Diários de Bordo do projeto Olhares em Foco: Fortaleza e Belo Horizonte

E o trabalho do Olhares em Foco continua! O projeto está realizando duas edições simultaneamente, uma em Belo Horizonte, no Aglomerado da Serra, e outra em Fortaleza. Durante as aulas, os professores que aplicam as oficinas desenvolvem diários de bordo, registrando o que ensinaram ao jovens e como as aulas vêm se desenvolvendo.

Veja a seguir os diários de Fortaleza e de BH, respectivamente:

“No dia 10 de Abril, juntamente com a turma do turno da manhã fomos fotografar o centro da cidade de Caucaia. Na volta fizemos o percurso de trem, onde surgiram registros interessantes. Já no dia 12, um sábado de sol e chuva, fomos visitar a feira da fotografia em Fortaleza, um evento destinado para apaixonados por fotografia, seja por hobby ou profissão. (…) No dia 17 de abril, com ambas as turmas manhã e tarde, fugindo um pouco da temática urbana, decidimos por fotografar a orla praiana iniciando pelo parque Leblon, Praia do Pacheco e Praia do Icaraí, retornando pela orla marítima, Vila Del mar até o bairro do Pirambú. Em 20 de abril, demos continuidade ao o que foi feito com a turma da manhã, sendo que agora com a turma da tarde, fotografando a cidade de Caucaia e voltando de trem (…). Em 27 de Abril fomos fotografar a Lagoa das Cristalinas que inclui a lagoa, as dunas e toda sua paisagem. Já no dia 10 de maio fotografamos a orla do sertão que inclui a serra do garrote e suas demais serras, em seguida já no dia 15 de maio foi a vez do Cauipe e Carnaubeiras. Dia 17 de maio, achei necessário que assistíssemos ao famoso documentário War Photographer (Fotografos de Guerra), que exibe o trabalho do fotojornalista norte-americano Nachtway e um pouco da sua ideologia. Ele acredita que a fotografia pode ser um forte antídoto contra a guerra. As imagens captadas pelas lentes de Nachtwey buscam transmitir todo o horror, toda a insanidade e toda a dor provocada pelas guerras.


Max Marduque

Público-alvo: 30 alunos ao todo (15 da manhã e 15 da tarde)
Objetivos: apresentar técnicas de composição e colocá-las em prática. Análise de imagens produzidas nas últimas aulas.
Conteúdos norteadores: conceitos básicos da fotografia, discussão sobre composição fotográfica, o que são planos, como são utilizados nas imagens, composição usando linhas, regra dos terços e sua aplicação, o que é perspectiva e sua aplicação na composição fotográfica, apresentação de imagens de fotógrafos renomados que utilizam planos, linhas e perspectiva em suas imagens. Reapresentação das regras de comportamento em grupo, processo de tomada de decisão democrática (os alunos é que decidem onde ir nas saídas fotográficas pela comunidade) e apresentação de regras de respeito mútuo.

Nesta décima terceira aula foram apresentados os seguintes conteúdos:
1) Apresentação das imagens produzidas por cada aluno nas últimas aulas e debate sobre as técnicas utilizadas e discussão sobre os erros mais comuns e presentes nas imagens produzidas;
2) Seleção de imagens a serem enviadas ao concurso fotográfico do Jornal Estado de Minas;
3) Apresentação e exemplificação do que são planos, utilização de linhas, regra dos terços na composição e uso de linhas em perspectiva;
4) Saída fotográfica no entorno do Conselho de Pais Criança Feliz para a fixação dos conceitos de composição fotográfica;
6) Retorno à sala de aula para a apresentação das imagens e para que cada aluno participe de uma discussão sobre suas fotos produzidas durante a saída, suas dificuldades e descobertas;
7) Discussão sobre o processo de decisão democrática e conversa franca com alunos sobre o comportamento durante as saídas fotográficas. Os alunos decidiram que a eleição de líderes de turma facilitaria o processo de decisão. A partir de agora os líderes irão auxiliar na decisão do roteiro a ser percorrido durante as aulas práticas.

Jorque Quintão

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