Jesus e as crianças: conheça a importância desta história

A Bíblia nos mostra, em algumas passagens do Novo Testamento, como era a relação entre Jesus e as crianças. Com a atitude de chamá-las para junto de si, abençoando e curando, ele nos convida a refletir sobre os cuidados e atenção que as crianças merecem de nós. Em Mateus 19:13-14, quando Jesus ordena que deixem as crianças chegarem até Ele porque delas é o Reino dos Céus, a Bíblia nos revela uma mensagem importante.

Num mundo tão desatento à necessidades infantis no qual falta amor, cuidado e respeito pelas crianças, que lições podemos aprender com Jesus? Qual é o valor que as crianças têm para Ele? Continue a leitura para conhecer mais sobre essa história!

Jesus e as crianças

Jesus queria que as crianças pudessem chegar até Ele sem nenhuma dificuldade. O mundo de hoje oferece muitos embaraços que podem representar desafios para que as crianças cheguem até Jesus e aos benefícios e valores do Reino de Deus.

A falta de exemplo por parte dos adultos, ausência de ensinamentos e o tratamento indevido da espiritualidade nas crianças fazem com que elas deixem de conhecer a Jesus ou que abandonem o relacionamento com Ele à medida que crescem. Crianças necessitam de cuidados, de um olhar atento e de carinho e isso também é valido quando se trata de espiritualidade.

Amor e dedicação

Para uma criança, não basta prover sustento e conforto. Amor e dedicação são indispensáveis e quem nos ensinou isso foi Jesus!

Ele é vida e é isso que Ele quer proporcionar às crianças, como vemos na passagem da ressurreição da filha de Jairo. Quando Jesus chegou, a menina já estava morta, mas Ele devolveu-lhe a vida. Jesus chama as crianças para a vida, para estar junto dele.

Vítimas de maus tratos

Hoje, vemos crianças que sofrem por doenças, deficiências físicas e mentais, desnutrição e pobreza. Violência, drogas, enfermidades diversas e injustiça social estão tirando a vida das crianças. Triste ainda é lembrar que muitas são vítimas de maus tratos.

Ainda, há as que estão perdidas no meio de um conflito conjugal dos pais e sentem-se culpadas e não vítimas dessas situações. São crianças oprimidas, que sentem medo, culpa e sem sentido para a vida. Os episódios entre Jesus e as crianças demonstram que elas precisam muito do Seu toque, para que possam ser aliviadas de tanto sofrimento.

A nossa missão perante esta triste realidade

Há que se despertar na criança o prazer de estar com outras pessoas, de brincar, de estar com amiguinhos, rir e correr. Hoje, muitas vezes motivadas pela falta de amor e relacionamento fragilizado com os pais ou com alguém que lhes dê atenção e carinho, elas caminham para longe disso tudo.

Cabe a nós, enquanto cristãos, seguirmos o exemplo de Jesus e levarmos cuidado, amor e atenção a estas crianças. Buscar no Cristo ressurreto a sabedoria para conduzir e cuidar de cada caso específico, suprindo as necessidades desses pequeninos.

Deus nos capacita e nos dá discernimento, por meio dos exemplos de Jesus no trato com as crianças, de como devemos amar, cuidar e ensinar o que é certo e o que é errado. Guardar do mal, proteger e fazer todo o possível para prevenir que situações perigosas alcancem as crianças. Providenciar tudo o que for necessário e o cuidado para que elas possam crescer fortes e saudáveis.

O papel da igreja e a comunidade

Não podemos continuar assistindo na mídia as crianças sendo vítimas do descaso, da falta de amor e da falta de políticas que garantam a sua integridade. Temos que agir hoje em benefício delas, se quisermos ver um mundo melhor!

A igreja e a comunidade também têm papel fundamental no cuidado com as crianças. Todos devemos trabalhar de forma que não falte nada a elas. A comunidade deve ser um local no qual os pequenos se sintam amparados e em família.

A Igreja precisa dar prioridade à criança, é por meio delas que construiremos um novo paradigma para a sociedade e a melhor maneira para isso é educando as crianças. Quanto mais a igreja e a comunidade investirem nas crianças, mais a humanidade viverá o amor e a solidariedade comprovadas na história de Jesus.

Transformação social sustentável que vise as crianças

Muitas obras sociais e de caridade têm surgido com a preocupação de cuidar das crianças, seguindo os conhecimentos e exemplos deixados pelos relatos entre Jesus e as crianças. Para transformar a vida daquelas que não tiveram boas oportunidades como muitos de nós, é necessário muito mais que boa intenção. É preciso fazer um trabalho que garanta condições favoráveis de sobrevivência e amor.

Estamos diante de um cenário que nos apresenta indicadores bastante desafiadores! Isso ocorre, principalmente, devido a problemas de carência em saneamento básico e água potável e de acesso aos serviços de saúde, educação, cultura e segurança.

Toda essa questão torna o trabalho de transformação social sustentável ainda mais difícil. Mas não impossível!

Instituições especializadas

Existem instituições especializadas em trabalhar neste contexto e desenvolver tecnologias sociais que possam ajudar às crianças. Há entidades que aplicam medidas que vão ao encontro das necessidades específicas e que alcançam resultados positivos, impactando no desenvolvimento social do local e, consequentemente, das crianças que passam a ter a possibilidade de um futuro melhor.

Cabe a nós, como cidadãos, pais ou mães, irmãos e cristãos, apoiar estas entidades e organizações que fazem um trabalho sério junto às comunidades de crianças em situação de pobreza. Nossa ajuda pode se dar de várias maneiras, seja nos envolvendo em trabalhos voluntários ou destinando doações em dinheiro de forma periódica a alguma instituição. Até mesmo ingressando em um programa de apadrinhamento financeiro.

No pais, o ChildFund Brasil é uma entidade com mais de 50 anos de atuação, que tem seu programa reconhecido internacionalmente e vem transformando a vida de milhares de crianças. Você pode ser um apoiador e, assim, praticar aquilo que Jesus nos ensinou a respeito de ajudar e amar as crianças.

Seja um apoiador

No apadrinhamento financeiro, você acolhe uma criança, que terá acesso ao programas e projetos da entidade com a sua ajuda. Assim, você estará provendo condições de saúde, educação, alimentação e bem-estar, proporcionando melhores condições de vida a algum destes pequeninos a quem pertence o Reino dos Céus.

Percebe a importância dos ensinamentos de Jesus e as crianças? Conheça também sobre a História de Jesus Ajudando o Próximo!

 

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM