Jovens realizam Conferências Livres

Os jovens participantes da Rede de Juventude em Defesa de Seus Direitos Sociais – REJUDES, realizaram, cada um em sua cidade, uma edição da Conferência Livre de Juventudes ao longo de agosto, em homenagem ao mês da Juventude. Os encontros foram também uma preparação para o 2º Encontro Nacional da REJUDES, que aconteceu em Belo Horizonte entre os dias 28 de setembro e 01º de outubro. Com o tema “Juventude Viva: Respeito, Segurança e Oportunidade”, os jovens participantes se reuniram para discutir direitos e políticas públicas referentes ao tema.

Confira como foram os encontros por todo o Brasil:

Associação da Criança e do Adolescente (ASCAI)

A organização social parceira do ChildFund Brasil no município de Itaobim/MG realizou a primeira edição da Conferência Livre de Juventudes, organizada pelo grupo Pilar da Juventude. O evento recebeu convidados e debateu propostas para melhor garantir seus direitos e aumentar a participação dos jovens na definição de políticas públicas.

Associação Comunitária Cultural Educacional e Agricola do Vale do Curu (ACCEAVC)

A cidade de São Luiz do Curu, no Ceará, também recebeu a sua 1ª da Conferência Livre de Juventudes. O encontro foi organizado pelo grupo Juventude de Atitude, da organização social parceira do ChildFund Brasil, ACCEAVC.

Associação Comunitária de Padre Paraíso (ASCOPP)

Em uma parceria com o grupo de jovens “Os Conectados”, a prefeitura do município de Padre Paraíso, em Minas Gerais e a Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, a ASCOPP realizou a primeira edição da Conferência Livre de Juventude, na cidade.

O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, que participaram de discussões do tema proposto. A Polícia Militar também contribuiu para o encontro com a palestra “Segurança Pública – Direito e Responsabilidade de Todos”.

Projeto Caminhando Juntos (PROCAJ)

O PROCAJ, organização social parceira do ChildFund Brasil em Diamantina/MG e o grupo de jovens “Big Bang – a explosão de uma geração”, reuniu mais de 100 jovens para participar da sua edição primeira edição da Conferência Livre de Juventudes. O evento contou com a parceria da Escola Profissionalizantes Irmã Luiza – EPIEL e do Grupo Escoteiro Major Anatólio. Durante o encontro, os participantes também puderam assistir uma apresentação cultural do grupo Bantos do Baú.

Associação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente de Veredinha (Adecave)

A organização social parceira do ChildFund Brasil, Adecave, no Vale de Jequitinhonha/MG, foi a sede para a 1ª Conferência Livre de Juventudes realizada pelo grupo “JMF- Jovens Mudando o Futuro”.

Durante o evento foram realizadas apresentações de teatro, palestra com a assistente Social Viviane Souza e rodas de debate dos temas propostos pela REJUDES: Juventude e Educação, Segurança Pública, Participação e Juventude em Emprego e Renda. Os frutos dessas discussões serão utilizados para a melhoria das políticas públicas, para a juventude local.

1ª Conferência Livre de Juventudes, em Guarani

A Associação Comunitária do Guarani, organização social parceira do ChildFund Brasil, localizada no município de Guarani, em Minas Gerais, reuniu cerca de 70 jovens para a primeira edição de sua primeira Conferência Livre de Juventudes. Durante o evento foi realizada a discussão de propostas voltadas ao respeito, segurança e oportunidade.

O evento foi uma realização entre a Associação, Centro de Referência de Assistência Social do Município, escola de ensino médio de Campos Sales e escolas municipais Luciano Torres de Melo e Vicente Alexandrino.

Associação União da Família (AUFAM)

A organização social parceira do ChildFund Brasil, AUFAM, em São Gonçalo do Amarante/CE, recebeu a 1ª edição da Conferência Livre de Juventudes, idealizada pelo grupo Geração Alternativa. O evento contou com a presença de representantes da Coordenadoria de Juventudes do Estado do Ceará, do professor Marcelo Ferreira Teles e do coordenador do Sesc do município, Cleilson Mendes. Durante o encontro foram realizadas palestras, debates e dinâmicas.

Confira as fotos:

1ª Conferência Livre de Juventudes em Fortaleza

A capital do Ceará, Fortaleza, foi a sede da sua 1° edição da Conferência Livre de Juventudes. O evento aconteceu com o apoio das organizações parceira do ChildFund Brasil na cidade. São elas:  Projeto Comunitário Sorriso da Criança, Frente Beneficente para Criança e Projeto Criança Feliz.

Durante o evento foram realizadas apresentações de teatro, música e principalmente, a discussão de políticas públicas para a Juventude.

Projeto Semear Esperança de Carbonita (PROSESC)

A primeira edição da Conferência Livre de Juventudes, no município de Carbonita, no Vale do Jequitinhonha/MG, foi um momento muito marcante para os jovens da região. O evento contou com a presença da secretária Municipal de Ação Social, Luciana Machado e com representatividade de jovens da Escola Estadual Mestra Aurora, Escola Estadual Coronel Coimbra, das Escolas Municipais, APAE , jovens representando a Fraternidade Espírita e o grupo “Encontro Adolescentes com Cristo” de Carbonita.

O tema principal teve como palestrante o jovem Lucas Versiane Almeida, inscrito na instituição, apadrinhado e ex-representante titular do comitê nacional REJUDES. A conferência foi abrilhantada pelos jovens da oficina de violão da prefeitura de Carbonita.

Associação Rural de Atendimento Infanto Juvenil de Comercinho (ARAIC)

O grupo “Jovens TED (Jovens Transformadores em Busca dos Seus Direitos), da organização social parceira do ChildFund Brasil, ARAIC, localizada no Vale do Jequitinhonha/MG realizou a 1ª Conferencia Livre da Juventudes no município.

O encontro contou com a participação de diversos atores do cenário jovem da região: representantes de Secretaria de Cultura, de Educação, de Saúde do Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social do município, Câmara Municipal e jovens da Escola Municipal Alphonsus e das comunidades de Jovens da Água Branca de Minas, Retiro da Saudade, Campo Bonito, Água Branca de Cima e Comercinho.

Centro de Apoio à Criança (CEACRI)

Com um grande público, participação efetiva, diálogos abertos e levantamento de muitas propostas, aconteceu a 1ª Conferência Livre de Juventudes. Realizada pelo grupo “A voz da Juventude”, organização social parceira do ChildFund Brasil, Ceacri, na escola de ensino médio Edimar Martins, no município de Itapiúna/CE.

O evento contou também com a participação de organizações parceiras do Ceacri, representantes do Poder Executivo e Legislativo do Município de Itapiúna e diversos segmentos da Sociedade civil. Ao final do encontro foi gerada um documento que será usado como referência para que “A Voz da Juventude” lute por políticas públicas e melhoria para os jovens da região.

Associação Beneficente de Itaporé  (ABITA)

O grupo Conexão Jovem, formados pela juventude da Abita, organização social parceira do ChildFund Brasil, no Vale Jequitinhonha/MG, realizou a primeira Conferência Livre de Juventudes do município de Coronel Murta.

Confira as fotos do evento, que contou com apresentações musicais, teatrais e debates.

Associação Comunitária de Assistência a Família (ACOAFA)

O grupo de jovens Jubisc, da organização social parceira do ChildFund Brasil em Missão Velha/CE, realizou a primeira edição da Conferência Livre de Juventudes do município. Além dos adolescente e jovens inscritos no projeto, o encontro contou também a participação dos alunos da escola estadual de ensino médio Monsenhor Antônio Feitosa e das escolas municipais de ensino fundamental Lourival Dantas Ribeiro e Juvenal Rodrigues Brandão.

O encontro foi um momento de transmissão e assimilação de conhecimento sobre diversos aspectos de temas como respeito, segurança, oportunidade e o papel do jovem na sociedade. Estiveram presentes durante a conferência os secretários municipais Roberto Rodrigues, responsável pela pasta de Esportes e Marley Macêdo, que está à frente de Meio Ambiente.

Associação de Moradores dos Bairros Frutilândia I, II e Fulô do Mato

A cidade de Assú/RN é veterana em Conferências Livre de Juventudes, em sua sétima edição, o grupo Geração Y discutiu com os jovens da comunidade o tema proposto “Juventude Viva: Respeito, Segurança, Oportunidade”. Dentro da discussão foi abordado como jovem pode incorporar o papel de agente transformador da sua realidade social.

Um momento importante da Conferência foi o reflorestamento da escola estadual Poeta Renato Caldas, realizado em parceria com o departamento de Geografia do campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Essa ação é realizada desde a primeira edição do encontro de jovens.

Conselho de Amigos das Crianças de Jequitinhonha (CONACREJE)

A organização social parceira do ChildFund Brasil no Vale do Jequitinhonha, CONACREJE, recebeu o grupo de jovens Teen Power, a 2ª Conferência Livre de Juventudes.

Os temos propostos pela REJUDES para serem discutidos pelos jovens das conferências foram abordados no CONACREJE por meio de palestras com a assistente social e judicial Raeth Costa, pela policial civil Ediléia Tinum e pelo sociólogo Marcus Vinícius. Ao fim das exposições, foi realizado um rico debate que gerou um documento colaborativo com propostas relacionadas às temáticas.

Estiveram presentes no evento o prefeito do município Roberto Botelho, representantes do ChildFund Brasil, do Conselho Regional de Assistência Social, Conselho Tutelar, Movimentos Sociais, além de alunos das escolas da região.

 

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM