Conheça Comercinho

Chegamos cedo à sede da Associação Rural de Atendimento Infanto Juvenil de Comercinho – ARAIC, onde fomos recebidos com café, biscoitos de polvilho, bolo e frutas. Mensagens de boas vindas por todos os lados, emolduradas por sorrisos e calorosos abraços que recebemos dos diretores, colaboradores e voluntários da organização parceira.

Pausa para a foto na porta da associação e seguimos viagem para a comunidade rural de Mandiocal. Deixamos o ônibus e nos dividimos em vans e carros para pegar a estrada de terra e muita poeira.

Chegamos a uma pequena igreja, espaço onde organizaram belíssima festa de recepção. Com muita música, alegria, cores e sorrisos fomos recebidos por dezenas de bebês a idosos! Quanta emoção! Dançamos e cantamos os 45 anos do Fundo Cristão!

Conhecemos a escola multiseriada (alunos de seis a 12 anos na mesma sala de aula) da comunidade. Apesar de contar com duas professoras dedicadas e comprometidas com seus alunos, a escola não tem banheiro.

Turma Manhã Escola Multiseriada em Mandiocal.
Turma Tarde Escola Multiseriada em Mandiocal.

A vida ali não é fácil, mas o povo não desiste. Com muita luta e trabalho somada à ajuda dos padrinhos do Fundo Cristão, a transformação acontece!

Visitamos famílias inscritas na ARAIC que hoje contam felizes como venceram a desnutrição das crianças, construíram banheiros, cultivam seus pomares e hortas e aprendem sobre a preservação das nascentes e importância da higiene, dos cuidados pessoais e dos estudos.

 A ARAIC atende 476 famílias em 25 comunidades da zona rural de Comercinho, o equivalente a 45% da população rural do município. São 910 crianças inscritas no programa de apadrinhamento. Muitos são também os voluntários da organização e é com orgulho que os Animadores Comunitários falam sobre o importante trabalho de informação e formação que realizam em suas comunidades.

Sobre Comercinho
Comercinho fica na região do Médio Vale do Jequitinhonha, a 712km de Belo Horizonte. População de 8.574 habitantes, dos quais 5.235 moradores da zona rural, onde a pobreza e exclusão predominam. Está entre os 30 municípios mais pobres do estado e 38,5% da população adulta são analfabetos. Entre as famílias atendidas pela ARAIC, 89% têm casas com parede de adobe, 18,2% têm chão de terra batida, 24,5% não têm banheiro e fossa seca, 4% têm água encanada e 100% não tem rede de esgoto.

Espalhe essa ideia! #fundocristao45anos

Apadrinhe uma criança e faça parte desta história!
apadrinhamento.org.br ou 0300 313 2003


Fotos: Netun Lima

Related Post

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM