Como trabalhamos para melhor as relações de pais e filhos?

Você sabe o que brincar de cabaninha, cantar cantigas de roda e leituras em grupo tem em comum? Todas são atividades que impactam positivamente o relacionamento entre as crianças e seu pais/responsáveis. Através do desenvolvimento de tempo de qualidade juntos, pavimentamos o caminho para a construção de boas memórias e de relacionamentos mais saudáveis.

No Projeto Comunitário Sorriso da Criança (PCSC), organização parceira do ChildFund Brasil em Fortaleza/CE, os pais foram convidados a usarem a criatividade para criarem espaços diferentes para que as crianças pudessem brincar. Usando cobertores, cadeiras e até caixa de papelão, cada família criou uma cabana diferente e muitas boas memórias. A iniciativa acontece dentro das atividades propostas pela metodologia Casinha de Cultura, que tem como objetivo promover o desenvolvimento cognitivo e emocional, por meio de brincadeiras.

A conexão entre pais em filhos acontece quando extrapolamos o tempo de convivência para além das obrigações diárias, incluindo momentos lúdicos e descontraídos. Os laços também se formam quando os adultos apresentam às crianças brincadeiras antigas e brincam juntos. Como no caso das irmãs Francielly e Alice, que se divertiram muito com a cantiga “Lagarta Pintada”. Para o Lenilton, pai das meninas, esses momentos são muito importantes. “Brincar é coisa séria. É brincando que elas aprendem e descobrem o mundo!”.

Você tem alguma lembrança de brincadeira que fazia com seus pais ou responsáveis quando era criança? Conta para a gente aqui nos comentários.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM