Fonte alternativa de água traz mais qualidade de vida para famílias do Ceará

De acordo com do IBGE (2008), cerca de 9 milhões dos domicílios brasileiros não tem acesso à rede de abastecimento de água, deste total, mais de 3 milhões são famílias que vivem no  Nordeste. Diante deste cenário, o Fundo Cristão para Crianças vem trabalhando para minimizar os problemas enfrentados pelas famílias que necessitam de fontes alternativas de água para sobreviver. O projeto “Acesso a Água Potável” é um exemplo de investimento que promove  o acesso à água de qualidade e melhores condições de vida para as crianças e suas família.

 

Em 2010, o projeto mudou a vida de 180 pessoas, distribuídas em 30 famílias. A comuidade beneficiada, Maniçoba dos Ribeiros, localizada em São Luis do Curu no estado do Ceará superou um grande desafio: o acesso à àgua de boa qualidade para consumo.

De acordo com estudos realizados na comunidade, cerca de 80% dos poços artesianos perfurados na região é de água salgada, tal situação gerava transtornos como doenças, água sem tratamento e contaminada. Para atender a necessidade de acesso à aguá potável na comunidade, o Fundo Cristão para Crianças utilizou uma tecnologia alternativa e apropriada para o solo local: a perfuração de um poço tubular raso em terreno aluvionar. Além da instalação do poço, foi realizada a construção de um chafariz : um ponto de armazenamento e abastecimento de água para as famílias.

A nova fonte de água potável trouxe uma um nova expectativa quanto a qualidade de vida dos moradores de Maniçoba dos Ribeiros. Um motivo de festa e celebração para àqueles que agora já tem acesso à água para beber.

O projeto foi desenvolvido por meio de doações realizadas por um padrinho sueco e pela parceria com a Rede Farmácias Pague Menos, localizada no Ceará. A mobilização comunitária junto aos moradores e a execução do projeto foram realizadas pela organização parceira Associação Comunitária Cultural Educacional e Agrícola do Vale do Curu (CE).

“…agora eu tenho água de qualidade e abundância e quando meu marido chegar do serviço não precisará ir buscar água distante de casa.”

Depoimento de Maria Amélia Pereira, moradora da comunidade de Maniçoba dos Ribeiros e mãe da criança apadrinhada pelo padrinho que realizou a doação para a realização do projeto.

————————————————————————————————-

Ajude-nos a melhorar a vida de quem não tem acesso a água de qualidade!

Você pode:

1) Doar um kit dos Vigilantes da Água do nosso Catálogo Presentes de Alegria e Esperança (item 10)

2) Apadrinhar uma criança que vive em umas das comunidades beneficiadas pelo Fundo Cristão para Crianças.

3) Ou ainda espalhar essa ideia para seus amigos!


Related Post

LEIA TAMBÉM