O que a sua igreja precisa saber para apoiar projetos sociais sérios?

A caridade é uma forte característica da Igreja, que tenta sempre transmitir a mensagem de ajudar o próximo aos seus fiéis. Institucionalmente, seu papel é também apoiar projetos sociais, que já têm um objetivo específico e uma estrutura pronta para que ele seja realizado.

Porém, nos últimos anos, vimos casos de fraudes nas entidades do terceiro setor, o que nos faz ter dúvidas sobre prestar ou não esse tipo de apoio. Para que se tenha certeza de que apoiar projetos sociais é uma atitude transformadora e coerente com os ensinamentos de Cristo, é preciso conhecê-los e entender o significado das ações.

Mas o que é preciso saber exatamente? Acompanhe nosso post de hoje e descubra como se informar melhor sobre projetos sociais!

A importância do apoio de uma igreja a um projeto social

As entidades do terceiro setor suprem as necessidades que o governo não consegue atender. Essa é a finalidade geral das ONGs.

Porém, a atuação e a sobrevivência delas está diretamente vinculada às doações, que é um dos mais importantes meios de financiamento dos projetos sociais. Quando uma igreja apoia um projeto social, torna-se uma importante aliada da instituição.

Primeiro porque demonstra que se preocupa com aquela questão, que acredita na causa e que quer contribuir para que o problema seja resolvido ou erradicado. Segundo porque é uma entidade influenciadora: se a igreja apoia um projeto social, estimula seus fiéis a praticarem o mesmo gesto de caridade.

Os tipos de projetos sociais que uma igreja pode apoiar

Toda igreja deve contar com o apoio de sua comunidade e trabalhar para que a mudança positiva comece por ela. Para saber qual tipo de projeto social a igreja pode apoiar, é preciso, em primeiro lugar, saber as demandas e necessidades do local de atuação.

É importante dialogar com aqueles que frequentam a igreja para trocar informações, o que contribui para definir o tipo de projeto a ser apoiado e seu futuro engajamento. Os projetos apoiados podem abranger o lazer, a educação, a saúde, a alimentação e qualquer segmento crítico que o poder público não consegue suprir sozinho. Se, por exemplo, as pessoas da sua igreja se queixam sobre o aumento do número de crianças em situação de vulnerabilidade na comunidade e no seu entorno, apoiar um projeto de apadrinhamento financeiro é uma solução viável que ajuda a resolver o problema.

projetos sociais

A mensagem cristã no apoio a projetos sociais

A indagação “onde está teu irmão?”, presente no capítulo 5 do Livro do Gênesis, refere-se à pergunta de Deus a Caim sobre seu irmão Abel. De acordo com Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, “a narrativa tem escopo educativo que alimenta o sentido da transcendência de toda pessoa humana”. Essa “transcendência” é o amor ao próximo, que é plenamente aplicada à realidade atual, no que diz respeito ao apoio a projetos sociais.

Há muitos de nossos irmãos nas ruas, em situação de vulnerabilidade e exclusão social.  Devemos ter sensibilidade para entender a situação precária em que vivem, mas é  importante conhecer essa realidade e trabalhar para que a integridade, a cidadania e a dignidade dessas pessoas sejam conferidas. Uma das formas de exercer o seu amor ao próximo é por meio do apoio a projetos sociais.

No mesmo sentido do Livro dos Gênesis, encontramos as passagens bíblicas de Thiago, no que diz respeito à importância da obra na concretização da fé. Para ele, a fé deve se manifestar em alguma obra adequada para ser verdadeira.

Uma fé morta não é justificável, pois não produz mudanças em uma pessoa. Por isso, o apoio da igreja a projetos sociais é também uma forma de concretizar a fé.

mensagem cristã passada é a de que crer não é o bastante, uma vez que é preciso confiar e demonstrar essa fé em uma vida voltada para Deus. Se possuímos fé, somos justos aos olhos de Deus e se a fé for verdadeira, terá como frutos ações voltadas para a  salvação.

A identificação de um projeto social sério

Diante das notícias de fraudes nas ONGs, a escolha por um projeto social passa pela análise da entidade responsável por ele. Por isso, antes de a igreja manifestar seu apoio a alguma causa, deve identificar a seriedade da instituição. Veja algumas dicas para identificar um projeto social sério:

  • Verifique se a organização é constituída legalmente como pessoa jurídica e se possui as autorizações para atuar;
  • Veja se os resultados dos projetos sociais que ela desempenha realmente mudaram a realidade dos destinatários da ação;
  • Pesquise a reputação da ONG, que é o maior ativo que uma organização pode ter;
  • Analise o relatório anual da entidade, para ter uma visão global da atuação dela e para acompanhar os resultados, inclusive no que diz respeito à aplicação de recursos;
  • Veja se há transparência e sustentabilidade na organização, o que possibilita reconhecer o destino dos recursos.

Feito isso, é só elencar quais entidades se encaixam nos requisitos e escolher uma delas. Se as ONGs estão situadas na mesma localização que a igreja, uma visita é essencial para conhecer o funcionamento e as instalações da entidade.

Mobilizar a comunidade para, juntas, apoiarem projetos sociais sérios, é uma forma de demonstrar o amor ao próximo e concretizar a fé cristã. Associar-se a associações de tradição e responsabilidade, que permitem o seu acompanhamento direto e avaliação do resultado do investimento feito, contribui para a melhora de uma comunidade.

Se sua Igreja não encontrou uma instituição confiável que possuam projetos sérios, conheça o ChildFund Brasil, organização legalmente constituída que apresenta projetos sociais com resultados surpreendentes em seus locais de atuação! Nosso principal foco é transformar para melhor as vidas de crianças em situação de vulnerabilidade.

Deseja oferecer oportunidades para as crianças se tornarem jovens, adultos, pais e líderes que poderão atuar gerando transformações positivas nas comunidades? Entre em contato com a gente e entenda como o ChildFund Brasil pode contribuir para a comunidade e para sua igreja!

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM