiro (Av. Afonso Vaz de Melo, 640 – Bairro Barreiro) receberá a exposição fotográfica “Diversidade e Identidade” no evento anual ExpoUna, que é realizado em todos os campis do Centro Universitário. As fotos que compõem a coleção são resultado do projeto Olhares em Foco, uma iniciativa do ChildFund Brasil – Fundo para Crianças junto à seis organizações sociais parceiras localizadas nas comunidades da Ventosa, Aglomerado da Serra, Goiânia e Conjunto Paulo VI em Belo Horizonte, São Caetano em Betim e Nova Pampulha em Vespasiano.

 

A exposição “Diversidade e Identidade” apresenta uma coletânea com cerca de 16 fotografias clicadas com o olhar de adolescentes com idade entre 12 e 18 anos, de sete áreas da região metropolitana de Belo Horizonte. São imagens com iluminação e cores naturais, algumas com pequenas edições que atraem o olhar. E mais que isso, retratam o que é simples e extremamente valioso nas comunidades e no âmbito familiar dos jovens.

A mostra é gratuita. Visitantes podem conferir as imagens durante todos os dias do ExpoUna nos seguintes horários:

01/07 – 18h às 22h30

02/07 – 7h às 13h e 18h às 22h30

03/07- 7h às 13h e 18h às 22h30

 

A proposta do projeto Olhares em Foco é promover uma reflexão referente aos espaços de convivência e relações sociais destes jovens sob três aspectos: autobiografia, família e comunidade. Além de adquirirem conhecimentos sobre técnicas e recursos fotográficos, os jovens têm a oportunidade de mostrar, por meio da exposição, a expressão das experiências individuais e coletivas, ou seja, a fotografia se torna um instrumento que possibilita que os participantes se autorrepresentem, documentando suas opiniões e as ideias aos outros.

Para a Assessora de Programas Sociais do ChildFund Brasil, Karla Corrêa,  poder expor o trabalho de adolescentes e jovens participantes de nossos projetos em um espaço cedido pela Una é um privilégio. “O Centro Universitário tem a localização ideal para o alcance de um público diversificado para conhecimento e visitação da exposição. Com isso, os participantes do projeto ocupam novos espaços e ampliam sua comunicação por meio da fotografia. O ChildFund Brasil reconhece adolescentes e jovens como sujeitos de direitos que têm seu potencial e podem atuar como atores principais em ações relativas ao bem comum em vários contextos. Assim, o “Olhares em Foco”, torna-se um forte aliado rumo ao protagonismo juvenil, à medida que dota os participantes de ferramentas visuais, competências sociais e  voz fotográfica. Tais ferramentas oportunizam o desenvolvimento pessoal e a projeção de suas vozes a fim de serem ouvidas. É esse o objetivo do projeto”, finaliza.

 

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM