Guia completo sobre doação: como construir um mundo melhor?

A doação é um dos atos mais nobres e, talvez por isso mesmo, gere um sentimento tão difícil de explicar: como tirar um pouco de si pode garantir um retorno tão extraordinário ao coração de quem pratica a generosidade. Essa afirmação é longe de ser utópica, quer ver só? Pare por um instante e mentalize a (boa) sensação que um ato altruísta gerou em você, após ter realizado uma ação solidária (seja ela, inclusive, ajudar uma vovózinha a atravessar a rua)

Mas esse post foi pensando como guia para dar um passo além desses gestos isolados (sem desmerecê-los, está bem?). Os desafios sociais do nosso planeta nos convidam a pensar a atitude de doar como uma postura frequente e não uma vez aqui e outra acolá. Se uma atitude altruísta já resulta nessas ótimas sensações, o que dizer, então, daqueles que mantém o compromisso de ajudar crianças em situação de pobreza a vencer seus desafios e a construírem um futuro melhor?

Em um ebook gratuito publicado aqui no blog, essa relação da generosidade e da gratificação são bem apresentados (vale, sim, você baixar o conteúdo, acessando esse link ). “Ok, já estou bem convencida/o de que devo doar, mas como funciona isso na prática…”, imagino que esteja pensando agora, certo? E aí que o nosso guia começa 🙂

_DSC0118

A quem devo doar?

As organizações sociais são a melhor alternativa para quem deseja construir um mundo melhor, mas não tem tempo ou mesmo conhecimento sobre como empreender ações efetivas. Mas escolher uma entidade para destinar o seu recurso requer atenção para que você se certifique de que esteja doando para um local que realmente saberá investir bem o valor que confiou. Só no Brasil há mais de 340 mil iniciativas da sociedade civil que contam com apoio populares e doações privadas, conforme cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como fazer a escolha certa em meio a essa enormidade de opções? Os tópicos abaixo ajudam a responder a essa dúvida:

– Pesquise a história e o tempo de existência da Instituição

– Avalie parceiros com quem a organização social se relaciona

– Identifique se os projetos realizados possuem impacto social

– Observe se há transparência dos resultados

– Tome nota se há facilidade e segurança ao efetuar doação

Esses pontos são bem desenvolvidos em um ebook gratuito que já pintou aqui no blog também, que orienta sobre “Como escolher uma ONG de confiança.

Para criar um bom paralelo a você, citamos o exemplo do ChildFund Brasil, que atua desde 1966 no país. Atualmente, a organização beneficia, por meio de projetos sociais, mais de 148 mil pessoas. Dessas, 50 mil são crianças, adolescentes e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. Para essa operação, conta com mais de 40 organizações sociais, que atuam em mais de 40 municípios. Instituições com esse gabarito, certamente, merecem sua confiança e a escolha na hora de doar para uma organização social.

Ao doar para o ChildFund Brasil, por exemplo, o valor é destinado à manutenção de programas e projetos de impacto social, com resultados transformadores na vida de milhares de crianças que residem em locais de extrema pobreza. Esses projetos são realizados por entidades parceiras, selecionadas a partir de um rigoroso sistema, além de terem um acompanhamento por técnicos e especialistas da entidade.

Bônus: Veja em apenas 5 passos como escolher a Ong que merece a sua confiança

Por sua vez, as organizações parceiras do ChildFund Brasil replicam tecnologias sociais de impacto comprovado, a fim de garantir que o dinheiro investido terá um resultado comprovado. Para ver como é isso na prática, não deixe de ler o post que apresenta o Resultado do Balanço Integrado de 2015 . Ali ficará bem mais fácil compreender desse ponto que estamos falando. Afinal de contas, a transparência é um dos ativos fundamentais para se estabelecer a confiança entre doador e entidade.

Toda ajuda é bem-vinda?

Claro – e como! Quando se fala de doação para transformar vidas, logo se tem uma impressão errada de assumir custos muito altos e uma infinidade de compromissos. Óbvio, que cada um contribuir conforme sua condição financeira, mas o mais incrível é que entidades como o ChilFund Brasil possui inúmeras maneiras para que cada um exerça o seu protagonismo social e se torne agente transformador da mudança que tanto sonhamos para o nosso planeta.

Veja alguns exemplos de projetos do ChildFund Brasil, possíveis de serem realizados a partir de diversas modalidades de doação (sejam elas esporádicas ou mensais). E tudo isso podendo ser feita por pessoas físicas e através de apenas alguns cliques em nosso site:

– Kit Pedagógico Aprender Brincando: ajuda a estimular o raciocínio de crianças e adolescentes através de livros, vídeos educativos e brinquedos pedagógicos. Ao doar um kit desse, por exemplo, seu presente será um grande estímulo para desenvolver o prazer da leitura, estimular o raciocínio e a criatividade, dando mais opções de acesso ao conhecimento.

– Kit Pomar e Horta Domiciliar: contribui para a melhoria da qualidade da alimentação e redução da desnutrição de crianças em situação de extrema pobreza, ao ajudar as famílias a cultivarem frutas e vegetais variados em casa.

– Kit Criação de Galinhas: auxilia diversas comunidades na implementação de sistemas de criação de frango. Essas aves são ricas em proteínas e contribuem para uma dieta saudável, proporcionando incremento alimentar das famílias e comercialização do excedente, gerando renda para toda a comunidade.

– Kit Esporte e Cidadania: doar um kit de material esportivo para viabilizar a elas a realização de oficinas de futebol, vôlei, basquete, handebol, peteca, queimada e outros jogos.

_DSC0174

Mas e as empresas: elas podem doar?

Sim, sem dúvida! Aliás, a doação corporativa a organizações sociais é uma modalidade que vem chamando a atenção do empresariado brasileiro. Até porque ela pode ser feita de diversas formas e, além de fazer a diferença para aqueles que precisam, agrega valor à imagem da empresa e pode até refletir em aumento de produtividade, quando o apoio em questão é o voluntariado.

Bônus: Conheça histórias transformadoras de crianças que mudaram de vida com doações e vivencie esse sentimento indescritível da solidariedade

Mas você já parou para pensar como sua empresa pode se engajar nessa causa? Veja seis ideias que você tomar a partir de agora:

– Doações financeiras: doação em espécie a uma organização social

– Produtos: fornecimento de itens que podem ser customizados e, posteriormente, comercializados.

– Voluntariado empresarial: parceria com uma entidade para sensibilizar seus funcionários a terem um envolvimento voluntário.

– Marketing de causa: a empresa determina uma ação em que mobiliza seus clientes, a fim de que parte do lucro possa ser convertido em resultado para a iniciativa social.

– Financiamento de projetos: também é possível a empresa custear a aplicação de determinado projeto apresentado por uma organização social.

– Apadrinhamento corporativo: apadrinhar financeiramente uma ou mais crianças em situação de pobreza, acompanhando o desenvolvimento dela.

E as instituições religiosas podem ajudar?

Igualmente elas têm seu espaço e sua enorme contribuição. Afinal de contas, uma transformação grande e de impacto social relevante requer o apoio de vários atores da sociedade. Por isso, o ChildFund Brasil conta com o apoio de Organizações Sociais Parceiras (OSPs), voluntários, colaboradores e, igualmente, de instituições religiosas. O que une a participação de todos é justamente o sentimento de querer levar o amor e solidariedade, mudar para melhor a realidade de famílias que não tiveram a mesma oportunidade na vida. Entre em contato, clicando nesse link para saber como é possível.

Doação que pode transformar uma cidade

Outro projeto, desenvolvido pelo ChildFund Brasil, que merece especial atenção, é a Missão Santa Luz. Trata-se de uma cidade do sertão do Piauí que padece por falta de recursos básicos de sobrevivência e desenvolvimento. E quando falamos disso, nos referimos aos aspectos mais básicos: privação da água potável, falta de saneamento básico, geração de renda, educação e saúde. O esforço conjunto de pessoas solidárias iguais a você pode ajudar a escrever uma história diferente a uma cidade que já vivenciou inúmeros desafios sociais.

Você percebeu quantas possibilidades de doação falamos nesse post? Certamente, em  uma delas você vai se encaixar para que aquela sensação de que falamos lá em cima, no primeiro parágrafo, não seja episódica: que a gratidão de tantas pessoas que você ajudará a transformar a vida, possa resultar em energias tão fortalecedoras que o iluminará no cumprimento de seus próprios desafios.

Ficou com alguma dúvida? Não deixe de sinalizar aqui nos comentários abaixo. E, é claro, o convite para continuar conectado aqui no blog. Até a próxima postagem 🙂

 

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM