Qual é o Quadro da Educação Infantil Brasileira?

Os primeiros anos na vida de criança são fundamentais para a construção de habilidades cognitivas e socioemocionais que serão carregadas por ela até a fase adulta. Nesse período, exitem muitos atores que podem impedir um desenvolvimento pleno e, consequentemente, na diminuição ou no aumento da desigualdade social na sociedade.

educação infantil (um desses principais atores influentes) é divida em 3 fases: até os três anos de idade, com as creches; aos 4 e 5 com a pré-escola e, a partir dos 6 anos, com o ingresso no ensino fundamental. Diante da importância de tais instituições fica a questão:

Qual é a realidade da primeira infância em um país tão imenso e desigual como o Brasil? O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável por tais estatísticas, apresenta uma série de indicadores que demonstram a realidade e aponta demandas. Dê uma olhada nelas abaixo!

Cenário da educação infantil no Brasil

De acordo com o Censo Escolar, referente a 2017, as 67,8 mil creches atuantes no Brasil (soma das públicas e privadas) atendem apenas 30,4% (3,4 milhões de crianças) da população dessa faixa etária. As privadas — inacessíveis às famílias carentes — totalizaram 40,6% do total de creches, número que corresponde a 27,1 mil instituições.

educação infantil brasileiraNo âmbito das instituições públicas, a infraestrutura para a educação infantil nos primeiros anos de vida é responsabilidade dos municípios, o que explica parte da carência de creches, uma vez que as prefeituras estão no nível de administração pública mais sensível a verbas.

Já o cenário da pré-escola é um pouco melhor, 90,2% da população na faixa etária é atendida, esse número corresponde a 5,1 milhões de alunos. Quase um quarto das matrículas são em ensino particular (23,2% ou 1,1 milhão de estudantes).

Os primeiros anos do ensino fundamental (6 a 10 anos de idade) são o período de maior cobertura, em que 115,4 mil escolas atendem 99,5% da população — 10,8 milhões de crianças na rede pública e 4,9 milhões no ensino particular.

Educação em outros países

Países que são referência em educação, como Finlândia e Japão, praticam modelos bem distintos do formato brasileiro. Em 2017, tais países ocuparam, respectivamente, primeiro e segundo lugar no ranking da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que abrangeu 35 países; o Brasil ficou com a 34ª colocação. Trabalhar conteúdos de maneira interdisciplinar, garantir pensamento crítico, cidadania e responsabilidade, na prática, são alguns pontos de destaque.

O status e a remuneração dos professores são outros pontos que refletem diretamente nesse sucesso. Por aqui, de acordo com o levantamento do Inep, apenas 78,4% (1,7 milhão) dos 2,2 milhões de profissionais ativos na educação básica do Brasil possuem ensino superior completo. Além disso, a população brasileira é a que menos valoriza docentes.

Trabalho coletivo e interdisciplinaridade

Enquanto isso, o Japão incentiva o trabalho coletivo e cuidado com a escola, desenvolvendo assuntos como economia doméstica e debates, que ajudarão as crianças a se transformarem em adultos autônomos e preparados. Na Finlândia, um mesmo assunto pode gerar aprendizado em matemática, sociologia e história.

Apoie os primeiros anos de vida

Há estudos que comprovam que o investimento na primeira infância é determinante, ainda que a situação da educação infantil do país sugira o contrário. A qualidade do ensino nos primeiros 6 anos de vida traz inúmeros benefícios:

  • capacidade cognitiva acelerada;
  • estimula comportamentos sociais saudáveis e responsáveis (menores índices de obesidade, hipertensão, doenças cardíacas, envolvimento com criminalidade, álcool e cigarro);
  • aumenta o QI (Quociente de Inteligência);
  • e melhora a perspectiva de futuro (diferença de até 25% no rendimento na vida adulta).

Assim, é inegável que a construção de uma sociedade com menos desigualdade social passa pela primeira infância. É de fundamental importância proporcionar vínculos saudáveis com adultos preparados, que estimulem e facilitem o processo de descoberta do mundo.

Responsabilidade social

A sociedade como um todo tem responsabilidade neste cenário, exercendo a democracia por meio da vigilância e cobrança de políticas e investimento público junto às autoridades locais. Bem como apoiando as entidades sociais não governamentais que atuam fortemente para suprir a demanda latente das famílias em situação de vulnerabilidade social, que não têm condições de fornecer a estrutura necessária aos menores.

A partir de projetos financiados por doações e apadrinhamentos (valor fixo acessível destinado mensalmente), crianças que antes estavam imersas nas mais diferentes situações de vulnerabilidade social passam a ter seu potencial desenvolvidos e direitos garantidos. São projetos que transformam vidas, pois dão a chance de que elas vivenciem atividades saudáveis que trarão novos horizontes, percepções e possibilidades para essas crianças.

Investir na primeira infância é proporcionar mais qualidade de vida aos pequenos, o que será refletido em uma sociedade mais segura, mais desenvolvida e mais justa. Adultos responsáveis e atuantes são consequência de um desenvolvimento saudável.

O que você pensa sobre esse tema? Deixe seu comentário abaixo!

 

Related Post

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM