Confira como foi o Dia do Padrinho em algumas organizações parceiras do ChildFund Brasil

Você sabia que existe em nosso calendário o Dia do Padrinho? Essa data é comemorada todos os anos pelo ChildFund Brasil no dia 15 de junho. A data foi escolhida pelas próprias organizações parceiras como uma data comemorativa simbólica, com o propósito de comemorar e agradecer a doação que garante o desenvolvimento dos projetos e a transformação de vidas das crianças, adolescentes e seus familiares assistidos. Todo ano, as crianças que participam dos projetos escrevem para seus padrinhos e fazem ações nessa data em seus municípios.
Essa data é comemorada com todo entusiasmo e gratidão pelas crianças e adolescentes, firmando ainda mais a certeza e importância que o papel e a doação dos padrinhos têm na vida pessoal e social delas. Cada organização destinou o dia 15 de junho para desenvolver gincanas, festivais, apresentações, entre outras atividades, com o intuito de refletir sobre a importância dos vínculos familiares, do auxílio dos padrinhos e do papel dos colaboradores para o desenvolvimento e execução dos seus programas e projetos.

Confira abaixo o que algumas organizações parceiras do ChildFund Brasil fizeram para celebrar a data:
ASCAI – O mês de junho é marcado pelas típicas festas juninas, com suas comidas e bebidas que atraem a atenção de todos. A organização parceira do ChildFund Brasil ASCAI aproveitou esta época e fez uma comemoração do dia do padrinho diferenciada. Ela realizou no dia 14 de junho, em parceria com o CRAS Itaobim – MG, momentos de agradecimento aos padrinhos e madrinhas que colaboram com os projetos desenvolvidos pela organização. Ela também fez reflexões sobre a importância dos vínculos familiares e quadrilha com crianças e adolescentes participantes das atividades desenvolvidas e teve muito forró para as famílias inscritas, comunidade e parceiros.

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DO GUARANI – A criançada comemorou o Dia do Padrinho em um campeonato de futebol. Quem teve essa ideia foi a organização parceira do ChildFund Brasil – Associação Comunitária do Guarani. Foi realizado um torneio interbairro de futebol de campo, esbanjando a emoção de seus atletas misturada à poeira do campo do Conjunto Santa Clara. Em um dia de sol quente, a maior vontade era de participar da vitória para todos os presentes no dia.

A Associação também realizou com as crianças e facilitadores oficinas com atividades de arte e cultura expressando a gratidão aos padrinhos e madrinhas que contribuem para realização das nossas ações.

AJENAI E CEACRI – Com muito trabalho e diversão, as organizações parceiras do ChildFund Brasil -AJENAI e CEACRI colocaram os jovens para mexer com sua criatividade.

A AJENAI montou oficinas de, boneca de pano, carrinhos, bordado, valorização da beleza, cantinho dos sonhos, Mala de Leitura, jogos corporais, oficina e apresentação de karatê e circo. Teve também sorteio de prêmios, homenagem aos padrinhos e campanha pela arborização da comunidade com a distribuição de sementes.

O CEACRI homenageou os padrinhos com a confecção de cartões, cartas, cartazes, painéis, demonstrando todo carinho e gratidão e ainda produziram belas jogadas em torneios esportivos nas unidades colaboradoras.

PROSESC – A organização PROSESC reservou o dia 15 de junho para dar às crianças o direito de aproveitar a vida da melhor forma: com brincadeiras. A organização fez da rua um espaço de lazer, com muito jogo de dama, amarelinha, lutas e cama elástica.

GRIASC – O grupo de ballet infantil do GRIASC, organização parceira do ChildFund Brasil em MG, homenageou no dia 15 de junho seus padrinhos com uma linda apresentação de ballet com as meninas. Teve também depoimento e mensagem de vídeo especial para os padrinhos, agradecendo pelo apoio e investimento nos sonhos de tantas crianças e adolescentes.

SORRISO DA CRIANÇA – Para comemorar o Dia do Padrinho, as crianças da organização parceira do ChildFund Brasil – Sorriso da Criança deixaram estampado em uma árvore de papel colada na parede da organização, frases de amor, carinho e gratidão aos seus padrinhos. Nas palavras deles, o apoio dos padrinhos “pode transformar um dia comum em um dia de graças. A rotina de trabalho, em uma rotina de alegrias. E fazer das coisas simples da vida, momentos abençoados. Esse é o sentimento que cada padrinho e madrinha traz às nossas vidas”.

ASSCAD – Com o apoio da Unidade de Campo de Santa Luz (PI), a ASSCAD promoveu no dia 15 de junho, dois eventos em homenagem aos padrinhos. Com as crianças inscritas, houve um encontro na sede e outro na comunidade de zona rural Cajazeiras, no qual houve a oportunidade de realizar oficinas de cartas e produção de cartões para os padrinhos, pintura, apresentação teatral, música, dança e muita brincadeira. A organização social parceira do ChildFund Brasil contou ainda com o apoio da Igreja Presbiteriana – IPN, parceira local e também de voluntários do grupo de apoio. Os eventos tiveram três horas de duração e a participação de 475 pessoas. Foram momentos de muito lazer e interação entre as crianças e ao final foi gravado um vídeo em agradecimento aos padrinhos, finalizando com a entrega de lanche.

ASCOPP – Com a música “Como é grande o meu amor por você”, os jovens da ASCOPP realizaram uma apresentação em homenagem aos seus padrinhos, que mesmo distantes mudaram as oportunidades em suas vidas. Além de muita brincadeira, jogos, lutas de artes marciais e jogo de futebol, houve a reflexão para que eles se lembrem que a infância foi feita para aprender e crescer através dos sentimentos.

ASCOMED – A organização ASCOMED reuniu uma representação de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias para a Celebração do Dia do Padrinho.
As crianças, adolescentes e jovens estiveram envolvidas numa grandiosa Oficina de Escrita de Cartas, expuseram poemas sobre a temática do Trabalho Infantil, apresentaram a peça teatral “A Formiguinha e a Neve” (dirigida por Cristina G. Aguilar – Monitora da Oficina de Teatro) e outra turma num bonito coral, entoou algumas canções que fizeram relembrar a sua infância, acompanhadas pelo monitor de música, Hélio Costa.
Foi feito ainda um painel com algumas Escritas Criativas usadas por crianças, adolescentes e jovens usados no Relatório de Progresso desse ano.


 

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM