Conheça a metodologia de avaliação de impacto usada pelo ChildFund Brasil

Para que todo o trabalho empreendido tenha um resultado, realmente, eficaz o ChildFund Brasil desenvolveu uma metodologia de avaliação de impacto. E você pode se perguntar: “Para quê serve isso?!”. A resposta é simples: trata-se de estabelecer um processo, com critérios claros, para coletar informações, considerando todo o público atendido pela organização social. Também é uma maneira de mostrarmos que estamos colaborando com mudanças significativas nos locais onde atuamos.

Para cumprir esse objetivo, a equipe de Desenvolvimento Social do ChildFund Brasil, com o apoio de Cristiano Moura (coordenador de projetos de Desenvolvimento Social da organização, geógrafo com MBA em Projetos e certificação PMDPRO 2), desenvolveram uma metodologia própria. Ela foi implantada no segundo semestre de 2015 para avaliar se os impactos desejados no Planejamento Estratégico de Área (PEA), e aplicados nos programas e projetos executados entre 2013 e 2015, realmente tiveram o êxito alcançado.

Bônus: Veja em apenas 5 passos como escolher a Ong que merece a sua confiança

Para descobrir isso, realizaram uma avaliação interna e de impacto, usando pesquisas quantitativas e qualitativas.  A técnica utilizada foi a de pesquisa amostral, com questionário estruturado. Ao todo, foram ouvidas 2.284 pessoas beneficiadas — entre crianças, adolescentes, jovens e familiares. O que significa dizer uma pesquisa com amostra aproximada de 3% do universo total de 147.932 participantes. As pessoas foram reunidas em grupos focais, de modo a não serem influenciadas pelas respostas dos outros.

Aplicada nos meses de setembro, outubro e novembro de 2015, por uma equipe formada por 310 pessoas, a pesquisa pretendeu responder, entre outros aspectos, quais programas e projetos cumpriram os objetivos propostos; quais devem ser mantidos; se eles deram contribuições significativas para o público-alvo; em que precisam ser aprimorados; quais atividades estão adequadas e como podem ser refinadas. Para ajudar nessa coleta, foram incluídas pessoas das Organizações Sociais Parceiras, beneficiários, voluntários, que passaram por uma capacitação.

Os resultados da pesquisa — somados aos ODS, aos valores do ChildFund Brasil, à análise de cenários municipal, nacional e internacional — irão fomentar o Planejamento Estratégico 2015-2020 da organização e o próximo Planejamento Estratégico de Área (PEA). A metodologia segue como ferramenta de mensuração dos impactos e será aprimorada em processo participativo.

Bônus: Conheça histórias transformadoras de crianças que mudaram de vida com doações e vivencie esse sentimento indescritível da solidariedade

Essas e outras informações constam nas 52 páginas do Relatório Integrado do ChildFund Brasil, que vale sua leitura atenta. Além desse dado, o documento detalha o resultado da colaboração feita por voluntários e doadores. Só em 2015 foram repassados R$ 25 milhões para as Organizações Sociais Parceiras, que implantam 5 programas e 216 projetos do ChildFund Brasil. Para chegar a esse expressivo resultado, o ChildFund Brasil contou com o apoio de mais de 37 mil padrinhos (entre estes, 28.656 do exterior, e 8.637 do Brasil).

Ficou com alguma dúvida? Esteja à vontade para compartilhá-la nos comentários abaixo, que iremos solucioná-la. Até o próximo post!

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM