Futuro, a gente constrói com carinho

Ainda hoje, em pleno século XXI, a agressão contra crianças acontece em grande escala, pois é muitas vezes tratada como algo naturalizado e banalizado, perpetuando a cultura de que a violência é uma forma legítima de resolução de problemas e de educação. Para combater esta realidade, é marcada no dia 4 de junho a data mundial de luta contra a agressão infantil.

O ChildFund Brasil usa de um plug-in de montagem de fotos para reforçar com o poder da imagem que criança não combina com violência e como são fortes os traumas causados pela agressão infantil. Confira as montagens ao longo do texto.

[image-comparator title=”Infância não combina com violência (Deslize o mouse sobre a foto)” left=”https://www.childfundbrasil.org.br/blog/wp-content/uploads/2016/05/4_-_ok.jpg” right=”https://www.childfundbrasil.org.br/blog/wp-content/uploads/2016/05/4_-_machucado.jpg” width=”300px” classes=”hover”][/image-comparator]

Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, referentes ao ano passado, 63,2%, ou seja, a grande maioria das ligações recebidas pelo Disque 100 (telefone de denúncia de crimes contra os direitos humanos) são relacionadas a violências contra crianças e adolescentes. Em 2015, o serviço recebeu 66.518 ligações de denúncia de crimes contra direitos humanos.

Bônus: Veja em apenas 5 passos como escolher a Ong que merece a sua confiança.

Esse número ainda não reflete toda a realidade, pois como destaca o “Guia de atuação frente a maus-tratos na infância e na adolescência” da Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP, um dos fatores que colaboram para este desconhecimento do número real de casos é o pacto de silêncio nos lares, espaço socialmente sacralizado e considerado isento de violência, mas que, na verdade, constitui-se como um lugar privilegiado para a prática de maus-tratos contra crianças e adolescentes.

[image-comparator title=”Nunca se omita diante de uma situação de agressão (Deslize o mouse sobre a foto) ” left=”https://www.childfundbrasil.org.br/blog/wp-content/uploads/2016/05/1-ok.jpg” right=”https://www.childfundbrasil.org.br/blog/wp-content/uploads/2016/05/1-machucado.jpg” width=”10%” classes=”hover”][/image-comparator]

Levantamentos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostram que 80% das agressões físicas contra crianças e adolescentes foram causadas por parentes próximos. Ainda segundo a Unicef, no mundo, a cada hora morre uma criança queimada, torturada ou espancada pelos próprios pais.

Identifique e denuncie

Suely Ferreira Deslandes, em seu livro “Prevenir a Violência”, define abuso ou maus-tratos pela existência de um sujeito em condições superiores (idade, força, posição social ou econômica, inteligência, autoridade) que comete um dano físico, psicológico ou sexual, contrariamente à vontade da vítima ou por consentimento obtido a partir de indução ou sedução enganosa.

[image-comparator title=”Violência não combina com criança (Deslize o mouse sobre a foto)” left=”https://www.childfundbrasil.org.br/blog/wp-content/uploads/2016/05/2-ok.jpg” right=”https://www.childfundbrasil.org.br/blog/wp-content/uploads/2016/05/2-machucado.jpg” width=”35%” classes=”hover”][/image-comparator]

Maus-tratos contra crianças e adolescentes podem ser praticadas pela omissão, pela supressão ou pela transgressão dos direitos definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A rede de proteção de crianças e adolescentes contra situações de violência em sua cidade engloba o Conselho Tutelar, o Juizado da Infância e da Juventude, a Vara da Infância e da Juventude ou Varas da Família, Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente, Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, Secretarias e Postos de Saúde, Escolas e Organizações da Sociedade Civil ligadas à defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

[image-comparator title=”Disque 100 e denuncie (Deslize o mouse sobre a foto)” left=”https://www.childfundbrasil.org.br/blog/wp-content/uploads/2016/05/3-ok.jpg” right=”https://www.childfundbrasil.org.br/blog/wp-content/uploads/2016/05/3-machucado.jpg” width=”35%” classes=”hover”][/image-comparator]

Diante de uma situação de violência contra crianças e adolescentes, disque 100 e denuncie.

*Todas as imagens apresentadas foram tratadas e manipuladas em pós produção. 

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM