Como seu dinheiro é usado por sites de doação?

Na hora de ajudar o próximo e contribuir com uma causa, muitas são as pessoas que optam pelos sites de doação — simples de acessar e fáceis de realizar o pagamento, eles são as opções mais rápidas para quem não dispõe de muito tempo. Antes de ajudar alguma Organização Social, é indispensável se informar melhor sobre os trabalhos que ela desenvolve, a sua credibilidade e como a renda obtida por meio de doações é usada.

Deseja contribuir por meio de sites de doação? Sente-se um pouco inseguro ou não sabe exatamente como escolher a melhor entidade? Confira as informações importantes que separamos e descubra como o seu dinheiro é usado por sites de doação!

Sites de doação: como escolher o melhor?

Inúmeras são as Organizações Sociais que possuem sites de doações — um instrumento essencial para que elas possam realizar seus trabalhos e projetos. Apesar disso, nem todo mundo se sente seguro em contribuir.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto de Desenvolvimento Social — IDIS — e pela Ipsos Public Affairs, cerca de 12% dos brasileiros que não realizam doações não o fazem porque não confiam nas instituições. Para reverter esse quadro e sentir-se tranquilo com a sua doação, é preciso pesquisar muito bem a entidade que você deseja ajudar. Alguns passos importantes são:

Defina a causa

Para quem e por que você deseja doar? Existem inúmeras instituições a procura de contribuintes e voluntários, mas para que esse ato seja gratificante, você precisa pensar em causas que lhe toquem e que sejam importantes para a sua vida. A pesquisa que citamos acima também concluiu que as entidades que trabalham com crianças são as que mais motivam os brasileiros a doarem — 33% —, seguidas das causas relacionadas aos idosos (18%), saúde (17%) e educação (7%).

Estabeleça a área de atuação

Após escolher uma causa que você se identifique, pense em qual comunidade você deseja ajudar. Escolher uma Organização próxima da sua residência pode facilitar para que você faça visitas e entenda o dia a dia da entidade. Mas isso não impede que você se sinta mais propenso a contribuir com vítimas de violência ou de desastres naturais de outras áreas, por exemplo.

Conheça a entidade e os seus projetos

Antes de realizar qualquer doação, busque se informar sobre a entidade em questão. Visite o site, veja os programas que ela desenvolve, saiba quem são seus principais parceiros e financiadores.

Busque notícias divulgadas sobre os seus trabalhos, prêmios de reconhecimento e também verifique se ela está registrada junto à assistência social da sua cidade e a programas específicos dos fundos municipais, estaduais, distritais ou nacionais. Entidades sérias e que desenvolvem um trabalho importante sempre terão dados suficientes para que você se sinta seguro.

Além disso, se possível, visite pessoalmente a sede, converse com os voluntários, com a diretoria e também com as pessoas atendidas. Conhecer a rotina é importante para compreender as reais necessidades da instituição e de que forma as doações são revertidas em ações.

Defina o quanto você pode contribuir

Em geral, as entidades preferem pessoas que contribuem mensalmente a doadores esporádicos, para manterem suas ações. Mas é importante que você sempre analise quanto poderá contribuir, sem que a doação atrapalhe o seu planejamento financeiro.

Uma ideia é analisar o quanto, ao longo do ano, você poderá contribuir e se programar para isso. Mas, se não conseguir fazer doações mensais com frequência, programe-se para realizar algumas avulsas ao longo do ano ou mesmo para se tornar voluntário.

sites de doação

Confira os meios de pagamento oferecidos

Ao contribuir por meio dos sites de doações, uma das preocupações deve ser com a segurança das informações e dos dados que você utiliza. Por isso, confira as formas de pagamento que a entidade oferece.

Sistemas de pagamento on-line, como o Paypal ou o Pagseguro, são ótimas ferramentas, porque possuem um nível alto de segurança. Além disso, confirme se a página em questão possui, no canto superior esquerdo, um cadeado — e se ele está verde. Isso significa que os dados trocados nessa rede estão criptografados e são seguros, assim, ninguém poderá roubar as suas informações e os dados não serão passados a terceiros.

Como acompanhar o que está sendo feito?

Não se informar antecipadamente sobre o destino das suas doações poderá lhe frustrar com o processo, já que muitas vezes, você poderá criar expectativas irreais. Por isso, tenha certeza de quais medidas serão tomadas a partir da sua doação.

Após escolher o melhor site de doações para contribuir, é preciso continuar acompanhando o dia a dia da entidade. Muitas Organizações Sociais costumam enviar, regularmente aos seus doadores, prestações de contas e informativos explicando os seus trabalhos e ações. Também mostrando o quanto das doações está sendo revertido nesses projetos.

Porém, nem todas possuem voluntários suficientes para isso. Se esse for o caso da entidade que você escolheu, converse com os diretores, visite a instituição e acompanhe de perto o que está acontecendo na sua rotina.

Antes de doar qualquer valor, busque se informar sobre como poderá acompanhar as ações da entidade, seja visitando pessoalmente a sede, por contato telefônico ou via e-mail. Muitas entidades oferecem um documento completo para o contribuinte antes da doação, explicando exatamente onde o dinheiro será usado e quais programas são realizados.

Lembre-se: você não se torna dono da Organização por doar

É sempre necessário respeitar o trabalho que vem sendo realizado e, se possível, até mesmo contribuir com seu conhecimento e experiência, ajudando a deixar o trabalho da instituição ainda mais eficiente. Não ter tempo para tudo isso é a realidade de muitas pessoas que desejam doar, mas que não podem se dedicar a todo esse processo. Nesses casos, uma dica extra é tentar se informar sobre como se tornar um sócio-contribuinte, escolhendo a entidade e fazendo doações periódicas para ela.

Gostou de entender melhor como funcionam os sites de doação e como acompanhar o quanto a sua contribuição está, realmente, ajudando a causa com a qual você se identifica? Quer receber mais dicas interessantes como essas? Curta a nossa página no Facebook e não perca mais nenhuma das nossas postagens!

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM