FACC leva delegação à 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Acontece entre os dias 11 e 14 de julho a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília (DF). Dentre os mais de 3000 convidados esperados, destaca-se a participação da FACC, organização social parceira do ChildFund Brasil, que contará com 7 membros participando – incluindo 4 adolescentes. A instituição vem representando e defendendo os direitos dos jovens cearenses e brasileiros em todas as etapas da Conferência, municipal, regional e estadual.

A delegação da FACC é composta por Mônica Sillan, delegada e conselheira presidente do CEDCA/CE (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente); Sara Leite, conselheira convidada pelo CONANDA por demonstrar desenvoltura para militância das causas jovens; Diana Melo, delegada adolescente da Região Metropolitana de Fortaleza; César Nogueira, adolescente educomunicador; Juliana Alves, adolescente educomunicador suplente; Francisco Andreisson Quintela, delegado representante da instituição no Fórum DCA e Telma Cardoso, delegada do segmento Entidade de Atendimento (ONG).

Os jovens que representarão a FACC estão cheios de expectativas. “Foi muito trabalhoso conseguir essa vaga. Haviam jovens preparados não só da FACC, mas também de outros lugares. Estou me organizando da melhor forma possível”, diz César. Para Diana, um dos maiores aprendizados de sua participação em todas as etapas da Conferência foi “(…) entender melhor como funcionavam as Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes nos distritos e municípios. Eu tenho acesso aos meus direitos e sei quando eles estão negados”, afirma.

9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

A 9ª edição da Conferência tem como objetivo debater sobre a Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sempre dialogando com entidades governamentais e sociedade civil, para a implementação da Política e do Plano e criação de mecanismos que os monitorem e regulem.

O evento conta com a presença de delegações estaduais e distrital, compostas por adolescentes, conselheiros diversos, representantes de órgãos do governo e de entidades da sociedade civil, dentre outros.

A novidade apresentada pela corrente edição é a participação de jovens na cobertura educomunicativa dos três dias da conferência. Cerca de 60 educomunicadores estarão na etapa nacional, incluindo Cesár, representante da FACC.

Educomunicação

O método se baseia na intervenção sócio-educativa da formação de jovens, abrindo espaço para a criação e fortalecimento de vínculos. A iniciativa impulsiona o direito à comunicação, o acesso aos meios de produção e difusão da informação e fornece conhecimentos técnicos para produzi-la e veiculá-la.

A cobertura pelos jovens educomunicadores pode ser acompanhada pela Agência Jovem de Notícias e pelo blog Juventude Conectada aos Direitos.

Para ver a programação completa da Conferência clique aqui.

Related Post

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM