Desenvolvimento infantil: a importância da leitura na infância

Durante o processo de desenvolvimento, a criança passa por uma fase de aprendizagem para adquirir e aprimorar diversas capacidades de âmbito cognitivo, motor, emocional e social. A prática de hábitos começa a definir a personalidade da criança, por isso, é importante contribuir para que esse processo de desenvolvimento infantil ocorra da melhor forma possível. A literatura tem um papel muito importante no processo de desenvolvimento infantil. Ao incentivar a criança a criar hábitos de leitura, automaticamente você está contribuindo para que ela desenvolva ainda mais a imaginação, aprenda a lidar com foco, atenção e trabalhe seu aspecto socioemocional.

Ler histórias é uma forma de produção de sentidos e afetividade, que pode contribuir para a expansão da forma de ver e desvendar o mundo para a criança, e por isso pode ser visto como o ponto de partida para a construção da identidade do pequeno leitor. Quando contamos uma história para alguma criança, por exemplo, infligimos a ela diversas sensações: ela cria sentimentos, faz comentários e questiona. E isso é importante para o seu crescimento. Maturar essas sensações faz parte do processo de desenvolvimento infantil.

O que é desenvolvimento infantil?

O desenvolvimento infantil é um processo que todas as crianças passam ao decorrer do crescimento, é o momento no qual ela atravessa por fases como: engatinhar, andar, falar, brincar e a ter conhecimentos educacionais.

É nesse período que a criança começa a desenvolver sua personalidade. O psicólogo Jean Piaget foi o responsável por um estudo que sinalizou as etapas do desenvolvimento infantil, dividindo-as em quatro fases:  sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Sensório-motor: 0 a 2 anos
Fase de desenvolvimento inicial, no qual a criança aprende a engatinhar, andar e desenvolve a capacidade de se concentrar. O bebê começa a ter consciência dos movimentos que antes eram involuntários. Durante esse período só possuem consciência daquilo que podem ver.

Pré-operatório: 2 a 7 anos
Nessa fase ocorre a representação da realidade dos pensamentos. Por algumas vezes, a criança não tem a real percepção dos acontecimentos e, sim, da sua própria interpretação. Durante esse período também se observa a necessidade de dar vida às coisas, a fase dos “porquês” e do “faz de conta”, no qual a criança explora muito a imaginação.

Operatório concreto: 8 a 12 anos
Fase na qual a criança demonstra o começo do pensamento lógico, e as normais sociais começam a fazer sentido. A  criança consegue entender que existem regras sociais, senso de justiça e desenvolve opinião própria.

Operatório formal: a partir dos 12 anos

Nessa idade, a pessoa já possui a capacidade de compreender situações e experiências vividas por outras pessoas. Mesmo que ela jamais tenha vivido algo parecido, começa a compreender através de situações vividas por outros. O pré-adolescente também consegue criar situações hipotéticas, teorias e possibilidade de começar a se tornar um autônomo.

Leitura na infância

A prática da leitura na infância é importante para o desenvolvimento de diversos aspectos: melhora e aumenta o vocabulário, contribui no desenvolvimento da escrita, permite que a criança tenha uma visão mais ampla do mundo, mais sensível e humanizada e contribui para que ela comece a ter, desde cedo, pensamento crítico e opinião própria.  Estes são apenas alguns dos benefícios da leitura na infância, e por isso é necessário incentivar a prática desde cedo.

Uma estratégia que pode contribuir para que a criança desenvolva o hábito de ler é o incentivo dos pais; criar rotinas de leitura com a criança é fundamental. O ato de ler para uma criança desperta nela a curiosidade acerca da história sendo contada e dos seus desdobramentos, gerando uma ansiedade, no bom sentido, de aprendizado.

Quando escuta uma história, a criança anseia pelo final da mesma, desenvolvendo interesse pela leitura. Esse processo abre portas para quando chegar a hora do processo de alfabetização escolar, em que a leitura e a escrita forem inseridas, a criança já tenha um parâmetro básico de incentivo, despertando assim, um maior interesse pela literatura.

É muito importante instruir a criança de modo que a leitura se torne algo natural. Busque saber quais assuntos são de maior interesse da criança, como, por exemplo: histórias em quadrinhos, livros de colorir, contos de fadas e livros interativos, por exemplo.

Definir um cantinho da leitura também contribui muito para que a criança se sinta estimulada a buscar algo para ler. Assim, você participa de forma ativa e positiva no reforço de hábitos que vão favorecer a criança no futuro.

Promova atividades

Durante o processo de desenvolvimento infantil, qualquer oportunidade de brincar e se divertir é bem-vinda. Utilize isso para inserir a leitura no dia a dia da criança. Veja alguns exemplos:

  • Após a criança fazer a leitura do livro escolhido, sugira que a mesma crie desenhos das partes que mais gostou;
  • Grande parte dos livros foram adaptados para filmes, combine com a criança uma dinâmica de ler o livro e depois ver o filme. Além de se tornar algo divertido, contribui para a imaginação da criança;
  • Brincadeiras como teatro, redação, mimica, são opções também a serem inseridas;

A seguir, conheça mais sobre o nosso trabalho em prol do desenvolvimento infantil!

 O ChildFund Brasil e o incentivo à leitura

O ChildFund Brasil mobiliza recursos pelo apadrinhamento, no qual crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade são inseridas em projetos sociais desenvolvidos com o envolvimento das famílias, das comunidades e da sociedade, criando um ambiente de proteção e auxílio. Nesses projetos, além de promover a segurança alimentar, também são estabelecidas ações que visam fomentar uma educação de qualidade, realmente emancipadora.

Somente através da educação é que a criança tem acesso a um desenvolvimento infantil adequado e saudável, possibilitando que a mesma cresça com muito mais oportunidades de prosperar e quebrar o ciclo da pobreza.

Em nosso artigo sobre “Uma infância saudável tem o poder de quebrar o ciclo da pobreza” falamos sobre como é importante o processo de desenvolvimento infantil e o papel das ONGs para contribuir nesse processo na vida de crianças e adolescentes, que vivem em condições de vulnerabilidade.

Conheça mais do nosso trabalho e entenda como o apadrinhamento pode ser capaz de transformar vidas.

Clique aqui para conhecer mais sobre os nossos projetos!

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM