Confira como foi o dia 18 de maio nas organizações sociais parceiras do ChildFund Brasil

O dia 18 de maio é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Todos os anos as organizações sociais parceiras do ChildFund Brasil se mobilizam em prol dessa data, promovendo ações nas ruas e chamando a atenção das pessoas para o cuidado e proteção com as nossas crianças e adolescentes.

Confira abaixo as ações executadas por elas, com a ajuda das crianças, adolescentes, jovens, comunidades e órgãos público sociais de proteção:

GCRIVA:
O GCRIVA, organização parceira do ChildFund Brasil na grande BH, lançou um rap para falar de coisa séria: proteção de crianças e adolescentes. A canção que recebeu o nome de Rap da Proteção foi composta por Tatyana Gurgel, coordenadora da organização, e gravada pelas crianças que participam dos projetos desenvolvidos por ela. A letra que sinaliza a importância de olhar para as nossas crianças, escutá-las e protegê-las, é só uma das ações que a organização planejou em comemoração ao dia 18 de maio. A organização também fez a Festa da Família Cuidadora.
Foi preparado um ambiente todo propício para o cuidado e incentivo a atos de carinho. Houveram apresentações das crianças da oficina de ballet, da educação infantil e da casinha de cultura, e, claro, das crianças do Rap da Proteção. Também teve o cantinho das fotos, oportunidades em que as crianças, juntamente com seus familiares puderam registrar aquele momento com uma foto de revelação instantânea.
No final do evento a organização reuniu todos os presentes e foram participar da caminhada pela proteção, promovida pela Secretaria de Ação Social de Vespasiano – MG. A organização também foi convidada pela Secretaria para apresentar o Rap da Proteção no palco montado na Avenida principal da comunidade local.
Desde 2014 a organização vem fortalecendo as ações destinadas à sensibilização da comunidade local sobre a importância da Proteção à Infância. No planejamento de 2017 o GCRIVA incluiu uma série de ações para serem executadas no decorrer dos próximos dois anos, sendo elas: encontros de famílias, teatro com as crianças, passeios culturais pais e filhos, promoção de espaços de lazer para familiares e suas crianças, rodas de conversa com uso de vídeos e outros recursos. Todas as ações com objetivo central de contribuir com a redução de casos de violências e abusos, através do fortalecimento de vínculos afetivos, familiares e comunitários.
Confira as fotos da animação da garotada em gravar o Rap da Proteção, as fotos da festa e no link confira o clip: https://goo.gl/ZZ7o3y

ASCOPP:
A ASCOPP, organização do Vale do Jequitinhonha – MG, no dia 18 de maio realizou atividades de conscientização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, nos municípios Padre Paraíso, Catuji\Caraí e Itaipé, com as seguintes programações:
Padre Paraiso: caminhada de conscientização, blitz educativa na BR 116 e a apresentação teatral Lilica e Leleca no combate à violência sexual de crianças e adolescentes.
Catuji\Caraí: Caminhada de Conscientização.
Itaipé: Caminhada com escolas estaduais e municipais e teatro mudo com crianças inscritas na organização.
Participaram cerca de 1.200 crianças e adolescentes, inscritos e assistidos na ASCOPP. A caminhada percorreu várias ruas das cidades, onde os participantes levaram cartazes, panfletos, folders, faixas, banners entre outros materiais de conscientização, sempre chamando a população a participar desse movimento. A blitz foi realizada no viaduto da cidade de Padre Paraíso, onde os motoristas foram conscientizados da importância da data através da entrega de materiais educativos (panfletos e adesivos).
Confira as imagens das atividades realizadas:

Associação Recreativa de Solonópole:
No dia 18 de maio, a organização social parceira do ChildFund Brasil, Associação Recreativa de Solonópole, localizada no Cariri – CE, percorreu as ruas da cidade de Solonópole em uma caminhada juntamente com o CRAS e CREAS. Um marco histórico, no qual faixas, cartazes e panfletos se fizeram presentes, informando e sensibilizando toda a cidade sobre o tema.
O dia contou também com apresentações das crianças mostrando a importância do tema e com a ajuda dos jovens da REJUDES.

Confira as imagens das atividades realizadas:

Centro Social de Orós:
O Centro Social de Orós, organização parceira do ChildFund Brasil no Cariri – CE realizou encontro com mães e filhos para falar sobre o tema: 18 de maio. No momento a organização teve a oportunidade de realizar a vacinação contra os maus tratos e todas as crianças e mães foram “vacinadas”, recebendo uma bala (simbolizando a doçura do bom trato) e um “cartão de vacinação” se comprometendo a cumprir todos os requisitos de proteção. A organização também promoveu um encontro com o grupo de jovens para falar sobre esse sério assunto.

Confira as imagens das atividades realizadas:

PROSESC:
O PROSESC, organização social parceira do ChildFund Brasil no Vale do Jequitinhonha – MG realizou em parceria com Conselho Tutelar, CRAS, CREAS e Escolas Estaduais e Municipais, a campanha de mobilização contra abuso sexual de crianças e adolescentes. Foram realizadas oficinas socioeducativas e palestras temáticas nas escolas municipais e estaduais da educação infantil ao ensino fundamental, considerando os anos finais e a educação especial. Houve também manifesto no serviço de convivência do CRAS e programas de rádio.

Confira as imagens das atividades realizadas:

Associação Comunitária do Guarani:
Durante toda a semana do dia 18 de maio a Associação Comunitária do Guarani, organização social parceira do ChildFund Brasil no Cariri – CE trabalhou de forma diversificada com exibição de cinema com pipoca e debate nos grupos de crianças e adolescentes participantes das oficinas socioeducativas e culturais realizadas pela Associação. E no dia 18 foi o dia do município chamar a atenção da população com a caminhada Faça Bonito.

Confira as imagens das atividades realizadas:

PROCAJ:
As atividades sobre o dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – foram desenvolvidas nas comunidades atendidas pelo PROCAJ, organização social parceira do ChildFund Brasil em Diamantina – MG. Essa foi a maior reunião da rede no município, contando com a presença de representações de dezenas de entidades e órgãos de atendimento direto ou não à crianças e adolescentes.
A organização percorreu todas as comunidades rurais da região de Diamantina com oficinas sobre proteção e conscientização contra o abuso sexual. Como parte das ações também houve a campanha de vacinação, que foi trabalhada de forma lúdica pelos bons tratos, vacinando em torno de 250 pessoas.
Na segunda-feira, dia 15/05, houve o ato na Câmara Municipal da cidade, entendendo que uso da Tribuna apresenta-se como uma proposta importante e necessária para chamar a atenção dos legisladores sobre a importância da fomentação das políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes.
Na terça-feira, dia 16/05, foi realizado, com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil, uma blitz educativa, entregando panfletos e adesivando carros que aderissem à campanha. Ao todo, aproximadamente 500 motoristas adesivaram seus carros e se engajaram na luta.
Houve ainda uma entrevista com a coordenadora do PROCAJ, Rute Moreira, na TV Vale e divulgação das ações em rádios e mídias online.
E no dia 18 de maio foi realizada a grande caminhada com a participação de diversas entidades do município, como o CRAS, CREAS, CMDCA, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Grupo Escoteiro, Escolas Estaduais, Municipais e Particulares, Grupos Artísticos, comunidades atendidas, Prefeitura de Diamantina e de Felício dos Santos, e vários representantes da sociedade civil.
Os jovens da REJUDES – Rede de Juventude em Defesa de Seus Direitos Sociais também se engajaram em ações voltadas para a data.

Confira as imagens das atividades realizadas:

Associar:
A organização parceira do ChildFund Brasil, Associar, em MG, no dia 19 de maio realizou uma manhã de conscientização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no entorno do mercado municipal de Araçuaí. A ação foi realizada pelos jovens do Grupo DJL – Dedicação de Jovens em Luta da REJUDES. Na oportunidade os mesmos colaram adesivos sobre a campanha no público local.
No dia 27 de naio, na comunidade de Engenheiro Schnoor, a ASSOCIAR em parceria com a Escola Estadual Joaquim dos Santos Neiva e lideranças comunitárias locais, realizaram uma caminhada para conscientização da comunidade sobre a problemática desse grande mal contra nossas crianças e adolescentes.

Confira as imagens das atividades realizadas:

CONACREJE:
A organização CONACREJE, parceira do ChildFund Brasil no Vale do Jequitinhonha – MG realizou em parceria com o Conselho Tutelar e a Secretaria de Desenvolvimento Social a mobilização pelo dia 18 de maio. As ações tiveram início na Rodoviária de Jequitinhonha, onde todos se concentraram para uma grande caminhada. Foi realizado uma exposição do caso Araceli, que a Juventude Teen Power, grupo da organização, preparou e que já é realizada todos os anos, mostrando à população como surgiu o dia 18 de maio. A Casinha de Cultura também se fez presente com uma dança das crianças e para fechar o evento, o grupo teatral Duplart apresentou a peça “Não destrua a minha infância”, peça criada pelo CONACREJE e adaptada pelos jovens da organização.

Confira as imagens das atividades realizadas:

AMPLIAR:
A AMPLIAR, organização parceira do ChildFund Brasil no Vale do Jequitinhonha – MG trabalhou a temática 18 de maio com atividades que contaram com a parceria do CRAS, CREAS e Conselho Tutelar.
Dentre as atividades desenvolvidas aconteceu rodas de conversa, teatro, produções sobre o tema e passeata pelas ruas.

Confira as imagens das atividades realizadas:

ACOAFA:
A ACOAFA, organização parceira do ChildFund Brasil no interior do Ceará, nos dias 08, 09 e 10 de maio, em parceria com a Secretaria de Educação do Município e Secretaria do Trabalho e Assistência Social, envolvendo também o Centro Especializado de Assistência Social, CREAS, CRAS I, II e III, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar realizaram atividades em Escolas de Ensino Fundamental como palestra educativa, encenação de teatro, contação de história com fantoches e paródias musicais. No dia 15 de maio aconteceu uma Mobilização Comunitária em algumas ruas da região, juntamente com os órgãos públicos, com entrega de panfletos e exibição de banner. Todos os envolvidos se concentraram no centro da cidade para a realização de ações educativas com os alunos das escolas da rede municipal.
No dia 18 de maio a organização realizou uma roda de conversa com as crianças, adolescentes e jovens do Jiu Jitsu para reforçarem esse momento sobre o caso Araceli e a impunidade ocorrida neste crime bárbaro. Esse momento contou com perguntas sobre o que é a data, o que eles conheciam do caso Araceli e se sabiam o que fazer em casos de abuso e exploração sexual. Foi deixado no centro da roda o símbolo que representa essa data e a foto da menina. Um dos adolescentes relatou que muitas vezes as pessoas têm medo de falar por que acreditam que podem ser descobertos, e para reforçar que as denúncias ficam no anonimato, foi falado que todas as denúncias que chegam através do disque 100 não precisam ser identificadas. A organização ACOAFA está sempre buscando levar às crianças, adolescentes e jovens esse trabalho voltado para a conscientização e conhecimento dos direitos das crianças e adolescentes.

Confira as imagens das atividades realizadas:

AJENAI:
A AJENAI, organização parceira do ChildFund Brasil no Vale do Jequitinhonha – MG participou da passeata na cidade de Jenipapo de Minas com os jovens e equipe da organização. O grupo da REJUDES também fez uma encenação sobre abuso e maus tratos para as pessoas da comunidade. Essa ação foi em parceria com as escolas estaduais e foi iniciativa do Conselho Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar da cidade.

Confira as imagens das atividades realizadas:

AMAI:
A organização parceira do ChildFund Brasil, AMAI, que fica em Francisco Badaró – MG, mobilizou um movimento ao dia 18 de maio, com atividades em parceria com a escola da região, Conselho Tutelar, CRAS, Departamento Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Policia Militar. A mobilização iniciou com uma passeata em algumas ruas da cidade e ginásio poliesportivo, local onde aconteceu diversas apresentações como teatro, palestras, paródia e músicas. A intenção era sensibilizar e mobilizar a população em geral, principalmente os formadores de opinião para motivar ações espontâneas das pessoas para reconhecer, denunciar, e com isso, proteger as crianças e adolescentes do abuso e exploração sexual. Esteve presente autoridades do município, prefeito, representante da Câmara de Vereadores e outros. Aproximadamente 850 pessoas estiveram presentes nesse movimento.
Uma outra ação realizada foi a Blitz Educativa, realizada com parceiros (Conselho Tutelar, Polícia Militar, Departamento Municipal de Educação e CRAS) com a intenção de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta em defesa aos direitos das crianças e adolescentes. Nessa atividade alguns jovens da REJUDES participaram na mobilização.
A organização também trabalhou os Escudos de Amor, campanha desenvolvida pelo ChildFund Brasil para fortalecer a importância da proteção às nossas crianças e adolescentes. Com envolvimento dos jovens foi possível demonstrar a importância das nossas ações no dia a dia e a influência positiva por toda vida da criança e do adolescente.

Confira as imagens das atividades realizadas:

CEACRI:
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil foi comemorado em uma semana intensa de atividades pela organização CEACRI, parceira do ChildFund Brasil no CE. De 15 a 19 de maio, os oficineiros da organização trabalharam o tema com suas crianças e adolescentes e de acordo com a compreensão deles, foi produzido materiais como cartazes, faixas e desenhos, que foram expostos em barracas na praça da comunidade no dia 18. O grupo de jovens “A Voz da Juventude”, ligado à REJUDES, montou uma dramatização em cima do livro “A História Inacabada de Maria Rapunzel”, abordando o tema e levando para as escolas de educação infantil e fundamental I nos dias seguintes. No dia 18 foi realizado o dia “D” na praça da comunidade em parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social e contou com tendas temáticas, apresentações culturais, depoimentos e uma blitz educativa pelas principais ruas da cidade. O encerramento no dia 19 teve uma palestra para as famílias com o tema: “Infância Saudável, Futuro Feliz” e um cinema na praça com o filme “O Menino do Pijama Listrado” e um debate com a juventude.

Confira as imagens das atividades realizadas:

SOAF:
No dia 16 de maio as crianças da SOAF, organização parceira do ChildFund Brasil no Cariri – CE, em parceria com os técnicos do CRAS e CREAS do município de Milagres, realizaram uma panfletagem nas ruas da cidade alertando as pessoas para os males que o abuso infantil pode causar. Na manhã do dia 18 de maio foi realizada uma mobilização nas escolas, COMDICA, Conselho Tutelar, equipamentos sociais e órgãos púbicos, com uma marcha inédita no município em defesa aos direitos das nossas crianças e adolescentes. Uma caminhada de protesto contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes que percorreu as ruas do município. Este foi o primeiro ano da campanha que envolveu o governo municipal. O empenho e a dedicação do município na causa da infância e adolescência foi uma conquista, principalmente no auxílio para conscientização neste importante combate. Ana Júlia, adolescente que participa das atividades de música, esporte e dança na SOAF expressou através de um depoimento sua opinião:
“Meu nome é Julia, tenho 13 anos e achei muito importante participar dessa caminhada do dia 18 de maio protestando sobre o abuso da criança e do adolescente, que tá muito comum no Brasil. Foi importante para mim ver as escolas participando desse projeto e também poder está junto, conhecendo as pessoas lá, protestando…O abuso da criança e do adolescente não deve continuar se repetindo, tem que denunciar. Disque 100.”

Confira as imagens das atividades realizadas:

GRIASC:

O GRIASC, organização social parceira do ChildFund Brasil em MG, realizou no dia 20 de maio uma mobilização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescestes por meio da arte. Foi apresentado uma peça teatral ”Silencio no Escuro” e o espetáculo de dança ”Lágrimas Secretas”. Para convidar a comunidade a estar presente foi realizada uma oficina de pintura organizada pelo grupo de jovens “Interligados” que confeccionaram coletes personalizados que foram usados para distribuir os convites em vários pontos do bairro, na comunidade.
No dia 30 de maio o Interligados mais uma vez, junto com outros jovens das oficinas do GRIASC fizeram um grafite com palavras de conscientização sobre o tema no espaço de um muro cedido pela equipe da regional da prefeitura de Imbiruçu – MG.

Confira as imagens das atividades realizadas:

APLAMT:
Em Turmalina – MG, a organização parceira do ChildFund Brasil, APLAMT, realizou junto com a rede de parcerias que trabalham a defesa e a busca dos direitos das crianças e adolescentes, a mobilização para o dia 18 de maio. Estiveram presentes Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal da Criança e Adolescente e entidades locais. A organização preparou uma blitz educativa no centro da cidade com a colagem de adesivos em veículos, com o objetivo de conscientizar a população sobre a proteção e o combate ao abuso de crianças e adolescentes. Também houve palestra sobre o tema proteção da criança e adolescente, com a promotora Dra. Shirley Machado (Ministério Público) e Maria de Lourdes Gomes (Psicóloga) no auditório da Prefeitura Municipal. Esse foi um momento muito enriquecedor para todos os jovens presentes. No dia 20 aconteceu uma caminhada pelas ruas da cidade com músicas, banners e faixas enfatizando o tema.

Confira as imagens das atividades realizadas:

COBEC:
Pelo sétimo ano consecutivo, em alusão ao dia 18 de maio, o COBEC, organização parceira do ChildFund Brasil no Cariri – CE, mobilizou a comunidade do distrito de Quitaiús para uma semana de ações educativas, sensibilizando, informando e convocando a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. A organização realizou reuniões unindo representatividades locais: jovens, diretoria, equipe, escolas, ACSs, CRAS, PSF e Conselhos Municipal de Direitos: Conselho da Assistência, COMDICA, Conselho Tutelar e Conselho da Saúde, para o enfrentamento à luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, luta que deve ser efetiva e ativa. Foi realizado também oficinas com grupos de crianças, visitas à escola e palestra, tendo a divulgação da campanha no serviço radiofônico do município, carro de som e outros meios de comunicação local. Na culminância realizou-se a VII caminhada pelas ruas do distrito, acompanhada pelo serviço de som, com leitura de indicadores da violência, a história do dia 18 de maio como um marco nacional e outras reflexões sobre o tema. Ressaltando a responsabilidade dos agentes públicos e da sociedade na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, o que fortalece o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no ECA (Lei Federal 8.069/90).
A culminância teve início com as apresentações artísticas e culturais no espaço interno do COBEC, seguido da concentração e blitz educativa, com abordagem, adesivando, panfletando e informando as pessoas sobre o tema. Na abordagem desse ano aconteceu um pequeno experimento com a utilização do material da vacinação contra os maus tratos, idealizada pelo programa CLAVES. A organização também contou por mais um ano com o apoio de alguns jovens do grupo do COBEC – Jovens Protagonistas em Busca de seus Direitos, que tem parceria com a REJUDES, ajudando desde a reunião de planejamento, preparação do material, à execução da campanha.

Confira as imagens das atividades realizadas:

SESFA:
Em parceria com Escolas Municipais, Conselho Tutelar e Ação Social, a SESFA, organização social parceira do ChildFund Brasil no CE, esteve presente com as crianças e adolescentes atendidos na caminhada “FAÇA BONITO”.
Foi um dia histórico e marcante para as crianças, adolescentes e jovens no dia 18 de maio, na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes na cidade de Barbalha.

Confira as imagens das atividades realizadas:

Projeto Comunitário Sorriso da Criança:
Durante o mês maio a organização parceira do ChildFund Brasil, Projeto Comunitário Sorriso da Criança no CE, trabalhou focada na data 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. Foram desenvolvidas várias atividades envolvendo educadores, voluntários, famílias, crianças, adolescente e jovens.
A programação foi dividida em vários dias, contando com roda de conversa, momento de sensibilização sobre a temática com os educadores, voluntários e jovens do Comitê de Juventude. Foram utilizados textos e vídeos falando um pouco sobre como surgiu essa data e as definições dos tipos de abuso e exploração sexual.
Oficinas de sensibilização com as crianças também foram realizadas, utilizando a metodologia Brincado nos Fortalecemos (CLAVES), através de textos, vídeos, músicas e construção de cartazes.
No dia “D” houve um momento de apitaço e panfletagem com o envolvimento dos jovens e voluntários na avenida da comunidade onde a organização está inserida.

Confira as imagens das atividades realizadas:

ASCOMED:
A ASCOMED, organização parceira do ChildFund Brasil em Medina – MG, trabalhou em parceria com escolas, organizações e Poder Público levando a temática do Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, através de peças teatrais montadas pelo Grupo de Teatro Meninos do Vale, representado por jovens da REJUDES e demais jovens do Centro de Convivência Arco-Íris. A peça que teve como tema “Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes” foi levado à escolas, igrejas, postos de saúde e organizações sociais. Todas as ações foram articuladas com o Poder Público e Organizações Sociais locais.

Confira as imagens das atividades realizadas:

ARAIC: 
No dia 18 de maio, a ARAIC, organização parceira do ChildFund Brasil no Vale do Jequitinhonha – MG, fez uma mobilização na comunidade de Comercinho, onde a sociedade foi convidada a assumir a sua responsabilidade na luta para prevenir e combater o abuso e a exploração sexual praticada contra crianças e adolescentes. Foi realizada uma grande caminhada através da união da rede de defesa, controle e promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes da comunidade. Estiveram presentes além da organização ARAIC, o grupo da REJUDES, o CRAS, Conselho Tutelar, Escolas Municipais e Estaduais, CMDCA e Policia Militar. A caminhada ocorreu em várias ruas e foram confeccionados diversos cartazes pelos alunos em parceria com a organização, no qual pediam o combate aos atos de exploração e violência e ao mesmo tempo incentivando a repreensão e a denúncia através do conselho tutelar e do Disque 100. Após a caminhada todos ficaram reunidos na praça onde os diretores das escolas, representantes do CRAS e Conselho Tutelar falaram um pouco para os participantes. Os jovens Erlanio Amaral e Marina Karen, inscritos na ARAIC e representantes da REJUDES, também deixaram uma mensagem para os participantes da caminhada, sobre a campanha Escudos de Amor, ação lançada esse ano pelo ChildFund Brasil. Proteger crianças e adolescentes de qualquer forma de violência é um dever de todos e pode ser concretizado por meio de pequenas ações no nosso dia a dia: “Cuido com amor; Educo com sabedoria; Escuto com atenção; Respeito o corpo; Não me calo. Foi construído pelos alunos na escola, cartazes com os escudos de amor, que foram levados para a caminhada. Marina também ressaltou os riscos pela exposição na internet e a importância de denunciar os casos de violência e abuso sexual contra meninas e meninos. Marina e Erlanio pediram a união de todos para garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual e reforçaram a importância da denúncia sob qualquer suspeita de abuso contra crianças e adolescentes. Cerca de 600 pessoas estiveram presentes na caminhada.
Outras ações foram realizadas, como palestra e roda de conversa para discutir o tema com os alunos da EFA – Escola Família Agrícola Vida Comunitária, que fica localizada na comunidade rural Funil, onde a maioria dos alunos são inscritos na ARAIC. Esta ação contou com a presença da assistente social e psicóloga do CRAS, conselheiras tutelares, educadora social da ARAIC e da jovem representante do Comitê Regional da REJUDES, Marina Karen.
Também foi realizada oficina na Casinha de Cultura no qual foi discutido o tema e construído cartazes pelas crianças e adolescentes.

Confira as imagens das atividades realizadas:

Centro Social Conjunto Paulo Sexto:
A organização Centro Social Conjunto Paulo Sexto em MG realizou uma atividade no espaço da Casa de Cultura para conscientizar e informar as crianças e adolescentes da organização sobre a importância do dia 18 de maio, também foi passado um filme com a explicação do porquê da escolha do dia 18 de maio. As educadoras do Sócio Educativo realizaram oficinas de reciclagem com suas turmas, no qual produziram a flor da campanha “Faça Bonito”, o broche de laço e também cartazes que foram utilizados para a passeata do dia 18. A organização também realizou um sábado da família em que as crianças apresentaram músicas “Rap da Proteção” produzido pela organização GCRIVA e “O Seu Corpo é um Tesourinho”, além de exporem os seus trabalhos.

Confira as imagens das atividades realizadas:

PBEC:
A organização PBEC no Ceará realizou no dia 18 de maio uma blitz educativa em cruzamento da cidade com grande fluxo de entrada e saída de veículos.
Também foi realizada uma ação conjunta com a Rede Aquarela que é a Rede de Organizações que atuam na prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
No PBEC foi realizado ação educativa utilizando como material de apoio os vídeos “Que Abuso é Esse” e “Que Exploração é Essa”, desenvolvido pela organização Childhood e Canal Futura.

Confira as imagens das atividades realizadas:

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM