Saiba como fazer o bem e ser uma pessoa melhor

Fazer o bem pode parecer muito subjetivo, mas também é algo claro e prático que podemos aplicar em todos os dias da nossa vida. O ato de ajudar outra pessoa, por exemplo, é uma das formas de fazer o bem, assim como conversar com alguém que necessita de um ombro amigo.

Quando oferecemos nosso amor a quem está próximo estamos espalhando o bem. Dessa forma, não ajudamos apenas o outro, mas a nós mesmos. Pois, ao espalhar o bem, nos sentimos melhor conosco.

O amor é um ciclo vicioso

Ao fazer o bem e espalhar o amor provocamos no outro a vontade de também ajudar o próximo. O amor é um ciclo vicioso que quando começa contagia quem está ao redor.

Dessa forma, com a ação de uma pessoa, pode-se criar uma reação em cadeia. Assim, as pessoas que foram ajudadas por você vão ser tocadas e ajudar outras pessoas que continuarão com a ação de auxílio ao próximo.

Quando uma pessoa muda e começa a fazer boas ações, outras pessoas podem se sentir motivadas a fazer o mesmo. Ao dar amor, recebemos amor. Assim como quando emitimos raiva, receberemos raiva. É ação e reação. Ao fazermos uma ação benéfica ao próximo, haverá uma reação de gratidão.

O que você tem feito para fazer o bem?

Quando falamos em fazer o fazer o bem é importante realizarmos uma auto-análise e refletirmos de maneira sincera, estamos realmente fazendo o nosso melhor?  Você tem sido uma pessoa individualista que não se importa com o outro? Ou está cuidando de si e também ajudando o próximo?

Para ajudar o próximo não precisamos de muito esforço e nem é necessário algo muito grandioso. Por exemplo, ao ajudar uma senhora ao atravessar a rua, ouvir seu amigo que está passando por uma situação difícil e doar material escolar para uma criança ir para a escola, você está praticando pequenas ações que estão envoltas de amor.

Sendo assim, olhe para a sua vida. Analise os últimos meses e veja o que você fez para ajudar o próximo. Podem ter sido poucas ações ou muitas, isso vai depender da fase atual da sua vida, mas se você fez algo, orgulhe-se.

Porém, se não fez, veja o que é possível fazer para ajudar o próximo. A seguir, veremos algumas atitudes e ações que podem ser feitas para proporcionar o bem ao outro.

Como podemos fazer o bem?

Além das ações já citadas, podemos adquirir alguns hábitos e atitudes para a nossa vida que farão bem ao próximo e promoverão um mundo com mais amor.

Ser educado com os outros

Dizem que a educação vem de berço, mas na verdade é algo que pode ser cultivado. Podemos aprender a ser educados com os outros por conta própria. A educação é um sinal de respeito ao próximo.

A educação também gera gentileza e respeito. Então, sempre que puder seja educado, cumprimente o próximo, ajude uma pessoa que precisa de ajuda, como alguém com muitas sacolas ou um cego que está tentando atravessar a rua, por exemplo.

Sorrir para os outros

Nos dias atuais, em que caminhamos na rua de olho no celular, estamos diminuindo o contato visual com as pessoas ao nosso redor. Por isso, sugerimos ir contra essa onda e olhar para as pessoas que passam por você. Mas do que isso, sorria para elas! Quando uma pessoa recebe um sorriso, quase que automaticamente ela também o devolve.

Esse simples ato pode modificar o dia daquela pessoa que você nem conhece, pois ela recebeu amor por meio de um sorriso. Além disso, ela vai se sentir motivada a olhar mais para as pessoas e a sorrir também. Entregando amor por ter recebido amor.

Ser cordial é importante para que se mantenha a leveza no ar e para que as pessoas se sintam respeitadas e amadas.

Ajudar quem mais precisa

Além de ser educado e sorrir para as pessoas, outra forma de se fazer o bem é ajudar quem precisa. Sendo assim, confira se no seu bairro tem algum asilo, um abrigo de crianças ou outras instituições e faça algo por essas pessoas.

Você pode passar uma tarde com os idosos ou com as crianças, prestar trabalho voluntário, por exemplo. Dessa forma, essas pessoas que se sentem abandonadas, podem ter alguém com quem conversar.

Fazer o bem ao próximo é muito importante, pode mudar a realidade das pessoas que estão sendo ajudadas. E, assim, sua realidade também muda ao sentir mais amor sendo compartilhado. Afinal, é lindo ver o sorriso de uma criança carente ao receber um material escolar, um brinquedo ou alimentos.

Ajudar uma ONG

_DSC0050 (1)

Além de todas as opções que já citamos, você também pode ajudar doando para uma ONG ou instituição que realiza projetos com foco em pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.

No Brasil, há algumas ONGs com esse viés. Uma alternativa é o apadrinhamento de crianças e jovens. O objetivo é dar uma nova perspectiva de presente e futuro para esses jovens, transformando vidas. O foco dessas instituições é poder dar acesso à educação, saúde e atividades recreativas.

Então, faça o bem, independente a quem seja. Dessa forma, estamos emanando amor e fazendo essa energia boa fluir entre as pessoas. Gostou das nossas dicas? Convidamos você a nos seguir no Facebook, Twitter e YouTube para saber como ajudamos crianças e adolescentes e como você pode fazer parte disso.

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM