Nutrindo com amor: o que faz uma criança crescer mais feliz?

O que faz uma criança feliz? Quais ações devem ser cultivadas para que as crianças do Brasil possam crescer felizes e saudáveis, com a garantia de um bom futuro? A resposta é simples, mas ainda longe de ser a realidade de todas elas: ter pleno acesso à saúde, educação, lazer, esporte, cuidados familiares e tudo mais o que lhes permitir se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade.

Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Instituto Datafolha, com 1.525 crianças brasileiras de 4 a 10 anos, de todas as classes econômicas, visou descobrir o que faz as crianças felizes. Para isso, elas responderam uma questão aberta: “O que você mais gosta de fazer quando não está na escola? ”. Além disso, foram propostas 26 situações, para que utilizando uma escala visual de cinco pontos (cartão “de carinhas”), manifestassem seu estado de alegria ou tristeza frente a cada uma.

O estudo descobriu que, para a maioria das crianças, o que mais traz felicidade é o dia do seu aniversário (96% das respostas), bem como praticar esporte (94%), brincar com os amigos (92%), as férias escolares (91%) e assistir TV (90%). Do outro lado, a situação na qual se sentem “muito tristes” e “tristes” é ficar longe da família (71% responderam isso).

Com essas respostas, é possível ter um panorama sobre o que precisam: uma infância feliz, com direito à brincadeiras, lazer, atividades esportivas e convivência familiar, recebendo afeto e carinho por parte dos pais. Uma infância feliz é aquela em que a criança vai para a escola, é cuidada e amada pelos pais, tem amigos e não se preocupa com nada além de brincar e aprender.

Tudo isso é muito importante para toda a vida de um cidadão, já que ter uma infância despreocupada, sem problemas como a fome, a violência, a extrema pobreza e a falta de direitos fundamentais, auxilia significativamente no desenvolvimento emocional. Confira, nesse artigo, a importância desse desenvolvimento durante a infância e como a condição social pode prejudicá-lo.

Ao longo dos próximos tópicos, vamos abordar exemplos do que as crianças necessitam para crescer de forma plena, feliz e saudável:

Uma boa alimentação

As crianças precisam de uma alimentação equilibrada e regular, já que estão em uma fase de desenvolvimento e crescimento. Além disso, costumam gastar muita energia. Por isso, comer em intervalos regulares, reabastece o cérebro e o corpo em crescimento, além de manter a fome sob controle.

Uma boa noite de sono

É preciso que as crianças tenham a possibilidade de um sono tranquilo, com conforto. Para isso, cabe aos adultos ensiná-las sobre a hora correta de dormir, criando uma rotina para que o tempo necessário de repouso seja respeitado. Somente assim elas ficam descansadas para brincar e aprender.

Muitas brincadeiras

O brincar é essencial para a qualidade de vida e a manutenção da alegria. Através das brincadeiras, a criança aprende, experimenta o mundo e suas possibilidades, cria relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções, desenvolve sua linguagem e habilidade motora e muito, muito mais.

Criança precisa brincar. Infância sem brincadeira não é uma infância feliz, deixando de garantir o desenvolvimento pleno que deve ocorrer nessa fase.

Práticas esportivas

O esporte, enquanto atividade física organizada, é importante não apenas para o desenvolvimento físico e motor, mas também para o desenvolvimento social e bem-estar psicológico.

A partir de suas regras e condições, é possível compreender formas de se relacionar com os outros, trocando experiências, competindo e ajudando.

Ir à escola

As escolas são parte fundamental. É um espaço onde se desenvolve o social, o cognitivo e o afetivo, funcionando como um espaço que não apenas ensina, mas que também protege e cuida das crianças e jovens enquanto crescem.

Afeto dos responsáveis

Quando os pequenos sabem que amados e apoiados, eles se tornam mais confiantes e seguros de suas decisões.

Antes de tudo, o afeto deve vir da família, que exerce um papel fundamental na formação do cidadão. É a primeira escola da vida, lugar em que se tem os primeiros exemplos de valor, portanto, o lugar de onde deve vir o amor e o carinho.

E quando a criança não tem acesso a algum desses pontos?

Infelizmente, no Brasil, há muitas crianças que não têm acesso a um ou mais pontos da lista e da pesquisa abordada acima. Embora os índices tenham melhorado em relação nas últimas décadas, a fome, a evasão escolar, a falta de oportunidades de lazer e esportivas, bem como a ausência de afeto em lares violentos são questões que ainda assolam a vida de muitas crianças.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 2 milhões de crianças e adolescentes no país estavam fora da escola em 2018 – o equivalente a 5% dos indivíduos nessa faixa etária.

A pobreza multidimensional é um problema imenso. Dados do Núcleo de Inteligência Social (NIS), uma parceria do ChildFund Brasil com a PUC Minas, de 2020, indicam que quase 5 milhões de crianças enfrentam privações de direitos básicos. Segundo a pesquisa, domicílio com crianças até 11 anos são ainda mais sujeitos a uma maior intensidade e incidência, do que as outras residências. Falta de saneamento básico, rede de esgoto, acesso a água potável, entre outros desafios é a realidade 1 em cada 6 crianças.

Com a pandemia de Covid-19, em 2020, os números podem ser ainda maiores. Tudo isso nos alerta para o crescimento de problemas como a fome, o risco de doenças, o trabalho infantil e a evasão escolar.

Acesse aqui o Atlas da Pobreza no Brasil e entenda mais sobre esse problema.

No caso da fome, essa é uma realidade cada vez maior e, ao que tudo indica, o Brasil caminha a passos largos rumo ao Mapa Mundial da Fome, que havia saído em 2014.

Como podemos mudar essa realidade?

Plantando uma semente capaz de transformar o futuro. Você pode cultivar esse futuro mais feliz apoiando o ChildFund Brasil, por meio do apadrinhamento de uma criança que vive em situação de vulnerabilidade.

 

Com o seu apoio e nosso trabalho mensal, conseguimos levar essa mudança para as pessoas que mais precisam, apoiando projetos sociais espalhados por todo o território nacional.

Confira, no vídeo, o que significa apadrinhar uma criança:

 

 

Por isso, seja você também o cultivador de um futuro melhor. Conheça o ChildFund Brasil.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM