Em sintonia com a agenda global, ChildFund Brasil participa da SDSN

Tão importante quanto atuar em sintonia com a agenda global é se articular em conjunto com iniciativas sérias que integrem seus esforços para alcançar transformações profundas na realidade social do nosso país. Nesse sentido, o ChildFund Brasil integra a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (em inglês, SDSN). Esse movimento é uma iniciativa global das Nações Unidas para promover o desenvolvimento sustentável por meio de trabalho coordenado em diferentes setores (academia, sociedade civil e setor privado).

Bônus: Veja em apenas 5 passos como escolher a Ong que merece a sua confiança.

O que isso quer dizer: ao integrar a SDSN, o ChildFund Brasil compartilha o conhecimento técnico empreendido na resolução de problemas em escalas locais, nacionais e globais para a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dessa forma, essa rede agrega informações de várias iniciativas que a compõem, favorecendo para maior agilidade na aprendizagem coletiva. Isso é tão importante que ajuda a acelerar mudanças profundas (e necessárias), considerando os desafios econômicos, sociais e ambientais que o Planeta enfrenta.

Para ganhar escala global, a SDSN atua em parceria com as agências Nações Unidas, as instituições de financiamento, além de organismos do setor privado e da sociedade civil. Pensando nos desafios planetários, essa rede tem trabalhado fortemente na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos em 25 de setembro de 2015, na Assembleia Geral da ONU. Essas metas são um compromisso global para erradicar grandes desafios que o mundo ainda enfrenta: fome, falta de acesso à educação básica, privação de água potável e assim por diante.

Com objetivo dessa articulação ser ainda mais organizada e efetiva, essa rede direcionou o ODS número 11 para ser trabalhado no Brasil, que recebeu o título “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. O que significa dizer, estruturar ações que garantam, até 2030, o acesso a todos os cidadãos do planeta em habitações seguras, adequadas, com preço acessível, e de fácil conexão com serviços básicos. Também prevê melhoria nas condições nos bairros de lata — um recurso ainda muito utilizado em campos de refugiados e em locais rurais.

Entre outros objetivos, também está previsto nesse plano o aumento substancial de cidades e assentamentos humanos que adotaram e implementaram políticas e planos integrados para a inclusão e acessibilidade universal. Igualmente se espera desse 11º objetivo a estruturação de planos que preveem a eficiência dos recursos, mitigação e adaptação quanto às mudanças climáticas e resiliência a desastres (como deslizamentos, por exemplo).

Ao integrar essa rede, o ChildFund Brasil adota procedimentos importantes, para que o seu trabalho contribua na direção dessas metas de que falamos. Uma dessas providências, por exemplo, é a revisão do planejamento estratégico para que sejam empreendidas ações que caminhem nessa direção e, acima de tudo, estejam em sintonia com essa agenda global.

Por isso, ao contribuir com o ChildFund Brasil, sua ajuda tem um impacto ainda maior: pode inspirar projetos aplicados em outros países, a partir do compartilhamento das boas práticas que são feitas. Que tal fazer parte disso? Esse link mostra algumas maneiras para você contribuir nesse movimento!

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM