Doar pela internet é seguro?

A insegurança ao efetuar compras pela internet está cada vez mais no passado. Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) avaliou o nível de confiança do internauta e constatou: o índice médio de satisfação do consumidor por compras feitas nessa plataforma é de 9,3 (numa escala de 0 a 10). Imagine adicionar a essa experiência positiva a possibilidade de transformar para melhor vidas de milhares crianças, adolescentes e jovens que vivem em situação de extrema pobreza? Dá para passar da nota 10 fácil, não acha?

Para ajudá-lo a identificar mecanismos de segurança que facilitam a doação pela internet sem fraudes, nós reunimos aqui no blog recomendações importantes para você ficar de olho, antes de sair por aí colocando seus dados pessoais e financeiros. Observe só:

shutterstock_155219123

Bônus: Veja em apenas 5 passos como escolher a Ong que merece a sua confiança

-Poucos passos com informações claras: há organizações sociais que simplificam em até três passos rápidos o processo de apadrinhamento de criança (doação em dinheiro para ajudar a manter um menino ou menina que vive em situação de pobreza). Verifique ainda se estão claras informações como o valor a ser descontado — ou seja, se é uma doação recorrente (mensal) ou uma única vez.

-Fácil identificação de informações exigidas por lei: a página virtual deve apresentar, com clareza, dados como razão social, telefone, endereço e CNPJ e, se possível, o  número de registros oficiais junto aos órgãos competentes que regulam a atuação de instituições filantrópicas no Brasil. Fique atento para sites que apresentem um número de celular (uma estratégia comum em sites que fraudam as transações on-line).

-Segurança dos dados: avalie se a organização social possui uma política de privacidade, para evitar que suas informações possam ser passadas a terceiros, aumentando a quantidade de e-mails que você possa receber na caixa postal, por exemplo. Também fique de olho se há a tecnologia de encriptação de dados (para evitar fraudes de cópias de dados).

-Canais para tirar dúvidas: certifique-se se o site possui fácil acesso a opções de contato, como telefone, e-mail e chat on-line. Assim você pode tirar dúvidas no instante que estiver concluindo as etapas de doação.

Acompanhe o resultado da doação: outra maneira de você sentir-se seguro ao doar pela internet é acompanhando a atualização dos canais de comunicação da organização social (site, blog e redes sociais) e sempre exigir um retorno sobre como está sendo investido o dinheiro que você confiou à instituição filantrópica.

Preparamos um ebook específico que detalha melhor as informações para as quais você deve ficar atento antes de decidir o destino de sua contribuição: “Guia completo para escolher a organização social certa”.

O ChildFund Brasil, presente desde 1966, é uma instituição séria que está alinhada a todos esses importantes princípios para realizar doação pela internet com segurança. Possui ainda mecanismos de prestação de contas bem rígidos e transparentes, dando tranquilidade de que o seu dinheiro está sendo bem empregado e mudando, para melhor, a vida de milhares de meninos e meninas que anseiam por um futuro melhor. Saiba como você pode doar!

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM