DRP escuta protagonistas de projetos

“A gente se sente importante em ser escutado”, esse é o sentimento de Alysson Santos, jovem que participa há mais de 10 anos dos projetos oferecidos pela Sociedade de Educação e Saúde da Família (Sesfa – 0427) em parceria com o Fundo Cristão para Crianças no município de Barbalha – Ceará. A frase foi dita durante o Diagnóstico Rápido Participativo(DRP), método utilizado para detectar problemas e pensar soluções viáveis de aplicação a partir da comunidade e para a comunidade.

O DRP foi aplicado em 5 instituições: Sesfa (0427) e a Sobef (0426) em Barbalha; no município do Crato a SOAFAMC(3729) em Lavras da Mangabeira a Cobec(0420); e em Moreilândia, no Estado de Pernambuco, a Amoc(4028). Recentemente foram desenvolvidas oficinas sobre a temática e sua aplicação prática com o Centro Social de Orós(3397) e com a Associação Recreativa Solonopole(3385).

Joyce Lima com 14 anos e há 12 nos projetos, resume bem a importância do DRP: “O projeto veio a campo consultar o protagonista da história. Ouvir o que temos a dizer e como gostaríamos que fossem feitos os projetos, isso possibilita apontar o que tem de bom e de ruim. Isso deixa os projetos mais a nossa cara” destaca.

Related Post

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM