Educação na infância: inclusão e diversidade em pauta

Muitos assuntos fazem parte da educação na infância, e a diversidade e a inclusão muitas vezes passam batidas, ou são consideradas menos importantes do que outros tópicos, no entanto, esses assuntos devem fazer parte da educação das crianças, para que entendam a importância do respeito e tolerância às diferenças do próximo.

Ensinar crianças desde cedo a respeitar as diferenças, como diferentes modos de vestir, etnias, cores, práticas religiosas e contextos sociais, é fundamental, pois na fase de desenvolvimento infantil, a criança recebe as primeiras referências que servirão de molde para sua personalidade e sua identidade, começando a entender também as normas sociais que regem a convivência dos seres humanos.

As crianças aprendem observando o comportamento em sua volta, por isso, é importante que o ambiente em que ela esteja inserida seja respeitoso, acolhedor e longe de preconceitos. Os pequenos são curiosos e tendem a querer saber o porquê de tudo, por isso, é importante ter cautela e saber responder com clareza quando surgirem dúvidas sobre o assunto, não desencorajando as perguntas.

Você já deve ter ouvido falar que o cérebro das crianças é como uma esponja, que absorve tudo que lhe é ensinado, e isso inclui valores sociais que as acompanharão durante todo seu crescimento, até a vida adulta. Dito isso, é importante entender como inserir as pautas de inclusão e diversidade na educação na infância.

Diversidade Cultural e educação na infância
 

O Brasil é um país extremamente diverso, com pessoas de todas as etnias e nacionalidades. Apesar de ser um grande benefício para a cultura brasileira, toda essa diversidade pode apresentar problemas graças às diferenças culturais entre os povos que vivem no Brasil.

Apesar disso, as crianças não são inerentemente hostis a diferentes povos e costumes. Aprender sobre as diferentes culturas que existem não só no Brasil, mas no mundo inteiro, já na infância é um passo adiante para que a criança cresça com uma mentalidade mais aberta e tolerante, respeitando costumes e tradições únicas de outros povos. A internet facilita o contato com todas essas diferentes culturas, bem como o estudo de sua história, e é uma ferramenta poderosa para auxiliar na educação na infância.

É importante destacar que esse aprendizado não deve ser limitado apenas aos pequenos. É essencial que os pais também sejam abertos e tolerantes, já que muito do que as crianças aprendem vem de pessoas próximas, principalmente familiares, e isso inclui atitudes e valores.

Como os pais podem contribuir com a educação na infância e a inclusão?

As crianças, por natureza, não carregam maldade e preconceitos, mas podem aprender a fazê-lo. Cabe aos pais se educarem para que a eventual curiosidade dos pequenos sobre os diferentes tipos de pessoas seja respondida de maneira respeitosa e informada.

A educação na infância deve incluir o incentivo dos pais para que seja realmente efetiva, e certas práticas podem ser ensinadas diretamente pela família.

  • Explique que características que fazem as pessoas diferentes umas das outras não são ruins ou erradas;
  • Deixe claro que brincadeiras só são divertidas se todos forem incluídos nela, e que nunca devem ser feitas às custas de outra pessoa;
  • Ensine à criança que não existem pessoas melhores ou piores, e que todos merecem respeito;
  • Se a criança apresentar comportamentos intolerantes, busque ensinar a empatia para que ela aprenda a enxergar situações do outro lado, em vez de repudiá-la. Pergunte como ela se sentiria se essas palavras fossem dirigidas a ela;
  • Permita com que a criança frequente espaços diversos, onde ela tenha a oportunidade de conhecer diferentes pessoas;
  • Seja receptivo às perguntas da criança, procurando respondê-las de maneira a ensiná-la a enxergar as diferenças como aspectos positivos quando esse é o caso.


A família constrói o caminho

Como estabelecemos, nenhuma criança nasce realizando pré-julgamentos, ela aprende a se portar da maneira com que é ensinada no dia a dia, por isso, é importante que a educação na infância inclua as pautas de diversidade e inclusão.

A família exerce uma função dominante nesse processo de ensinamento, por isso é importante dar bons exemplos e ensinar às crianças o certo quando observar alguma atitude contrária.

Introduza o assunto em conversas do dia a dia, fale sobre a diversidade, se as crianças estiverem na idade escolar, explique que seus colegas serão diferentes uns dos outros, com diversas personalidades, jeitos, cores e costumes, e que é preciso respeitar essas diferenças.

A empatia é um ensinamento essencial durante essa época, e vai acompanhar a criança por todo o seu crescimento, sendo um valor fundamental em sua vida adulta, portanto, deve ser incluída na educação na infância.

As crianças têm o potencial de criar um mundo muito mais inclusivo e diverso, com relações baseadas em respeito e tolerância, e é o dever dos pais e educadores apontá-las nesse caminho.

Conheça o ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização que contribui com o desenvolvimento de crianças que vivem em condições vulneráveis no país.

As ações são financiadas através do apadrinhamento. As contribuições dos padrinhos são convertidas em ações sociais que afetam não só a criança apadrinhada, mas toda a comunidade ao seu redor, transformando a vida de diversas famílias em situação de vulnerabilidade. Nossa meta é proporcionar as oportunidades que permitam com que a criança escreva sua própria história.

Nosso trabalho garante o acesso à educação, alimentação, saúde, brincadeiras e palestras para que as crianças estejam preparadas para tomar controle de suas vidas e para construir um futuro de qualidade com suas próprias ações.

Muitas vezes, a intolerância nasce da falta de oportunidades de aprender sobre as diferenças, e é exatamente por isso que nosso trabalho é tão importante, bem como a sua ajuda. Apadrinhe uma criança e seja o passo inicial para que uma pequena vida tenha sua realidade transformada.  Entre no site e saiba como apadrinhar!

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM