ChildFund Brasil lança cartilha Caminhos para a Proteção de Crianças e Adolescentes na Comunidade

19 de abril de 2024

Por: Marcelo Martins, assessor de comunicação e marketing do ChildFund Brasil

Durante o Encontro Anual de Parceiros 2024, realizado em Belo Horizonte, nós lançamos a cartilha “Caminhos para a Proteção de Crianças e Adolescentes na Comunidade”. A publicação, de autoria da equipe de Programas do ChildFund Brasil, faz uma reflexão acerca dos mecanismos comunitários, abordando temas que contribuem para a segurança e o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, como seus direitos fundamentais, prevenção à violência e as maneiras de fortalecer a proteção infantojuvenil em nível comunitário. Baixe a cartilha aqui.

 

2

 

 

 

A gerente de programas Giane Boselli e a coordenadora de programas Karla Corrêa dão as boas-vindas às pessoas presentes no encontro. Foto: Marcelo Martins.

 

Participaram do evento Jair Nunes, integrante do Comitê de Participação Adolescente de município da região Nordeste; Eliane de Araujo, Diretora Estadual de Politicas para Crianças e Adolescentes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDESE) e Elvira Cosendey, coordenadora do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente da Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais.

 

 

Foto – Marcelo Martins (13)

 

 

 

 

As convidadas e o adolescente convidado falaram sobre mecanismos de proteção infantil em seus âmbitos. Foto: Marcelo Martins

Contamos, também, com a palestra da Desirée Ruas, jornalista e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais; ela integra a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e a Secretaria Executiva da Rede Primeira Infância de Minas Gerais (REPI-MG). Ela defendeu ouvir mais as crianças na construção e planejamento de espaços públicos e associou o assunto ao ODS 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis, a fim de respeitar o direito das crianças, que são prioridade absoluta na legislação brasileira.

 

 

5

 

 

 

 

Equipes do ChildFund Brasil e das organizações parceiras, além das convidadas posam com a cartilha. Foto: Marcelo Martins

 

No evento, as equipes receberam treinamento sobre o modelo de programa “Crescendo com Você”, focado na Primeira Infância, e compartilharão experiências do trabalho realizado nas comunidades.

 

 

O diretor de país do ChildFund Brasil, Mauricio Cunha, enfatizou a importância do papel de todas as organizações que trabalham a favor do direito da infância e da adolescência. Ele falou sobre a relevância do Estatuto da Crianças e do Adolescente (ECA), que se trata “de uma lei diretiva, que aponta o caminho a ser traçado”.

 

1

 

 

 

“Um mundo melhor para crianças, adolescentes e jovens. Este é o sonho que compartilhamos com as organizações parceiras, fundamentais para realizar o nosso trabalho”, afirma Mauricio Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil. Foto: Marcelo Martins 

 

Para ele, uma das razões de a criança (prioridade absoluta, segundo a legislação brasileira) não estar protegida se deve a uma razão crucial: “Todos os elementos do Sistema de Garantia de Direitos não estão trabalhando em harmonia. Por isso, temos muito o que fazer e estamos aqui para debater estratégias e partilhar experiências, para que o Brasil seja o melhor país do mundo para ser criança”, completa Mauricio Cunha.

 

O Encontro Anual de Parceiros reúne gestores e gestoras das organizações locais, para definir estratégias e alinhar o planejamento para o próximo ano fiscal, sempre iniciado no mês de julho.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM