Encontro Nacional Rede REJUDES (Rede de Juventude em Defesa de seus Direitos Sociais )

 

      O 1º Encontro Nacional da Rede de Juventude em Defesa de seus Direitos Sociais – REJUDES, foi realizado entre 30/06 e 03/07 de 2016 no Hotel Wirapuru em Fortaleza – CE, com o tema: “O QUE É SER UM JOVEM BRASILEIRO?”. O encontro contou com a participação de 83 jovens, 51 facilitadores de juventude, 3 articuladores de juventude, 32 jovens que participaram de um flash mob , 14 integrantes da equipe técnica do ChildFund Brasil e equipe médica, totalizando 184 participantes no evento.

      Foi realizada uma reunião com os jovens e facilitadores da juventude, para tratar de acordos de convivência e reafirmarem os compromissos descritos em carta acordo definida nos encontros regionais.

    A abertura do encontro aconteceu com a leitura de um poema pela jovem Adna Kelly Firmino e exibição de um vídeo produzido pelo educador social Heberton Rocha, da Associação de Moradores dos Bairros de Frutilândia I, II e Fulô do Mato – organização social parceira do ChildFund Brasil no Ceará. O vídeo que era representado por fotos dos Encontros Regionais e ações realizadas pelos grupos Rejudes das quatro unidades de campo do ChildFund Brasil (Barbalha, região do Cariri e Fortaleza – CE; Minas Novas, região do Vale do Jequitinhonha e Belo Horizonte – MG), foi o pontapé para a fala do Gerente de Desenvolvimento Social – Thiago Machado, que iniciou sua fala destacando a esperança da juventude e os sonhos como combustível para a caminhada na Rejudes.

O encerramento da abertura do Encontro, foi com os jovens da Organização Cobec  – da regional  Cariri CE que apresentaram o Xaxado, dança cultural nordestina típica dos cangaceiros. Após a apresentação todos se caracterizaram e aconteceu uma grande festa junina: ARRAIÁ DA REJUDES.

Confira como tudo aconteceu, nos vídeos e fotos a seguir:


Depoimentos:

“Nosso primeiro encontro nacional ficou na história, por ser a primeira vez que a juventude se uniu por um único bem, nossos direitos sociais. O Diretor do CHILDFUND BRASIL falou uma frase muito importante: Somos agentes transformadores. Vamos transformar esse Brasil ou mesmo esse mundo. No nacional notei que a juventunde está sendo protagonista da sua própria história, da nossa história. Jovens dispostos a chamar a responsabilidade para nós mesmos, o nacional mostrou também que nossa REDE está crescendo, porém, vamos lutar por mais jovens, por nossos direitos. Vamos impactar essa nação. Vem que vem REJUDES. Sou Gilvan Lopes, tenho 19 anos e meu coração é REJUDIANO.” (Gilvan de Oliveira Lopes Integrante do Grupo A Voz da Juventude Ligado a Rede REJUDES).

 

“O que falar sobre o nosso primeiro encontro nacional do Rejudes?
Eu Debora Deiane Alfredo Melo achei esse encontro muito top, porém importante, houve participação de todos os jovens, foi muito divertido, os Gestores um amor de pessoa nos trataram super bem.
Sou da REJUDES daqui de Fortaleza-CE e faço parte da organização parceira do ChildFund Brasil – FBPC que fica no bairro Aerolândia.
Saí desse encontro com a conclusão de que esses jovens da Rejudes estão dispostos e não medirão forças para lutar por um mundo melhor .
Sobre a organização do evento, sem palavras . Eu conheci pessoas novas , pensamentos novos, agradeço a Deus primeiramente e depois à vocês do ChildFund Brasil que nos deram essa oportunidade 😍. Como sempre a pior parte é  a despedida desse encontro que aconteceu e outros que virão, mas de uma coisa tenho certeza,  é que a distância é grande de uma cidade ou interior para outro, mas que estaremos unidos em uma só força através das comunicações como : email, facebook e whatsapp.
Estaremos sempre unidos por um mundo melhor, por que eu creio que essa geração, é uma geração guerreira que consegue e pode fazer a diferença nesse mundo.” (Debora Deiane Alfredo Melo. OSP: FBPC – Fortaleza/Interior – CE)

“Muitos dizem que não podemos mudar o mundo, mas sinto informar que quem pensa assim não conhece essa Rede de Juventude em Defesa de seus Direitos Sociais, minha Rejudes❤ !! Confio no futuro da nação, acredito na juventude!! Valeu a pena!” (Carol Souza. Organização Social Parceira do ChildFund Brasil: ARS – Cariri – CE)

“Olá, prazer meu nome é Jean Xavier, sou um jovem da Organização social parceira do ChildFund Brasil – Gedam,localizada em Belo Horizonte – MG.
Tivemos o primeiro encontro nacional da Rejudes,  foi uma experiência incrível. Tivemos um grande aprendizado, tiramos a lição de que: “Não estamos sozinhos nessa luta,com o apoio do ChildFund Brasil e com a Rejudes, podemos ter a certeza de que iremos construir um mundo melhor.
Só de saber que estou representando não somente os jovens de BH,mais todos os outros jovens, a minha vontade é maior ainda em poder dar o meu melhor.1,2,3,4, 5mil olha aí a REJUDES se espalhando no Brasil” (Jean Xavier. Organização Social Parceira do ChildFund Brasil: GEDAM – Belo Horizonte – MG)

“Eu sou a Raiara Mariane, de Belo Horizonte MG. Venho dizer que AMEI o 1° encontro nacional, tive a oportunidade de participar e adquirir muitos conhecimentos importantes sobre a REJUDES conheci pessoas excelentes, fui uma experiência maravilhosa.
No meio dessa oportunidade, tenho o prazer de dizer que fui eleita suplente do 1° Comitê Nacional dessa grande rede. É um prazer pra mim, estou muito feliz e satisfeita com tudo que aconteceu.
Pretendo estudar ainda mais sobre essa rede, por que acredito que é muito necessário, para que eu possa dar o máximo de mim, expondo meus conhecimentos e ajudar o maior numero de pessoas possíveis.” (Raiara Mariane. Organização Social Parceira do ChildFund Brasil: Giasc – Betim – MG)

“Pra mim o primeiro encontro nacional foi ótimo.
Tive uma oportunidade de fazer novas amizades, ter mais conhecimentos, achei muito interessante tudo que passaram para nós, espero q venham outros ….
Só achei que foi pouco tempo pra muita informação, mas ta valendo, aguardando ociosa o próximo bjos família REJUDES” (Tainara Fernandes.  Organização Social Parceira do ChildFund Brasil: Giasc – Betim – MG)

“Foi bom, eu gostei muito. Lá também eu aprendi muitos direitos que os jovens têm, que eu não conhecia isso me incentivou a estudar mais este estatuto” (Rubens Batista Carneiro. Organização Social Parceira do ChildFund Brasil: Giasc – Betim – MG)

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM