De volta para casa

O IBGE divulgou recentemente dados que mostram que muitos migrantes que nos anos 60 a 80 deslocaram-se para São Paulo e Rio agora tendem a voltar para a cidade de origem. Aqueles que não saíram, também pensam em ficar.

Segundo o IBGE, a tendência é de deslocamentos entre municípios de um mesmo estado e queda acentuada nas migrações entre regiões. Outra mudança ocorrida na última década é que Rio de Janeiro e São Paulo deixam o papel de “importadores” para “exportadores” de moradores. O Espírito Santo que é a bola da vez, como foco de atração de novos habitantes.

A saturação das metrópoles e melhor distribuição da oferta de emprego são os causadores destas mudanças. Os dados apontam que as pessoas preferem hoje cidades de médio porte. 

“A principal motivação para a migração é a busca por trabalho. Qualidade de vida e menos violência podem ser complementares. Dos anos 80 para cá, houve desconcentração da atividade econômica. O Nordeste passou a segurar população e atrair a migração de retorno. Pode-se dizer que o país hoje se desenvolve em quase todas as áreas. Com essa mudança no modelo de desenvolvimento, os imigrantes tendem a diminuir”, resume o pesquisador do IBGE Antônio Tadeu Ribeiro de Oliveira, um dos autores do artigo “O panorama dos deslocamentos populacionais no Brasil: Pnads e Censos demográficos.”

Veja também: infográfico Os novos movimentos de migração no Brasil

Fonte: Estadão

Related Post

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM