A importância das brincadeiras no crescimento de crianças de 4 a 6 anos

Crianças na faixa etária de 4 a 6 anos estão passando por um momento importante de seu desenvolvimento, e é indispensável entender a importância das brincadeiras nesse aprendizado.

As crianças estão incorporando cada vez mais a comunicação durante esse período, e é importante estimular o desenvolvimento de laços entre os pequenos e as pessoas ao seu redor, bem como atividades que permitam com que a criança tenha tempo sozinha.

A importância das brincadeiras vai além do aspecto social: as habilidades desenvolvidas durante a hora de brincar acompanharão a criança por toda a sua vida, e serão um fator essencial em seu crescimento.

Para entender a importância das brincadeiras no crescimento, precisamos antes compreender o comportamento de crianças dessa faixa etária.

Aspectos gerais do desenvolvimento infantil – crianças de 4 a 6 anos

As crianças nessa faixa etária costumam ter a linguagem bem desenvolvida, expressando desejos e ideias com nitidez cada vez maior, compreendendo e narrando fatos de forma mais elaborada.

Elas passam a antecipar algumas situações, fazer planejamentos, construir estratégias para investigar temas que as interessem, além de projetar situações futuras.

No Brasil, é nessa fase que a maioria das crianças ingressa na escola, o que é um marco de socialização importante.

Embora seja natural que as crianças se interessem pelos números e letras em tempos diferentes, é comum que ao entrar na escola tenham mais contato com esse universo.

De modo geral, nessa fase a interação social já está mais desenvolvida: as crianças são mais capazes de esperar sua vez para brincar ou ter a palavra, de partilhar brinquedos ou vivências e de compreender o uso de regras nas brincadeiras e na convivência, estando aí parte da importância das brincadeiras.

As brincadeiras são vividas como parte fundamental do processo de elaboração dos conflitos, e devem ser parte prioritária do cotidiano das crianças nessa faixa etária.

É comum que apresentem curiosidade pelas coisas do mundo, demonstrando diferentes

interesses. É importante incentivar esse desejo de aprender, apresentando elementos de nossa cultura e de outras ao redor do mundo.

Nessa fase também é comum o desejo de investigar movimentos e possibilidades corporais, realizar atividades manuais e expressar-se artisticamente, como através de artesanato, construção de brinquedos e testes de receitas na cozinha.

A interação com diferentes pessoas e em diferentes espaços pode ajudar a criança a acessar um repertório cada vez mais amplo de assuntos e habilidades e assim ir descobrindo seus interesses e afinidades.

Ideias para favorecer o brincar
 

Permita que as crianças brinquem entre elas e busquem soluções para os seus conflitos. O surgimento de situações sociais desse tipo é parte da importância das brincadeiras.

Quando for necessário, ofereça um suporte mais próximo, e se atente especialmente a episódios que envolvam algum tipo de violência ou dominação, como racismo.

Se acontecer algo nesse sentido, quer a sua criança esteja na posição de vítima ou na de quem está provocando o sofrimento, fale de forma firme e amorosa sobre o fato, ajudando-as a entender por que situações violentas não podem acontecer.

É fundamental proporcionar à criança momentos em espaços abertos, com outras crianças e em contato com a natureza. Pode ser em casa, na escola ou no bairro.

Pesquisas comprovam que essa prática favorece o desenvolvimento da criança em cada um de seus aspectos: intelectual, emocional, social, espiritual, físico etc.

Leve a criança sempre que possível para brincar em praças, parques, espaços verdes, ruas de lazer (fechadas para carro) para que ela tenha contato com a natureza e brinque com outras crianças. A criação de amizades e laços destaca a importância das brincadeiras.

Valorize as características da criança naquilo que é único em seu corpo e no seu jeito de ser. Cuidado para não compará-la com outras crianças ou criticá-la por ter um corpo, um cabelo, um ritmo de aprendizagem ou um jeito de ser que não estejam de acordo com os padrões criados pela sociedade. Fale sobre a beleza e a importância da diversidade entre os seres humanos.

Possibilite que a criança experimente diferentes brincadeiras, como as tradicionais, as de faz de conta, com elementos da natureza, jogos coletivos e/ou esportivos, musicalidades, além de experimentações com diferentes linguagens artísticas.

Converse com a criança sobre suas descobertas e conquistas. Vibre com ela, com as pequenas evoluções cotidianas.

Garanta momentos em que ela possa fazer experimentações e descobertas sozinha. Acolha seus medos e a incentive a experimentar, a partir de seus limites e vontades.

Sempre que possível, apresente belezas de diversos povos do mundo, valorizando diferentes formas de existir, brincar, comer, dançar, contar histórias, relacionar-se com a natureza etc.

Leia e conte histórias ou causos para a criança – de preferência algo que você ache interessante e/ou prazeroso.

Dicas de proteção
 

Atente-se a situações de perigo: subir em lugares altos, manusear o fogo sem auxílio de adultos, utilizar objetos cortantes sem supervisão, entrar em mares, rios ou açudes sem a presença de pessoas adultas etc.

As crianças nessa faixa etária ainda estão construindo noções sobre o que é seguro e o que não é.

Evite deixar cadeiras, camas e bancos próximos às janelas. Caso seja possível, instale grades ou redes de proteção nas janelas e sacadas altas.

Ensine o nome de todas as partes do corpo e explique sobre as partes íntimas, instruindo a criança a não permitir que ninguém as toque e, ainda, que ela não deve tocar nas partes íntimas de nenhuma pessoa, seja ela conhecida ou desconhecida.

Incentive a criança a conversar com você. Crie laços de segurança e confiança para que ela lhe conte qualquer situação estranha envolvendo algum tipo de violência.

A criança nunca deverá ser punida, criticada ou castigada por contar qualquer acontecimento dessa ordem.

ChildFund Brasil
 

Nós acreditamos que toda criança merece a oportunidade de um desenvolvimento saudável e uma vida cheia de brincadeiras. Para nós, permitir com que mais pais e cuidadores possam brincar com crianças é uma grande meta.

Acreditamos na grande importância das brincadeiras no crescimento, e trabalhamos com programas sociais que afetam milhares de famílias por todo o país para espalhar essa noção.

Para destacar a importância do brincar com crianças para o desenvolvimento infantil, o ChildFund Brasil em parceria com a The LEGO Foundation lançou o projeto Brinca e Aprende Comigo, que é realizado com crianças do Ceará e de Minas Gerais, por meio de 12 parceiros locais da organização, totalizando 37 municípios. A expectativa é que 12,5 mil crianças de até 8 anos e mais de 6 mil mães, pais e cuidadores sejam impactados.

A parceria do projeto abrange seis países: Brasil, Etiópia, Guatemala, Honduras, México e Uganda e nasceu da visão de que o desenvolvimento infantil tem suma importância na formação das pessoas. Por aqui, o Brinca e Aprende Comigo é realizado com Organizações Sociais Parceiras, que receberam formações sobre o tema para replicar os conteúdos com as famílias e comunidade.

Conheça mais do nosso trabalho para promover uma infância feliz para nossas crianças e adolescentes e saiba como você também pode contribuir.

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM