ChildFund Brasil lança edital de seleção de OSCs e oferece capital semente de R$ 30 mil

Inscrições vão até 05 de dezembro e 10 organizações que atuam em defesa da criança e do adolescente serão selecionadas

 

            Com 57 anos de atuação no Brasil e empenhado em expandir seu alcance e impacto para acelerar o processo de transformação social no país, o ChildFund Brasil, que atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, está lançando o edital “Selo Organização Parceira do ChildFund”. Direcionado a organizações da sociedade civil (OSCs), atuantes na área de direitos das crianças e adolescentes, o edital está com inscrições abertas até o dia 05 de dezembro.

Com o objetivo de aumentar o alcance, disseminar metodologias e conteúdos técnicos junto às OSCs, o ChildFund Brasil irá selecionar 10 organizações e oferecer treinamentos e materiais digitais para que possam aperfeiçoar e potencializar o seu trabalho de junto a crianças, adolescentes e suas famílias

As OSCs selecionadas receberão apoio por 12 meses, por meio de capacitações técnicas, em três temáticas: parentalidade lúdica e aprendizagem socioemocional para a promoção do desenvolvimento infantil, prevenção da violência on-line contra crianças e adolescentes, e mecanismos de proteção de crianças e adolescentes em nível comunitário. Os treinamentos serão no formato EaD em plataformas digitais e capacitações via Zoom. Também será disponibilizado um curso digital em microlearning, via WhatsApp, para que as organizações selecionadas inscrevam adolescentes, para aprenderem mais sobre prevenção da gravidez e da violência sexual na adolescência.

“Além da transferência de aprendizagem, vamos também eleger práticas digitais inovadoras que as OSCs selecionadas estejam realizando e selecionar as que tenham maior impacto e alcance para serem replicadas pelo ChildFund Brasil. Estamos em busca de estratégias com grande poder de transformação social e com grande alcance”, explica Mauricio Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil.

 

30 mil reais de capital semente

 

As OSCs selecionadas, além de firmar a parceria com o ChildFund Brasil, vão ter acesso a um capital semente no valor de R$ 30 mil, para apoiar a replicação de ações relacionadas aos treinamentos que irão receber. Ao final do período e após a entrega de relatórios de atividades, as organizações que comprovarem que incluíram os conhecimentos adquiridos em suas atividades de atendimento às crianças, adolescentes e famílias, serão certificadas com o Selo “Organização Parceira do ChildFund”. O Selo poderá ser mantido após essa parceria de um ano, mediante a entrega de relatórios anuais de atividades ao ChildFund Brasil. “Essa certificação faz parte do Ecossistema ChildFund de Transformação Social, para mobilizarmos a sociedade, em especial o Terceiro Setor com este Selo, para que o Brasil seja o melhor país do mundo para ser criança. As ações promoverão o fortalecimento mútuo do ChildFund e das organizações selecionadas, completa Mauricio Cunha.

 

Como participar

 

As OSCs interessadas devem comprovar experiência de pelo menos três anos no desenvolvimento de atividades e projetos sociais, com atendimento direto de crianças e adolescentes/jovens em situação de vulnerabilidade social. É necessário ser legalmente constituída como organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, ter CNPJ ativo e regular perante os órgãos públicos e possuir Estatuto Social que explicite o atendimento gratuito a este público.

Além disso, é necessário ter ao menos uma tecnologia digital para trabalho com crianças e adolescentes que potencialize os resultados e o alcance da organização (exemplo: aplicativos de celular, tecnologias de democratização do acesso ao universo digital, sistemas de aprendizagem assistida por computador, entre outros), ter estrutura e equipe formada por técnicos sociais para implementar e fazer a gestão de atividades e projetos.

Não podem participar do edital partidos políticos, sindicatos, universidades, órgãos governamentais, autarquias, empresas, fundações e institutos sociais de empresas com fins lucrativos, centros clínicos e terapêuticos, escolas particulares e públicas, entidades religiosas, instituições do sistema “S” (SENAI, SESI, SESC, SEBRAE) e organizações que já possuem parceria com o ChildFund Brasil.

Após o encerramento das inscrições, as candidaturas serão avaliadas por um comitê composto por um grupo de colaboradores do ChildFund Brasil. Para se inscrever, preencha o formulário de inscrição, disponível aqui, até às 23h59, do dia 05 de dezembro de 2023, e enviá-lo para [email protected]. A divulgação das organizações selecionadas será no dia 15 de janeiro de 2024, no site do ChildFund Brasil.  Dúvidas podem ser direcionadas para o e-mail [email protected]. O edital está disponível neste link.

 

Foto- MarceloMartins (1)

 

Sobre o ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização que atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, para que tenham seus direitos respeitados e alcancem o seu potencial. Atualmente, está presente em sete estados brasileiros (Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e São Paulo). Para realizar esse trabalho que impacta positivamente na vida de mais de 155 mil pessoas, entre elas cerca de 85 mil crianças e adolescentes, a organização conta com a doação de pessoas físicas, por meio do programa de apadrinhamento de crianças e também de doações de empresas, institutos e fundações que apoiam os projetos desenvolvidos.

A fundação do ChildFund Brasil foi em 1966, e sua sede nacional se localiza em Belo Horizonte (MG). A organização faz parte de uma rede internacional associada ao ChildFund International, presente em 24 países e que gera impacto positivo na vida de 16,2 milhões de crianças e suas famílias. A organização foi eleita a melhor ONG de assistência social em 2022, e a melhor para Crianças e Adolescentes do país, por três anos (2018, 2019 e 2021), além de estar presente, também, entre as 100 melhores por seis anos consecutivos pelo Prêmio Melhores ONGs.

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM