O impacto das organizações parceiras no dia a dia da comunidade

O ciclo da pobreza é um desafio imenso e que, infelizmente, tem crescido ao longo dos anos.  No Brasil, por exemplo, quase 28 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza. Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, eram pouco mais de 23 milhões de pessoas nesta situação. Combater essa realidade é extremamente complicado, por isso, além de cobrar o poder público, é essencial contribuir com instituições que atuem nas localidades mais vulneráveis, com projetos que visam a mudanças com impactos duradouros – e é justamente isso que fazem o ChildFund Brasil e suas organizações parceiras.

Uma criança ou adolescente que nasce em situação de pobreza ou extrema pobreza enfrenta inúmeros desafios para superar sozinho essa condição externa. Quando há pobreza multidimensional, ou seja, quando o indivíduo atende uma determinada escala de privação de renda e de direitos essenciais básicos, o desenvolvimento da criança e do adolescente é amplamente afetado.

Quando não é possível ter acesso a  todas as oportunidades e direitos que lhes são assegurados pelo Estatuto da Criança do Adolescente (ECA), essas crianças e adolescentes podem ter as suas vidas adultas também impactadas.

Por isso, é importante atuar em todas as frentes, com projetos que atendam as crianças, e também suas comunidades.

Conheça os projetos do ChildFund Brasil que contam com o apoio das organizações parceiras

O principal objetivo do ChildFund Brasil é dar condições para que crianças e adolescentes cresçam seguras, protegidas, saudáveis e com acesso à educação, uma parte essencial no processo que visa findar o ciclo da pobreza.

Eles participam de projetos (geridos por organizações parceiras) que permeiam diversas áreas como educação financeira, água potável, empreendedorismo, cultura, proteção infantil, preparação para o mercado de trabalho, geração de renda, segurança alimentar, dentre outros. Tudo isso também é realizado com as famílias.

Desta maneira, é possível contribuir com o desenvolvimento individual, assim como promover melhores condições para toda a família e comunidade, criando oportunidades  para a superação do ciclo da pobreza.

Os projetos são desenvolvidos e adaptados de acordo com a realidade local, através de um diagnóstico que leva em conta a faixa etária, aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Como esses projetos ajudam as comunidades?

Para auxiliar na dimensão do nosso trabalho e em como a nossa atuação impacta centenas de comunidades, trouxemos alguns números.

Somente em 2020, foram mais de 135 mil pessoas beneficiadas direta e indiretamente; dessas, são mais de 40 mil crianças, adolescentes e jovens impactados. Esse impacto foi possível por meio da atuação de 41 organizações sociais parceiras locais (OSPs) em 725 comunidades espalhadas por 56 municípios brasileiros.

No total, foram 151 projetos sociais, com investimento financeiro na ordem de R$ 32 milhões. E isso só foi possível graças aos mais de 30 mil padrinhos e madrinhas.

Em todos esses locais, o nosso intuito é investir em ações de intervenção social com impactos a longo prazo. Dessa forma, buscamos fortalecer o território em que a criança, adolescente ou jovem está inserido, garantindo seu desenvolvimento integral.

Para garantir a realização de nossos objetivos, utilizamos uma metodologia de acompanhamento das organizações sociais locais (OSPs). Nosso propósito com esse acompanhamento é apoiá-las, garantindo que cada uma atue de acordo com a comunidade em que está inserida, aplicando os projetos que são imprescindíveis ao local.

Alguns de nossos projetos sociais

Primeira infância saudável e protegida (0-5 anos)

Família cuidadora: Uma série de ações comunitárias que visam promover a segurança alimentar e nutricional das crianças com idade entre 0 e 5 anos. Fortalece os mecanismos comunitários de proteção à criança e a articulação com os serviços sócio-assistenciais e da saúde.

Brincando e crescendo feliz: Contribui com o desenvolvimento integral e bem-estar da criança dessa faixa etária, assegurando que todos os seus direitos sejam respeitados.

Crianças e adolescentes saudáveis e confiantes (6 a 14 anos)

Adolescentes Saudáveis e Participativos: Realiza ações de fortalecimento da convivência familiar e comunitária, a partir do protagonismo de crianças e adolescentes. Estimula as habilidades de crianças e adolescentes para uma educação de qualidade.

Habilidades para a Vida: Estabelece ações que visam garantir o acesso de crianças e adolescentes aos direitos sócio-assistenciais e de saúde. Favorece práticas educativas para o despertar de uma consciência crítica e cidadã.

Jovens Capacitados e Participativos (15 a 24 anos)

Identidade e participação cidadã: Contribui para o fortalecimento da identidade pessoal e coletiva dos jovens, para que tenham seus vínculos familiares e comunitários fortalecidos.

Qualificação Pessoal e Profissional: Apoia os jovens para que tenham condições de inclusão no mundo do trabalho.

Família e comunidade segura e protegida

Água Pura Para Crianças (projeto em parceria): Uma parceria entre o ChildFund Brasil e a P&G para aumentar o acesso à água potável para pessoas que utilizam fontes inseguras, como rios e poços cavados à mão, em 176 comunidades do Vale do Jequitinhonha (MG). Por meio do projeto, sachês de purificação que transformam água imprópria para uso em água potável são distribuídos aos moradores dessas localidades.

Sustentabilidade do Lar: Contribui para que as famílias e seus indivíduos conquistem o direito à sobrevivência digna, assegurando-lhes acesso aos meios de vida sustentáveis para a promoção do desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens em seu lar.

Viu só quantos projetos? Você pode ajudar com esse trabalho a permitir que nossas ações se expandam ainda mais. Saiba como apadrinhar uma criança clicando aqui. 

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM