O que é e como funcionam entidades do Terceiro Setor?

O terceiro setor gera impacto positivo em diferentes realidades carentes, tornando a sociedade menos desigual. Mas como isso funciona na prática? Confira!

Primeiro, Segundo e Terceiro Setor: o que são?

Se existe o Terceiro Setor é porque devem haver o Primeiro e o Segundo, correto? O primeiro setor é formado pelas instituições públicas, sobretudo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. No segundo setor, encaixam-se as empresas privadas com fins lucrativos.

Já o Terceiro setor é a denominação dada para organizações comprometidas com os problemas sociais, como: erradicação da fome, cuidados com o meio ambiente, proteção e direitos infantis, entre outros desdobramentos dos direitos humanos.

Esses problemas sociais são enfrentados diariamente por milhares de pessoas, inclusive por crianças que, sem essas instituições, estariam à mercê dos perigos e consequências que a vulnerabilidade social acarreta durante o crescimento, impedindo um desenvolvimento pleno.

Assim, pessoas que enxergam na sociedade o sofrimento dos marginalizados, encontram no terceiro setor a resposta a esse incômodo e, com ele, proporcionam oportunidades para que situações de pobreza e violação da dignidade e integridade humana possam ser mudadas.

As entidades do terceiro setor costumam contar com o apoio financeiro de uma rede de pessoas de coração prestativo e acolhedor, que desejam impulsionar esse trabalho e valorizam o ato de dar oportunidade para aqueles que não a possuem.

Isso faz a diferença no presente e principalmente no futuro dessas vidas que são beneficiadas pelos serviços prestados, podendo transformar histórias tristes e trágicas em exemplos de desenvolvimento de talentos e de superação de desafios.

Neste post apresentamos esse universo e mostramos como ele pode mudar vidas a partir de ações e apoio!

Tipos de entidades do Terceiro Setor

Mais e menos conhecidas, existem diferentes tipos de organizações no terceiro setor e, em quase todas elas, são necessários apoiadores (sejam associados ou doadores). Eles são responsáveis para concretizar a missão de mudar destinos, principalmente o dos pequenos inocentes, ajudando a garantir que haja recurso na realização do bem ao qual se dedicam e, assim, conseguindo ajudar aos que realmente necessitam. Conheça-as:

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)

Voltadas a bandeiras diversas, já que na humanidade não faltam problemas sociais a serem resolvidos, as associações atuam em níveis estadual e federal em diferentes frentes como deficiências, empreendedorismo, esportes, entre outros. Para possuir o título de OSCIP junto ao Ministério da Justiça, uma entidade precisa garantir que suas contas estejam em dia e em conformidade com a legislação vigente.

Entidade beneficente

Nas entidades beneficentes são abrangidas as associações que exercem trabalho direto de filantropia, como os abrigos (para crianças ou idosos, por exemplo) entre outras frentes de ação. Em linhas gerais, são atuações que contribuem sem quaisquer custos aos variados setores da sociedade, pois as entidades beneficentes exercem atividades que geram lucro e conseguem se suprir..

Essas entidades são diferentes das entidades sem fins lucrativos que abrangem desde faculdades até times de futebol. 

Institutos

Os institutos são as entidades cujo foco estão, principalmente, na pesquisa científica para a qualificação tecnológica da população ou na filantropia.

Isso porque a educação é ferramenta crucial para um destino mais brilhante para as crianças. No entanto, elas precisam de estímulo para que seus talentos possam ser reconhecidos, desenvolvidos e tragam benefícios à sociedade.

Logo, os institutos podem ser considerados como organizações permanentes com objetivos específicos e definidos.

Fundações

Já neste tipo de entidade encaixam-se as instituições que atuam na busca de recursos para financiamento de projetos. É comum fundações que atuem na área científica, social ou cultural.

São verdadeiros anjos que possibilitam a sustentabilidade de projetos no longo prazo, fazendo com que crianças que iniciaram atividades sociais não precisem interromper o processo. Isso garante todos os benefícios de ações bem-estruturadas, além do sentimento de confiança e estabilidade que são, indiscutivelmente, positivos no crescimento saudável infantil.

Exemplos de sua importância podem ser obtidos ao colocar olhos sobre a notoriedade da educação, liberdade de expressão e criatividade. Além disso, a disciplina e os desdobramentos que os esportes, uma das mais famosas atuações das fundações, têm na saúde dos menores, tornando-os mais engajados, responsáveis, colaborativos e saudáveis, física e psicologicamente.

Organização não-governamental (ONG)

São entidades que não visam lucro e são as principais referências do terceiro setor, sendo as grandes responsáveis pelo atendimento dos mais necessitados. Elas são definidas por atuar em diversas frentes, dando melhores condições a pessoas em áreas como saúde, educação, cidadania, vida em comunidade e tantas outras questões fundamentais à convivência e bem-estar humano.

Para tanto, ONGs sérias possuem títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e/ou Federal. Essa é uma formalidade que dá segurança às pessoas que querem contribuir e credibilidade a toda ação que realizam, mostrando o comprometimento e amor que empregam na mudança de realidades tristes.

Em algumas ONGs as pessoas com cargos de diretoria, conselhos fiscais, deliberativos e consultivos não recebem salário. Isso comprova mais uma vez o alto engajamento e a confiança entre os atendidos, a entidade e os apoiadores que colaboram com atividades, e a missão de tornar a sociedade menos injusta.

Como saber se a instituição é de confiança?

Além dos mencionados acima, existem vários outros indícios que trazem confiança às pessoas que querem auxiliar causas sociais. Verificá-los faz com que seja possível dar mais credibilidade no trabalho da instituição, tendo a certeza de que essa realmente ajudará os mais necessitados.

História

O primeiro deles é a trajetória da entidade. Trabalhos sérios se mantêm ao longo de décadas e são tão específicos quanto às necessidades sociais pelas quais atuam. Além de se orgulharem dos testemunhos de atendidos e dos doadores, que também sentem prazer em expressar o bem que realizam e recebem ao fazer parte de causas nobres, como o reconhecimento e atendimento às necessidades das crianças.

Assim, vale a pena entender qual é a área de atuação (o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes, por exemplo) e avaliar há quanto tempo realizam ações e evidências (repercussão em veículos de comunicação) de que a trajetória é verdadeira.

Idoneidade

Ser transparente quanto as contas e os resultados das ações praticadas é determinante para estabelecer um relacionamento de confiança.

Sinal disso é quando a entidade pratica a divulgação das exigências legais e das certificações listadas, além de relatórios financeiros de detalhamento das ações, da aplicação das contribuições e de canais efetivos para contato para o esclarecimento de dúvidas.

Os números demonstram o impacto de boas ações reverberando em muitas famílias, comunidades e regiões inteiras que passam a sentir o poder que a união entre o trabalho árduo do terceiro setor e amor das pessoas que se comprometem mensalmente causa em suas vidas.

Trabalho

Outro indicador fundamental é conhecer os projetos e campanhas em andamento e em projeção: onde e como eles acontecem, se são coerentes com o discurso da instituição, o impacto que geram (em número de beneficiados) e se a equipe de atuação possui os profissionais adequados (descritivos com responsáveis e etapas da execução).

Isso garante que todos os atendidos, principalmente os que estão na infância e, portanto, indefesos, estejam recebendo o tratamento e cuidado adequados para que realmente consigam ter resultados positivos em suas vidas!

Segurança ao doador

Quando há dinheiro envolvido, a segurança é uma obrigatoriedade com todas as partes. Como as doações são as principais fontes de sobrevivência para as instituições do terceiro setor, o processo para que elas sejam concretizadas precisa cumprir alguns requisitos para merecer a confiança ao doador, principalmente em canais online.

Assim, sites que tenham captação de recursos precisam ter a página de doação com:

  • poucas e simples etapas para efetivar a doação;
  • clareza sobre a destinação do recurso;
  • dados da instituição (CNPJ e demais registros oficiais);
  • divulgação de canais para contribuir e tirar dúvidas.

Todos esses fatores garantem que vidas sejam mudadas, o que é comprovado pelos frutos de ajudar o próximo, na realização de projetos bem estruturados e no comprometimento de quem está fazendo sua parte para melhorar a sociedade.

E para tudo isso começar é preciso se identificar com a causa e, portanto, buscar a entidade que consiga gerar real impacto em vidas que estão sob vulnerabilidade social. É nesse momento que o amor fala mais alto e a sua vontade de ajudar deve estar de acordo com a missão da instituição.

Por que ajudar o ChildFund Brasil?

O ChildFund, presente em mais de 60 países, tem no Brasil um trabalho forte, responsável e reconhecido na luta pelos direitos e oportunidades para crianças e adolescentes desenvolverem seu potencial, a partir da educação, da cultura, do esporte e do trabalho em comunidades.

Uma instituição que conta com o apoio de padrinhos que, pela contribuição mensal, tornam possível as realizações em oito estados brasileiros para mais de 40 mil crianças, adolescentes e jovens.

Assim, crianças, pais, professores, comunidades inteiras são impactadas pela escolha e compromisso de doar mensalmente. Seja parte desta iniciativa, fortaleça o terceiro setor, mude vidas e comece a apadrinhar uma criança!

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM