Equipe do Girls of Grace visita o Brasil

 

A cantora e compositora Gracie Schram, de 15 anos, juntamente com Girls of Grace, equipe parceira do ChildFund LIVE!, visitaram em junho os programas do ChildFund no Brasil, onde Gracie apadrinha uma menina de um ano de idade.

Gracie e os representantes do Girls of Grace – que realiza conferências nos Estados Unidos destinado a meninas adolescentes – visitaram os programas realizados no Vale do Jequitinhonha e em Belo Horizonte. Eles capturaram imagens para a realização de um vídeo que será usado em suas conferências, visando promover o apadrinhamento através do ChildFund, que apoia os eventos.

Em Medina, as crianças deram boas-vindas aos visitantes com cartazes e músicas, e todos participaram de uma tradicional dança de roda. Gracie brincou com as crianças e, em seguida, conheceu Jovelina, sua afilhada.
“Eu estava realmente feliz, mesmo sendo uma coisa tão difícil de ver”, disse Gracie. “Mas é muito legal que eu vou ser capaz de fazer parte de seu futuro e permitir que ela tenha uma vida melhor, que ela não teria sem o apadrinhamento.”

Enquanto visitavam a ASCOMED, organização social parceira do ChildFund Brasil em Medina, Gracie aprendeu a fazer artesanato com as adolescentes e também cantou para as crianças. A equipe teve a oportunidade de aprender mais sobre as atividades que as crianças participam e de visitar a sala que elas usam para escrever cartas para os padrinhos.

Nos arredores rurais de Medina, a equipe teve contato com famílias que vivem em situação comovente: casas sem banheiro ou água corrente e famílias com pouco acesso a educação e saúde. “Estar tão perto da pobreza a torna muito real, e isso te força a realmente pensar sobre onde você está e quem você é”, disse Gracie. “E pensar que as pessoas precisam de tantas coisas como água limpa e cuidados de saúde, é muito difícil”.

Na região de Comercinho, a equipe conheceu famílias que se beneficiaram com a ajuda do ChildFund. A água é escassa nessa região e, a pouca quantidade disponível, não é saudável para o consumo.

 

O ChildFund tem trabalhado para proteger o rio próximo, fazendo com que os animais não tenham acesso a nascente, fator que também provoca poluição. As famílias agora são capazes de canalizar a água limpa para suas casas. Pessoas treinadas pelo “Vigilantes da Água” monitoram a qualidade da água e atuam na sua preservação – uma prática sustentável que ajudará o futuro de suas crianças, assim como ajudarão padrinhos e madrinhas como a Gracie.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM