8 dicas para formar uma família acolhedora

Uma família acolhedora é o cerne do desenvolvimento psíquico, emocional e físico da criança. Manter um clima de saúde, amor e afetuosidade em casa determina muitos traços da personalidade de um ser em formação.

Você valoriza o convívio e a harmonia familiar? Acompanhe 8 dicas para formar uma família acolhedora!

1- Façam as refeições juntos

As três principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar) são momentos que oportunizam o convívio coletivo entre todos os membros familiares. Bater papo, fazer brincadeiras e contar casos são ações naturais que decorrem dessa união e que contribuem para estreitar os laços afetivos e formar uma família acolhedora. Isso é comprovado cientificamente!

Pesquisadores da Universidade de Michigan analisaram os hábitos de crianças norte-americanas por 16 anos (entre 1981 e 1997) nos momentos das refeições. Nos resultados, descobriram que as crianças que as faziam junto com os pais eram mais tranquilas e se envolviam menos em problemas como drogas, suicídio e gravidez na adolescência, além de tirarem notas melhores na escola.

Apesar das rotinas de trabalho dos pais, é compreensível que o ritual não possa ser repetido diariamente. Mas a união da família pelo menos uma vez por semana durante as refeições já influencia positivamente no comportamento das crianças.

2- Compartilhem histórias

Como dissemos, o momento das refeições é uma oportunidade de diálogo para a família. Nessas ocasiões, é muito comum que histórias sejam compartilhadas.

Independente do momento, contar para os filhos casos de seus antepassados é delicioso e faz muito bem para as crianças! Além do orgulho que os pais sentem ao compartilhar as histórias de si mesmos ou dos avós, alguns pesquisadores já comprovaram os efeitos das conversas realizadas na mesa de jantar. O resultado é bastante interessante: as crianças que conheciam essas histórias do passado eram mais felizes, tinham autoestima elevada e sentiam-se mais seguras de si.

A presença dos avós

Os casos também contribuem para criar um laço maior entre os filhos e os avós. A propósito, há uma relação direta entre eles e a felicidade da criança.

Além de a presença deles deixarem a criança mais tranquila e menos estressada, os filhos aprendem sobre compreensão e compaixão. A Universidade Brigham Young concluiu que os jovens que tinha proximidade com seus avós se saíam melhor na escola e demonstravam maior preocupação com seus colegas. Ou seja: uma família acolhedora envolve a presença dos avós.

3- Envolvam as crianças nas decisões

Uma família acolhedora pratica o diálogo sempre. Inclusive e principalmente nas atividades que envolvem as crianças, dar-lhes voz para se expressar fortalece o respeito e a consideração.

Conferir-lhes autonomia condizente com sua idade faz com que as crianças desenvolvam habilidades de planejamento e avaliação de situação. Quando os pais escolhem um esporte, por exemplo, sem conversar com a criança, não sabem seu real interesse quanto a ele.

Mas abrir um diálogo para que o filho se expresse, planeje seu tempo e estipule suas metas contribui para que ele se torne mais disciplinado e consciente de suas escolhas. O respeito e a admiração recíproca só tendem a crescer.

4- Respeitem o espaço do outro

Se os pais desejam que os filhos respeitem os pais e as regras da família, os adultos precisam adotar a mesma postura em relação às crianças. A via de mão dupla no respeito é a base de uma família acolhedora, pois a criança se sentirá amada quando notar que seus pais compreendem seus sonhos, seus medos e suas vontades.

Respeitar o espaço do outro é saber seus próprios limites. Se todos entendem as regras de convívio, não há espaço para discussões mais calorosas, brigas e desrespeito. Para que isso funcione, as regras devem ser feitas coletivamente.

família acolhedora

5- Divirtam-se juntos

Diariamente, convivemos com inúmeras regras no convívio familiar. Isso pode se tornar cansativo e, por isso, a diversão conjunta é um ótimo remédio. As horas de descontração são excelentes para fortalecer os laços, uma das características de uma família acolhedora.

As famílias que realizam programas gostosos juntos, seja entre si ou com outros parentes, são mais felizes, pois compartilham momentos de prazer unidos. Como cada membro tem uma preferência, o ideal é variar conforme os gostos para que todos se sintam prestigiados.

6- Compartilhem crenças e valores com as crianças

A harmonia familiar é muito relacionada às crenças e aos valores que os pais possuem e transmiti-los aos filhos é um ótimo passo para manter um bom clima entre todos. A partir do momento em que as crianças entendem no que devem basear suas ações, tornam-se menos propensas a desenvolverem comportamentos que os pais desaprovam.

7- Incentivem a caridade

Um dos valores que uma família acolhedora deve ter é a caridade. O amor ao próximo e a vontade de ajudá-lo transcende a realização pessoal e as crianças que aprendem isso desde cedo se tornam adultos melhores.

Humanidade, compaixão, amor, carinho, afeto e cuidado são alguns sentimentos que podem ser desenvolvidos quando a caridade é ensinada como cultura desde cedo. Por isso, é crucial que os pais criem esse hábito na criança desde cedo.

8- Pratiquem o apadrinhamento de crianças

Dentro dessa ideia da caridade, vemos muitas famílias que optam por exercer esse ato de amor por meio do apadrinhamento de crianças. Aproximar-se de uma criança em situação de vulnerabilidade e ajudá-la a se desenvolver do melhor modo possível é a concretização dos melhores valores e crenças de um ser humano, que é o amor ao próximo.

Quando os filhos veem na prática o que os pais fazem, levam essas ações por toda a vida. É sempre importante lembrar que eles repetem muitos padrões de comportamento daqueles que são referências.

Ao verem seus pais ajudando outra criança, sentem-se orgulhosos e com vontade de participar dessa ação. Porém, é importante destacar que o apadrinhamento de crianças deve ser feito por meio de instituições sérias e confiáveis.

Como o ChildFund Brasil, organização legalmente constituída que apresenta projetos sociais com resultados surpreendentes em seus locais de atuação. Seu principal foco é transformar para melhor as vidas de crianças em situação de vulnerabilidade e oferecer para elas oportunidade de se tornarem jovens, adultos, pais e líderes que poderão atuar gerando transformações positivas nas comunidades.

Deseja receber outros conteúdos exclusivos e gratuitos? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM