Uma infância saudável tem o poder de quebrar o ciclo da pobreza

O ciclo da pobreza é um dos maiores impedimentos para que crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade possam prosperar no futuro. Somente com uma infância saudável é possível reverter essa situação, uma vez que essa população terá acesso a oportunidades para conseguir, ao menos, se tornar um adulto que busque por sua independência financeira e melhores condições de vida.

A realidade no Brasil é bastante desafiadora. Dados da Síntese de Indicadores Sociais, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 50 milhões de brasileiros estavam em situação de pobreza em 2020, ou seja, tiveram uma renda individual inferior a R$ 450 por mês.

A situação é ainda pior para outros 12 milhões de pessoas que passaram todo o ano de 2020 em extrema pobreza com renda inferior a R$ 155, conforme parâmetros do Banco Mundial, estabelecidos em dólar e convertidos para real. Somados os grupos no período mencionado, são 62 milhões de brasileiros vivendo em pobreza ou extrema pobreza – o que corresponde a 29% da população nacional.

Desenvolvimento de crianças e adolescentes é amplamente afetado

Crianças e adolescentes que nascem em situação de pobreza ou extrema pobreza enfrentam inúmeros desafios para superar sozinhos essas condições externas, isso porque são privados de direitos essenciais básicos, afetando o desenvolvimento dessa população.

Quando ficam impedidos de acesso a todas as oportunidades e direitos que lhes são assegurados pelo ECA, as crianças e adolescentes podem ter as suas vidas adultas também impactadas.

De acordo com o estatuto, um desenvolvimento saudável é aquele que dá direito à saúde, alimentação, educação e cultura, assim como o direito ao esporte e lazer, profissionalização e à proteção no trabalho, direito à liberdade, ao respeito e à dignidade, além do direito à convivência familiar e comunitária.

Porém, com uma realidade tão avassaladora em que 29% da população nacional vive em pobreza ou extrema pobreza, conforme os dados apresentados, o acesso a esses direitos previstos pelo ECA se torna ainda mais desafiador.

O papel das ONGs na promoção de uma infância saudável

As ONGs (Organizações Não Governamentais) têm importante papel no desenvolvimento social dessa parcela da população, muito por desenvolverem um trabalho de reparação de privações de direitos por meio de ações e projetos sociais.

Elas atuam em diversas áreas e chegam em locais em que muitas das pessoas não possuem acesso ao que têm direito. É por meio dessas organizações que muitos têm a possibilidade de conhecer uma realidade diferente daquela que lhes é apresentada diariamente, contexto proporcionado pelo ciclo da pobreza.

O ChildFund Brasil, por exemplo, atua para que crianças tenham uma vida mais digna desde 1966, por meio de programas, projetos e tecnologias que são trabalhados conforme a realidade das crianças, adolescentes e jovens que estão em situação de privação, exclusão ou vulnerabilidade social.

As crianças são as mais afetadas com a privação dos direitos básicos, uma vez que é na infância que se inicia a formação de um indivíduo enquanto cidadão, influenciando diretamente a personalidade e o desenvolvimento desses pequenos para o resto de suas vidas.

Além da formação de cidadãos, a infância é uma janela única de oportunidades para promover saúde ao longo prazo, segundo pesquisadores de diversos países em publicação no periódico Journal of The American College of Cardiology. De acordo com a pesquisa, este é o período ideal para introduzir comportamentos saudáveis e duradouros que prevenirão doenças futuras.

Embora seja uma época excelente para se ensinar a ter uma vida mais saudável, o estudo mostra que menos de 1% das crianças têm uma alimentação considerada ideal, e 50% dos adolescentes não se exercitam o suficiente.

No Brasil, ao menos 39,7% das crianças com idades entre 0 e 5 anos têm seus direitos violados. A porcentagem é ainda maior entre adolescentes de 14 a 17 anos – 60% não tem seus direitos garantidos, segundo o relatório da Unicef elaborado no fim de 2018.

É possível mudar essa realidade

Proporcionar uma infância saudável é possível através de projetos e ações sociais que dão condições para que crianças e adolescentes cresçam seguros, protegidos, saudáveis e com acesso à educação – uma parte essencial no processo que visa findar o ciclo da pobreza.

Com o ChildFund Brasil, crianças, adolescentes e jovens, bem como a população das comunidades nas quais estão inseridos, participam de projetos que passam por diversas áreas como educação financeira, água potável, empreendedorismo, cultura, proteção infantil, preparação para o mercado de trabalho, geração de renda, segurança alimentar, dentre outros.

Os projetos do ChildFund Brasil são desenvolvidos de acordo com a realidade local, através de um diagnóstico que leva em conta a faixa etária, aspectos econômicos, sociais e ambientais.

O principal objetivo dos programas é contribuir para o desenvolvimento individual, bem como dar melhores condições para toda a família e comunidade, incentivando uma infância feliz e criando mais oportunidades de quebra do ciclo de pobreza.

Você pode fazer parte deste movimento em prol de uma infância saudável

O apadrinhamento financeiro é uma das formas de contribuição para que crianças e adolescentes tenham uma infância saudável.

Ao apadrinhar uma criança, você contribui com um fundo coletivo que financia a realização de projetos sociais e atividades das quais a criança e sua família participam, estes que são apoiados pelo ChildFund Brasil.

Além disso, padrinhos e madrinhas podem participar da vida das crianças através de cartas, telefonemas e visitas supervisionadas. Eles também recebem, periodicamente, boletins, e-mails e WhatsApp com informações das crianças e os resultados do trabalho do ChildFund Brasil. Um relatório anual também é disponibilizado para que os padrinhos e madrinhas acompanhem o progresso individual de cada criança.

Os Relatórios de Sustentabilidade, com bases em diretrizes globais, estão disponíveis no nosso site com a prestação de contas para que as pessoas possam consultar onde os recursos são aplicados. Desta forma, estabelecemos uma relação de confiança com os nossos doadores e com a sociedade como um todo.

Clique aqui para conhecer mais sobre os nossos projetos.

Quer contribuir para uma infância saudável para as crianças e adolescentes? Então apadrinhe. Você pode mudar uma vida!

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM