Fundo Cristão realiza pesquisa sobre doadores brasileiros

Hoje, às 11h40, você pode conferir ao vivo na Rádio CBN BH, entrevista com o pesquisador Rogério Garber, responsável pela pesquisa nacional sobre o perfil de doadores no país, encomendada pelo Fundo Cristão. 

A pesquisa também foi destaque em matéria na revista Veja (Paradoxo da Compaixão), veiculada na primeira semana de agosto de 2011. O resultado encontrado por Rogério Garber mostra que quanto menor a renda, maior é parte dedicada à doação.

Para entender melhor o comportamento das classes sociais, a consultoria RGaber Estatísticas cruzou os dados da POF-Pesquisa de Orçamentos Familiares e dos censos demográficos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O objetivo principal foi dimensionar a população de doadores no Brasil e suas características sócio-demográficas.

O resultado do trabalho foi a comprovação da mudança brusca nas doações, que coloca em risco àqueles que tanto precisam de ajuda. Apenas 10% da população brasileira faz doações regulares. Quase todas as classes sócio-econômicas tiveram queda expressiva nas doações ficando apenas para a classe C os números positivos de crescimento.

A classe A registrou queda de 37%, representando atualmente 14,9% de doadores regulares no país. “Os ricos brasileiros subitamente passaram a crer que não era mais necessário ajudar os pobres, uma vez que já estariam fazendo isso pagando impostos ao governo”, diz Rogério Garber, diretor da RGarber Estatística.

O único segmento que apresentou aumento na participação de doações foi a classe C (famílias com renda mensal que varia entre 1200 e 5174 reais). A classe C ganhou 1 milhão de doadores que elevaram a média de contribuição mensal de 15,50 para 17 reais. Apesar de ser o único crescimento positivo quando comparados, o valor fica abaixo da necessidade das crianças, principalmente.

O mais impactante é que o crescimento das doações da classe C não compensou a perda das demais classes sócio-econômicas, já que a média mensal de doação da classe A 63 reais.

Related Post

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM