Histórias de transformação: Mikael do Nascimento

Em 2008, Mikael do Nascimento, inscrito na organização Social Parceira, Associação Menor Também Constrói, foi agraciado com um padrinho do ChildFund Brasil aos 7 anos de idade.

A organização está localizada em Jangurussu, a terceira região mais pobre do subúrbio de Fortaleza, Ceará.

O pequeno Mikael mora com a família em condições precárias, situação de extrema pobreza e sofrendo com uma das piores privações a que um ser humano pode ser submetido: a fome.

Com a dentição comprometida, pés descalços, corpinho sujo e apenas um calção, Mikael ficava sempre à porta da Associação à espera não apenas de um lanchinho, mas de uma oportunidade.

Um dos maiores sonhos do menino era a possibilidade de participar das atividades pedagógicas. E foi assim, que essa criança tão determinada foi acolhida pela Associação. Mas este feito só foi possível porque Mikael foi apadrinhado.

Ao participar das atividades e ações desenvolvidas pela organização conveniada, Mikael e sua a família têm experimentado uma mudança gradativa em suas vidas. Mesmo com um trabalho árduo na reciclagem no período da noite, durante o dia a mãe de Mikael não deixa de acompanhar as atividades dos filhos na escola.

A participação de Mikael na Associação é motivo de muita alegria e satisfação para todos. Hoje, com os dentes devidamente tratados, ele já pode sorrir para a vida. Adquiriu hábitos de higiene pessoal, foi medicado contra verminoses e fez exame oftalmológico. Com os óculos de grau, pode desfrutar do prazer e das descobertas ofertadas pelo mundo da leitura.

As tão sonhadas atividades socioeducativas e apoio pedagógico deram asas ao menino.

Mikael melhorou bastante seu desempenho escolar e hoje, com 12 anos, está cursando o 4º ano do ensino fundamental. Persistência, alegria, afeição e interesse pela aprendizagem são características marcantes percebidas nas atividades que menino participa.

Por meio dos projetos Mikael obteve a oportunidade de melhorar a situação nutricional e educacional que resultou em mais saúde, energia para se concentrar e participar das aulas, melhorias no rendimento escolar e interesse pelos estudos. Condições fundamentais para o desenvolvimento de uma criança, nessa fase da vida.

Hoje, o maior sonho de Mikael é se tornar bombeiro para “salvar muitas vidas”. A família está muito feliz com o progresso na escola e no convívio em casa. Depois do apoio recebido pela organização, Mikael se tornou uma criança mais carinhosa e brincalhona.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM