Guia completo para ajudar pela internet

A internet já está na casa de mais da metade da população brasileira: segundo os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), colhidos em 2014, 54,4% porcento dos nossos cidadãos têm conexão à rede mundial de computadores, e com um potencial de crescimento incrível no acesso e inclusão de novos internautas para os próximos anos.

É bem verdade que nem sempre o que é mais saudável e útil circula por ela: conteúdos que promovam a violência, a sexualização, entre outros valores destrutivos, estão em alta. Mas é cada vez maior o número de brasileiros que utilizam a tecnologia para melhorar o nosso país. As alternativas são muitas para isso: desde o voluntariado digital (que dá oportunidades variadas para exercitar o altruísmo sem sair de casa ou gastar dinheiro) e vai até as doações financeiras pela internet para organizações sociais. Aliás, dá um pulo em outro post aqui do blog que mostra 7 formas simples de ajudar pela internet!

Embora tenha muita gente já engajada nesse apoio, há quem ainda veja o processo de transação financeira pela internet com desconfiança. Mas é um percental que vem caindo cada vez mais. Quer ver só? Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) avaliou o nível de confiança do internauta e constatou: o índice médio de satisfação do consumidor por compras feitas nessa plataforma é de 9,3 (numa escala de 0 a 10).

Imagine adicionar a essa experiência positiva a possibilidade de transformar para melhor vidas de milhares crianças, adolescentes e jovens que vivem em situação de extrema pobreza? Dá para passar da nota 10 fácil, não acha? Esse guia vai ajudar você a chegar nesse percentual!

5 passos para uma doação segura

Para ajudá-lo a identificar mecanismos de segurança que facilitam a doação pela internet sem fraudes, listamos 5 passos importantes para que seja realizada a transação financeira de modo seguro:

#1 Informações claras: há organizações sociais que simplificam em até três passos rápidos o processo de apadrinhamento de criança (doação em dinheiro para ajudar a manter um menino ou menina que vive em situação de pobreza). Verifique ainda se estão claras informações como o valor a ser descontado — ou seja, se é uma doação recorrente (mensal) ou uma única vez.

#2 Fácil identificação de informações exigidas por lei: a página virtual deve apresentar, com clareza, dados como razão social, telefone, endereço e CNPJ e, se possível, o  número de registros oficiais junto aos órgãos competentes que regulam a atuação de instituições filantrópicas no Brasil. Fique atento para sites que apresentem um número de celular (uma estratégia comum em sites que fraudam as transações on-line).

#3 Segurança dos dados: avalie se a organização social possui uma política de privacidade, para evitar que suas informações possam ser passadas a terceiros, aumentando a quantidade de e-mails que você possa receber na caixa postal, por exemplo. Também fique de olho se há a tecnologia de encriptação de dados (para evitar fraudes de cópias de dados).

#4 Canais para tirar dúvidas: certifique-se se o site possui fácil acesso a opções de contato, como telefone, e-mail e chat on-line. Assim você pode tirar dúvidas no instante que estiver concluindo as etapas de doação.

#5 Resultado da doação: outra maneira de você sentir-se seguro ao doar pela internet é acompanhando a atualização dos canais de comunicação da organização social (site, blog e redes sociais) e sempre exigir um retorno sobre como está sendo investido o dinheiro que você confiou à instituição filantrópica.

Deu para perceber que não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, né? Essas e outras recomendações nós trazemos em um ebook gratuito Guia completo para escolher a organização social certa.

_DSC0116

É possível ser feita uma doação rápida e com impacto social?

Sim! Esta aí outra clara vantagem da doação pela internet: quem leu o tópico de cima, pode ter ficado em dúvida sobre o tempo utilizado para realizar o procedimento com segurança. Com o avanço da tecnologia, você pode levar poucos minutos para efetuar a doação e o melhor de tudo: no seu tempo (fim de semana, mais à noite ou bem cedinho: quando achar mais conveniente).

Listamos cinco projetos disponíveis na internet que são seguros, podem ter a doação efetuada rapidamente e tem amplo impacto social:

Apadrinhe uma criança: essa iniciativa é fantástica porque você escolherá a criança que irá ajudar pelo nome, idade e cidade, conhecendo a história dela. Com isso, a madrinha ou padrinho pode ajudar com doações a partir de R$ 67 por mês (cerca de 1,70 reais por dia). Essa doação irá para um fundo coletivo que é investido em melhorias profundas, de longo prazo e sustentáveis para a comunidade da criança que você escolheu. Para certificar-se que seu valor está sendo bem empregado, você pode se corresponder com a criança através de cartas, fotos, ligações ou até agendar uma visita.

Ajude a criar pomares e hortas domiciliar: esse ação é bem bacana também e consiste em doar um kit com dez mudas de árvores frutíferas e sementes de vegetais variados, com orientações sobre como cultivá-los. Dessa forma, famílias que sequer têm condições de ir à feira ou mesmo comprar esses itens em supermercado podem cultivar em suas casas, melhorando a qualidade da alimentação. Esse projeto auxilia diretamente na redução da desnutrição de crianças em situação de extrema pobreza.

Invista na educação de crianças e adolescentes: ao doar com qualquer valor para o projeto Kit pedagógico Aprender Brincando você está, diretamente, investindo para estimular o raciocínio e a criatividade em crianças e adolescentes. Esse material (contendo livros, vídeos educativos e brinquedos pedagógicos) chegará às mãos da garotada que mais precisa e que não dispõe desses recursos para melhorar sua aprendizagem.

Melhore a qualidade de vida no semiárido: cerca de 22 milhões de brasileiros vivem no sertão, sofrendo os efeitos da falta de água e outros problemas relacionados a partir desse. Ao ajudar com qualquer valor no projeto “Convivência com o Semiárido”, serão promovidas campanhas informativas e educacionais sobre preservação ambiental e sustentabilidade em cidades dessa região. Ali serão replicadas técnicas para que essas famílias consigam vencer a escassez de água.

Desperte novos campões no esporte: dá para imaginar que ainda tem local até sem bola para jogar uma partidinha de futebol? Há um projeto que oferece a você a oportunidade de doar um kit que contém os materiais necessários para prática de diversas modalidades esportivas. Esses itens chegarão às mãos de crianças que vivem em comunidades de baixa renda pelo Brasil. Ali, dará a oportunidade para realizar oficinas de futebol, vôlei, basquete, handebol, peteca e até queimada.

É bom lembrar que a essas do doações podem ser feitas com modalidades diferentes de pagamento, a exemplo de boleto bancário e cartão de crédito. A recomendação é a utilização do cartão, tendo em vista a agilidade na transação, a economia de tempo para realizá-la e ainda o estímulo ao cuidado com o meio ambiente, sem depender de imprimir os boletos.

Bônus: Veja em apenas 5 passos como escolher a Ong que merece a sua confiança.

Só pessoa física pode doar pela internet?

Não, de forma alguma! A doação corporativa a organizações sociais é uma modalidade que vem chamando a atenção do empresariado brasileiro. Até porque ela pode ser feita de diversas formas e, além de fazer a diferença para aqueles que precisam e agrega valor à imagem da empresa. Há um post que esclarece bem as vantagens dessa transação.

Há várias maneiras possíveis, mas listamos 3 delas que podem ser feitas pela empresa, usando o meio virtual:

#1 Doações financeiras: entre as mais tradicionais modalidades de apoio do empresariado está a doação em espécie. Isto é, a empresa escolhe uma organização social de confiança, que possua projetos sólidos com resultados comprovados, e destina um valor mensal ou anual para a iniciativa.

#2 Financiamento de projetos: também é possível a empresa custear a aplicação de determinado projeto apresentado por uma organização social. Nessa forma de doação corporativa, recomenda-se avaliar um projeto detalhado, em que estão descritos os objetivos, valores (e como eles serão aplicados), prazo de conclusão, etc. Isso facilita para ter a real noção de como o dinheiro utilizado e, especialmente, os resultados alcançados.

#3 Apadrinhamento corporativo: nessa modalidade, é possível apadrinhar financeiramente uma ou mais crianças em situação de pobreza, acompanhando o desenvolvimento dela. Há diversas associações civis que possibilitam essa doação, a exemplo do ChildFund Brasil, que oportuniza escolher quais crianças a empresa deseja ajudar e acompanhar a evolução dela.

Viu só? Tem oportunidade para todos pela doação pela internet: quem tem tempo, quem não tem tanto assim… Seja pessoa física ou pessoa jurídica! Todos têm a chance de exercer a atitude altruísta e generosa usando esse meio tecnológico extraordinário. Que tal começar agora mesmo? Nosso desafio a você são dois: já efetuar a sua doação (pode ser em uma das modalidades descritas acima) e compartilhar esse post para esclarecer outros amigos sobre essas possibilidades.

Vamos nessa? Contamos com seu apoio para ajudar a fazer um mundo melhor, aí mesmo de onde você estiver! 🙂

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM