Doar para ONG e o impacto dessa ação na sociedade

Doar para uma ONG contribui positivamente para o desenvolvimento da sociedade. Uma ONG bem articulada e organizada consegue executar suas estratégias e seu planejamento, para, então, contribuir com o desenvolvimento dessa parcela da população, mesmo sem contar com investimento público.

As ONGs são organizações sem fins lucrativos que promovem ou monitoram diversos projetos sociais, que contribuem para o bem-estar e o desenvolvimento de milhões de pessoas, em situação de vulnerabilidade. As organizações podem atuar no setor social, da saúde, da educação, proteção de crianças, adolescentes, mulheres, entre outros.

Existem milhares de ONGs espalhadas pelo país com foco em diferentes segmentos, mas com o mesmo propósito de viabilizar formas de ajudar a quem vive em situação de pobreza e extrema pobreza. Tais organizações são formas de apoiar determinados grupos sociais para que tenham acesso a direitos básicos assegurados pela nossa Constituição.

Dito isso, é importante buscar uma ONG para contribuir, pois elas precisam de todo o apoio possível para continuarem desempenhando esse papel tão importante e necessário.

Como uma ONG contribui para a sociedade?

Por se tratar de um país com dimensões continentais, o Brasil abriga inúmeras realidades diferentes. Há centenas de anos, vivemos em um cenário de desigualdade social e, por esse motivo, existe uma grande parte da população brasileira vivendo em condições muito aquém das ideais, com pouco ou nenhum acesso ao básico, como, por exemplo: educação, saúde e alimentação.

O Relatório de Desenvolvimento Humano 2021/2022 aponta que o Brasil caiu para a 87ª posição em comparação a 2019/2020, quando ocupava 79ª posição; ou seja, o país despencou oito posições. Segundo dados coletados em 2021 pelo IBGE, são 62,5 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza e esse número cresce cada vez mais.

As ONGs são constituídas para aumentar a eficiência das políticas públicas, diminuindo os danos das consequências de tais disparidades socioeconômicas. Os projetos sociais contribuem para que todos tenham acesso ao básico dos direitos humanos: saúde, educação e alimentação de qualidade. Ao investir em uma ONG, você está contribuindo para uma verdadeira transformação em uma ou mais regiões do nosso país. Por isso é tão essencial doar para ONG!

Porque você deve doar para uma ONG

Ao apoiar uma ONG, você colabora com a melhoria de vida de uma pessoa, uma família e, em alguns casos, de toda uma comunidade. Essa ação significa auxiliar na viabilização de um futuro melhor e com mais oportunidades.

Quando falamos em ajudar ao próximo, queremos mostrar que é uma ação independente que efetuamos para o bem do outro. Seu investimento financeiro é de extrema importância para que essas instituições continuem a funcionar e contribuir nas causas sociais.

Conheça o ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil vem há mais de 56 anos ajudando crianças e adolescentes a terem um futuro melhor aberto de oportunidades. A organização está entre as 100 melhores ONGs do Brasil desde 2017, pelo Prêmio Melhores ONGs.

Em novembro de 2022, o ChildFund Brasil ganhou pela primeira vez o prêmio de Melhor ONG de Assistência Social do país, mostrando cada vez mais sua competência e comprometimento com o trabalho social. E em 2018, 2019 e 2021 foi eleita a melhor organização na categoria crianças e adolescentes.

Nosso objetivo é transformar a vida de crianças e adolescentes, possibilitando que se tornem adultos capazes de liderar mudanças positivas para o mundo com mais oportunidades. Por isso, nossos projetos sociais são desenvolvidos com envolvimento das famílias, da comunidade e da sociedade.

Como você pode apoiar o ChildFund Brasil

Para realizar os seus trabalhos, que impactam positivamente na vida de mais de 110 mil pessoas, entre elas cerca de 60 mil de crianças e adolescentes, a organização conta com a doação de pessoas físicas, por meio do programa de apadrinhamento de crianças e também de doações de empresas, institutos e fundações que apoiam os projetos desenvolvidos.

Tudo isso possibilita crianças e adolescentes a terem acesso à uma nova perspectiva de vida. Os recursos arrecadados não vão diretamente para as famílias das crianças, mas sim para um fundo coletivo usado para financiar atividades de desenvolvimento social, monitoradas pela ONG.

Essa prática faz parte de uma série de ações que executamos, a fim de garantir a integridade e a transparência dos nossos processos, e é o que permite nos assegurar de que o dinheiro está sendo realmente utilizado no desenvolvimento pessoal da criança apadrinhada.

Para assegurar que seu dinheiro está sendo investido realmente na causa, realizamos prestações de contas, disponibilizando em nosso site  todos dados de transparecia por meio do  Relatórios de Sustentabilidade, com base em diretrizes globais, a Global Reporting Initiative (GRI).

Investir em uma ONG é coisa séria, por isso o ChildFund Brasil busca mostrar de forma clara para o investidor para onde está indo o dinheiro e quais os projetos sociais são realizados para contribuir com a melhoria de vida dessas crianças

Doar para ONG: cuidado ao escolher uma instituição

Muitas pessoas pensam em contribuir com doações para alguma ONG, porém ficam reticentes diante a inúmeros casos de golpes e fraudes que acabam desviando recursos para fins não adequados às causas sociais. Por isso, existem alguns aspectos que são importantes avaliar na hora de escolher em qual ONG investir:

Transparência: É importante buscar por uma entidade que preste contas de todo o dinheiro doado para que o investidor examine o destino dos recursos;

Qualidade de gestão: Uma entidade que realiza uma gestão estratégica e com objetivos bem definidos consegue cumprir sua missão, dando abertura para que o investidor acompanhe o andar de todos os projetos;

Impacto Social: Além de prestar contas, as ONGs precisam demonstrar em dados reais o impacto social que está sendo gerado pelas suas ações;

É importante que o doador tenha acesso a todo o processo para ficar claro para onde o dinheiro investido está indo. O ChildFund Brasil visa mostrar de forma nítida com vídeos, relatos e até mesmo mantendo contato do padrinho ou da madrinha com a criança apadrinhada, bem como com nossa rede de doadores, para que, assim, não deixe dúvidas de que a pessoa está fazendo um gesto nobre e correto.

Ajudar ao próximo é uma ação que traz sentimento de felicidade e realização, que tal contribuir para que mais crianças possam ter acesso aos projetos desenvolvidos pelo ChildFund Brasil? Entre no site e apadrinhe uma criança!

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM