O papel do ChildFund Brasil no desenvolvimento social das comunidades

O ChildFund Brasil atua desde 1966 no Brasil, e é uma das ONGs mais reconhecidas do país, com um trabalho extremamente sério que visa impactar positivamente a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Ao longo desse artigo, vamos explicar a nossa atuação e o motivo da importância do apadrinhamento como forma de auxiliar a aplicação de programas e projetos sociais com impactos duradouros na vida dos membros da comunidade. Vamos falar sobre desenvolvimento social!

Antes de tudo, precisamos falar sobre a realidade de milhões de crianças no Brasil. Os dados são alarmantes: são mais de 9 milhões de crianças de 0 a 14 anos vivendo em extrema pobreza, de acordo com a Fundação ABRINQ. A renda per capita mensal dessas famílias é de R$235,25, o que impossibilita que tenham acesso a uma série de direitos fundamentais não apenas para a infância, mas para toda a vida.

No nosso blog, você pode conferir uma série de outros artigos que abordam a realidade de muitas crianças: trabalho infantil, violência infantil, privação de direitos, dentre outros. Clique para ler.

Ao apoiar o ChildFund Brasil, você garante a gestão de programas que proporcionam às crianças acesso à educação, alimentação, saúde, proteção, dentre muitas outras nuances essenciais para o desenvolvimento infantil pleno e saudável. Só é possível realizar esta transformação com o apoio dos padrinhos e madrinhas que investem nas vidas de milhares de crianças e adolescentes pelo Brasil.

Por meio da contribuição, conseguimos impactar positiva e efetivamente não apenas a vida de uma criança, mas também todo o sistema de apoio que a rodeia, ou seja, família e comunidade. Com isso, anualmente, beneficiamos cerca de 130 mil pessoas, entre as quais mais de 40 mil são crianças, adolescentes e jovens.

O que é o apadrinhamento?

O apadrinhamento financeiro realizado pelo ChildFund Brasil é uma forma de doação mensal que visa financiar a participação de crianças e suas famílias em os projetos sociais onde crianças nas regiões mais vulneráveis do Brasil.

Vale a pena ressaltar que o dinheiro do apadrinhamento não vai diretamente para a criança ou a sua família, mas para a realização do trabalho da organização. Dessa forma, o valor arrecadado por doações e apadrinhamentos é direcionado para um fundo, sendo encaminhado posteriormente para o projeto social do qual a criança ou adolescente apadrinhado participam

Esse sistema permite a transparência necessária para que você possa acompanhar o progresso conquistado a partir do seu investimento. Ao apadrinhar, você recebe relatórios periódicos para se certificar de que o seu dinheiro está sendo bem utilizado!

Além disso, ao ajudar o ChildFund Brasil, você pode também oferecer para a criança, além de um apoio financeiro, afetividade, cuidado e carinho. É possível trocar cartas e até mesmo visitar a criança sob nossa supervisão. Isso faz toda a diferença na vida de uma criança.

Como  um padrinho auxilia no desenvolvimento social das comunidades?

Como dito, a contribuição monetária dos padrinhos vai para um fundo. Posteriormente, esse valor é direcionado para Organizações Sociais Parceiras (OSPs) que atuam diretamente em municípios assolados pela situação de pobreza.

São essas organizações sociais locais que recebem o nosso apoio e, por estarem totalmente inseridas no contexto das comunidades, auxiliam não somente as crianças e adolescentes, mas também todas as pessoas ao seu redor, direta e indiretamente.

Por meio de nossa atuação com as OSPs, auxiliamos em um processo de ‘mudança de mentalidade e realidade’. Queremos não só resolver questões pontuais, mas gerar mudanças profundas, que tenham efeitos em longo prazo. Nossa visão atuando com as comunidades é a de transformar um ambiente desfavorável em um ambiente favorável – sendo essa a motivação para pensar cada um dos projetos desenvolvidos.

Sendo assim, ao trabalhar em conjunto com a sociedade civil, governos e iniciativa privada, transformamos de maneira sustentável a realidade de brasileiros submetidos a privações e em estado de vulnerabilidade financeira e social. Isso é o que chamamos de desenvolvimento social!

Conheça alguns de nossos projetos de desenvolvimento social

Nossos programas e projetos sociais são desenvolvidos através de um diagnóstico da comunidade, avaliando as necessidades de todos e os principais desafios. Assim, é possível que cada projeto se adapte de acordo com a realidade local, levando em conta a faixa etária, aspectos econômicos, sociais, políticos e ambientais.

Agrupamos as pessoas beneficiadas em prol de um objetivo geral, para atender às demandas comuns àquele grupo atendido. Realizamos os projetos conforme cada faixa etária ou grupo atendido: de 0 a 6 anos; de 7 a 14 anos; de 15 a 24 anos; famílias das crianças; comunidade como um todo.

Saiba mais sobre alguns dos projetos para cada grupo:

Primeira infância saudável e protegida (0 – 6 anos)

Através do programa, o nosso principal objetivo é trabalhar com os pais ou cuidadores sobre como proteger e cuidar melhor das crianças, garantindo seu pleno desenvolvimento de forma saudável. Para alcançar isso, desenvolvemos o projeto Brincando e Crescendo Feliz, que promove ações que contribuem com o desenvolvimento integral e bem-estar da faixa etária, assegurando que todos os seus direitos sejam respeitados.

Também temos o projeto Família Cuidadora, que promove ações comunitárias que visam responder satisfatoriamente a segurança alimentar e nutricional das crianças com a idade apontada. Fortalece os mecanismos comunitários de proteção à criança, e articulação com os serviços socioassistenciais e da saúde. Tudo isso só é possível com a ajuda do apadrinhamento!

Crianças e adolescentes saudáveis e confiantes (7 – 14 anos)

A partir dessa idade, desenvolvemos um programa para estimular uma infância e adolescência saudáveis. O foco é fortalecer os vínculos entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, bem como promover a educação e cultura de paz, trabalhando com os seguintes projetos:

Adolescentes saudáveis e participativos: esse projeto estimula uma educação de qualidade, fortalecendo a convivência familiar e comunitária através das ações das crianças e adolescentes.

Habilidades para a vida: além de garantir às crianças e adolescentes serviços socioassistenciais e de saúde, também estimula uma consciência crítica e cidadã. É o apadrinhamento agindo na mudança de realidade de milhares de adolescentes e crianças.

Jovens capacitados e participativos (15 – 24 anos)

Com esse projeto, o nosso foco é fortalecer a identidade pessoal e coletiva dos jovens e estimular uma juventude participativa e o seu protagonismo na sociedade, para que estejam capacitados para a sua inclusão no mercado de trabalho. Assim, são desenvolvidos os projetos:

Identidade e participação cidadã: o intuito é contribuir para o fortalecimento da identidade pessoal e coletiva de todos os jovens da comunidade.

Qualificação pessoal e profissional: apoio ao desenvolvimento dos jovens para que eles tenham boas condições de se inserirem no mercado de trabalho. Viu só como o apadrinhamento impacta diretamente a vida de crianças, adolescentes e jovens?

Família e comunidade segura e protegida

Neste programa, o objetivo é contribuir para que as famílias, comunidades e organizações realizem suas ações de maneira coletiva, visando o desenvolvimento social integral, além do bem-estar de todas as crianças, adolescentes e jovens, além de buscar assegurar que todos os direitos sejam respeitados. Alguns dos projetos executados com esse fim são:

Água pura para crianças: o projeto é uma parceria do ChildFund Brasil com a P&G, atendendo nove municípios do Vale do Jequitinhonha. O foco é levar às famílias de cidades ou vilarejos uma solução para que possam consumir água potável e de qualidade. Moradores dessa região utilizam água sem tratamento adequado proveniente de poços cavados à mão, rios e lagos. Para que o projeto aconteça, são distribuídos sachês de purificação que transformam a água imprópria para o consumo em água potável.

Avicultura Doméstica: desenvolvido diretamente com as famílias, o projeto viabiliza a avicultura doméstica em suas casas para que tenham acesso a uma alimentação saudável e sustentável para garantir o desenvolvimento das crianças.

Sustentabilidade do lar: contribui para que as famílias e seus indivíduos conquistem o direito de sobrevivência digna, assegurando-lhes acesso aos meios de vida sustentáveis para a promoção do desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens em seu lar.

Conheça o ChildFund Brasil

Nos nossos mais de 50 anos de história, já beneficiamos milhares de pessoas espalhadas por centenas de comunidades brasileiras, o que demonstra nosso impacto social no desenvolvimento destas regiões.

Você tem a oportunidade de ajudar uma criança a sair da situação de vulnerabilidade em que vive e se tornar protagonista da sua própria vida e viver com mais dignidade. Apadrinhe uma criança e seja parte da mudança!

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM