Como funciona a Terapia Comunitária do ChildFund Brasil?

Volta e meia aqui no blog a gente fala sobre as Tecnologias Sociais (TS) — tem um post que apresentamos seis modelos delas para você conhecer melhor sobre esse assunto. Essas metodologias qualificam produtos, processos ou técnicas que são usadas para resolver desafios sociais variados, como por exemplo a privação do acesso à água potável, falta de saneamento básico, entre outros fatores.

Ou seja, o ChildFund Brasil estrutura muito bem uma ação antes de ir a campo para aplicá-la. E isso significa prever quais instrumentos serão utilizados para implantar atividade, mapeando quais impactos serão desejados (e após a aplicação aferir se o resultado esperado foi alcançado), assim por diante. Quando tem esses passos muito bem definidos, a Tecnologia Social tem alto potencial para atingir o resultado traçado.

Assim acontece a Terapia Comunitária, uma dessas metodologias aplicadas pelo ChildFund Brasil. Essa, especificamente, atua como um instrumento para construir redes solidárias, conectando pontos dentro de uma comunidade, com foco em resolver demandas muito claras dentro dela. Usa, especialmente, a comunicação e o diálogo, como elementos importantes para consolidar isso.

Bônus: Veja em apenas 5 passos como escolher a Ong que merece a sua confiança.

Para entender melhor como funciona na prática, a Terapia Comunitária se desenvolve em cinco eixos:

  • Pensamento sistêmico
  • Teoria da Comunicação
  • Antropologia Cultural
  • Pedagogia de Paulo Freire
  • Resiliência

Com etapas muito claras, esses eixos contribuem decisivamente para fomentar essas redes solidárias. Especialmente, porque partem do princípio de estabelecer uma proposta de intervenção psicossocial. Para que esse elemento se confirme na prática, um resultado claro da aplicação dessa Tecnologia Social é traçar objetivos primordiais, mobilizando recursos pessoais e culturais. Toda essa construção visa a fortalecer vínculos entre as pessoas. Aqui, nesse link você pode conferir melhor sobre como funciona esse projeto na prática.

Fique à vontade para compartilhar eventuais dúvidas que você tenha sobre como funciona essa e outras Tecnologias Sociais na prática. Que tal compartilhar nos comentários aqui embaixo? Sua dúvida pode ser a de outros também 🙂


Até o próximo post!

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM