Consciência em primeiro lugar

Por Marcelo Martins (assessor de comunicação e marketing do ChildFund Brasil)

01/04/2022

 

O Dia do Aflatoun (Aflatoun Day) é comemorado anualmente em 25 de março. Criado na Índia, em 1991, o Aflatoun é voltado para crianças, e para adolescentes existe o Aflateen. As duas metodologias são desenvolvidas pelo ChildFund Brasil nas organizações parceiras, com foco na educação social, com a finalidade de fazer com que as crianças e os adolescentes desenvolvam, além da sua independência financeira, a sua responsabilidade social, reconhecendo seu potencial e planejando as suas próprias despesas, além de compartilhar esse conhecimento com suas mães, seus pais e, enfim, toda a comunidade. O projeto também engloba outros aspectos para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Para a coordenadora de programas sociais do ChildFund Brasil, Karla Corrêa, o Aflatoun é bastante relevante, pois trabalha temas essenciais para o desenvolvimento do ser humano. “Direitos humanos, diversidade, meio-ambiente, uso responsável de recursos, equidade de gênero e habilidades para a vida são trabalhados nos clubes de Aflatoun. A participação no projeto proporciona e fortalece a construção coletiva, a comunicação, entre outras habilidades”, pontua Karla.

 

Aflatoun Day 2022

Neste ano, a data integrou a  Global Money Week, campanha de conscientização sobre a relevância de desenvolver educação financeira para crianças e jovens, promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Grupos de crianças e adolescentes de todo o mundo participaram de conversas por vídeo-chamadas. Vamos falar sobre o grupo 40, que teve a participação dos adolescentes da Associação Municipal de Assistência Infantil (AMAI), localizada na região do Vale do Jequitinhonha (MG). Organizado pela equipe do Aflatoun Regional Américas, também estiveram presentes crianças de Moçambique e participantes de outras instituições.

Aflatoun_Day_Video_Chamada_ChildFund_Brasil

Vídeo-chamada organizada pelo Aflatoun Regional Americas, com participação do ChildFund Brasil.

 

“Foi interessante perceber como os participantes do projeto na AMAI estão engajados com o empreendedorismo financeiro”, afirma Karla Corrêa. “É muito rico ter esse momento de partilha, de ouvir o que o outro vivencia em sua experiência. Oportunidades como essa criam uma aproximação entre as pessoas”, completa. Ao final do evento online, o grupo cantou uma cantiga típica da região mineira.

 

Aflatoun_Day_AMAI_ChildFund_Brasil

Adolescentes da AMAI se preparam para a participação na vídeo-chamada no dia 25/03/2022. Foto: Divulgação.

 

Para Iara, de 14 anos, participar do Aflatoun permitiu-lhe ter consciência sobre educação financeira. “Eu construí um cofrinho em uma das oficinas do projeto e aprendi a economizar. Admiro muito minha irmã, proprietária de um salão de beleza, e quero também trabalhar nesse ramo um dia”, projeta a adolescente.

[Mesmo com a pandemia, o Aflatoun não parou. Leia mais]

O ChildFund Brasil entende que, para as crianças alcançarem seu pleno potencial, a educação é uma poderosa ferramenta. Ao receberem instruções sobre finanças, podem nortear o orçamento doméstico e compartilhar esse conhecimento com mães, pais, familiares e toda a comunidade. Em 2020, o Aflatoun e o Aflateen estiveram presentes em 15 organizações sociais, impactando mais de 8.500 mil pessoas. Os dados estão em nosso Relato de Sustentabilidade.

 

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM