De afilhado a médico, leia a história de Thiago

Thiago mora na periferia da cidade de Fortaleza/CE e mais uma vez vai jogar bola com os amigos. No rosto, algumas espinhas; nos pés, nenhuma sandália. Até aí nada de especial, afinal, ele é igual a outros milhares de jovens com a mesma idade e mesmas características, se não fosse por alguns detalhes.

“Hoje é dia de futebol, os meninos já estão me esperando. Mas tudo bem, eu vou contar a minha vida”, é assim entre risos, que Thiago Lopes decide contar a sua história. Tudo começou quando ele deixou a casa dos pais em Paraípaba, litoral do Ceará, para morar com os avós, em Fortaleza. O novo lar era um pequeno comércio montado pelo avô, a única garantia de sustento da família. Nesse tempo, ele tinha oito anos e não entendia muitas coisas. Por isso sua tia o ajudava nas cartinhas que escrevia para seu padrinho. Nessa época, Thiago era uma das crianças assistidas pelo Projeto União, organização parceira do Fundo Cristão para Crianças.

Atualmente, com 21 anos, estudante do sétimo semestre de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Thiago não só entende sua nova realidade como também a importância do Fundo Cristão para Crianças em sua vida. “Hoje sei que o apoio que tive com a aquisição de material escolar, ajuda financeira e medicamentos foram de grande importância para mudar minha vida. Percebo como as atividades realizadas pela organização conseguem tirar as crianças da rua. Como o carinho dos padrinhos, manifestado por meio de cartinhas ou visitas, proporciona uma alegria sem fim, nos fazendo sentir pessoas especiais. E isso é fundamental”, enfatiza.

Minha caminhada até a universidade não foi fácil. Não tinha um lugar para estudar. Antes era só um pequeno comércio, não tinha compartimentos divididos e a única saída que encontrei foi me isolar no banheiro. Coloquei dentro do pequeno espaço uma mesinha com uma luminária, uma cadeira e meus livros. Fixei na parede uma tabela periódica e passei um ano da minha vida ali estudando. Foi muito cansativo, mas hoje estou colhendo o que plantei”, conta com satisfação.

Mesmo dividido entre a faculdade, plantões, estudo, namorada e futebol, Thiago ainda encontra tempo para retribuir o apoio que recebeu. O futuro médico ministra palestras para os jovens que participam dos projetos desenvolvidos pela organização Projeto União. “Por meio de orientações e palestras tento manter os jovens longe das ruas. Falo da minha experiência e de como consegui vencer na vida. Tento motivá-los para uma vida melhor”, diz.

Para o estudante de medicina muitas histórias como as dele podem se repetir. “Existem muitas crianças com potencial, mas muitas talvez não consigam pela falta de oportunidades. Tive muita determinação e ajuda, principalmente, do meu padrinho”.

Planos para o futuro não faltam, além da especialização em cirurgia geral, Thiago quer fazer um ano atendendo no interior do Ceará.

Related Post

LEIA TAMBÉM