ChildFund Brasil e The LEGO Foundation lançam projeto Brinca e Aprende Comigo

Trazendo a parentalidade lúdica como meio para desenvolvimento do potencial infantil, evento em Brasília dará início a série de ações

 

Brasília recebeu em 05 de agosto, no Espaço Brasil 21 Cultural, o Seminário Brinca e Aprende Comigo – desenvolvendo potencialidades, que deu início ao projeto Brinca e Aprende Comigo, realizado pelo ChildFund Brasil com o apoio da The LEGO Foundation. O projeto irá atender, inicialmente, crianças do Ceará e de Minas Gerais, por meio de 12 parceiros locais do ChildFund Brasil, totalizando 37 municípios. A expectativa é que 12,5 mil crianças de 0 a 8 anos e mais de 6 mil mães, pais e cuidadores(as) sejam impactados.

O projeto Brinca e Aprende Comigo é uma parceria entre ChildFund e The LEGO Foundation que abrange quatro países (Brasil, Etiópia, Honduras e Uganda) e nasceu da visão de que o desenvolvimento infantil tem suma importância na formação das pessoas. A iniciativa aqui proposta parte da implementação bem-sucedida do projeto Atitudes parentais lúdicas em domicílios na Guatemala apesar do Covid-19, e a intenção é adaptar, transferir conhecimento e estratégias dos programas Venha brincar comigo e Brincando e aprendendo em casa em comunidades vulneráveis, em andamento, respectivamente, na Guatemala e no México. “Durante a pandemia da Covid-19, observou-se globalmente um tensionamento no ambiente familiar. A realização do projeto pelo ChildFund no Brasil foi escolhida por entendermos a necessidade de intervenções positivas no ambiente familiar, por meio do desenvolvimento de ações de conscientização sobre parentalidade lúdica. As principais metas do ChildFund Brasil são: aprimorar a sua atuação pelo direito das crianças, especialmente na primeira infância, com a divulgação de ações que incentivem pais, mães e cuidadores a terem mais momentos lúdicos com filhos e filhas; e ampliar nossas ações de advocacy, aproximando-nos mais da esfera federal e de agências governamentais, para desenvolver e divulgar a parentalidade positiva ”, acrescenta Anette Trompeter, diretora executiva do ChildFund Brasil.

Até os três anos de idade, as crianças passam mais tempo em casa do que em qualquer outra idade, e seus pais e cuidadores são seus primeiros companheiros de brincadeiras. Esse momento de interação dá uma vantagem inicial no aprendizado de forma lúdica. “O brincar entre pais e filhos, desde o nascimento até os três anos de idade pode impactar na vida de ambas as partes. Um vínculo duradouro entre pais e filhos pode ser estabelecido por meio de interações lúdicas, estabelecendo as bases para um relacionamento positivo e saudável que pode crescer ao longo da infância”, explica Andrea Hernandez, gerente de programas da The LEGO Foundation.

“Trabalharemos com as Organizações Sociais Parceiras realizando formações sobre o tema, para que possam replicar os conteúdos com as famílias e comunidades, usando tecnologias modernas e tradicionais para envolver os responsáveis nas atividades parentais lúdicas, tanto presencialmente quanto por meio do rádio e também de outros métodos, como carros de som”, explica Sofia Rebehy, gerente do projeto Brinca e Aprende Comigo no ChildFund Brasil. “Haverá, ainda, a disseminação de materiais educativos via WhatsApp, incluindo também mensagens informativas sobre a Covid-19”, completa.

 

Foto – MarceloMartins (285)

Brincadeira de roda em Carbonita, no Vale do Jequtinhonha, onde o ChildFund Brasil atua. Foto: Marcelo Martins

 

Além disso, por meio dessa parceria, há um esforço conjunto para articular e engajar os ministérios governamentais, tomadores de decisão e partes interessadas relevantes para defender a importância do Desenvolvimento na Primeira Infância através do fortalecimento das políticas públicas voltadas para a temática.

“A ideia do projeto é replicar a experiência para todo o país, uma vez que as intervenções ocorrem prioritariamente pelo rádio e de forma on-line, por meio das redes sociais e de plataformas de vídeos. Para que isso aconteça, esperamos o engajamento dos governos e outros parceiros interessados em replicar as metodologias”, pontua Gabriel Barbosa, gerente de programas e advocacy do ChildFund Brasil.

 

Parentalidade

A parentalidade lúdica, assunto que será amplamente abordado no seminário e durante a realização do projeto, é aquela em que os cuidadores mediam as interações da criança com o mundo, propondo relações baseadas no vínculo afetivo, respeito e aprendizado mútuo, sempre respeitando o brincar, o desenvolvimento integral e a construções de relações horizontais e sensíveis, que considerem todas as existências.

O conceito de parentalidade vem sendo estudado desde a década de 1960 e tem relação com as ações educativas, técnicas e métodos executados pelos adultos (pai, mãe, parentes, cuidadoras e cuidadores ) para a socialização das crianças nos aspectos de desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

Convite_ChildFund_Brasil_Seminario_Brasilia

O evento

No lançamento do projeto, o público contará com palestras e debates relacionados à parentalidade e como interações positivas desde o nascimento podem impactar por toda a vida da criança. Além de representantes do ChildFund Brasil e da gerente de programas da The LEGO Foundation, Andrea Hernandez, estão confirmadas as presenças da ministra da pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto; do Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha e do Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Diego Alves. Logo após a abertura, a psicanalista e apresentadora do GNT, Elisama Santos, fará a palestra magna sobre parentalidade. No intervalo, o público prestigiará apresentação musical de Rubinho do Vale. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do ChildFund Brasil neste link.

 

Serviço

Seminário Brinca e Aprende Comigo, desenvolvendo potencialidades

Local: Espaço Brasil 21 Cultural (SHS, Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Bloco A); teatro Os Melhores do Mundo

Data: 05 de agosto de 2022

Horário: das 8:30h às 12h

Entrada gratuita e sem necessidade de inscrição

Link para transmissão ao vivo, a partir das 9h

 

Sobre o ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil, fundado em 1966, com sede nacional em Belo Horizonte (MG) e presente em sete estados brasileiros (Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e São Paulo) é uma organização que atua na promoção e na defesa dos direitos da criança e do adolescente, para que tenham seus direitos respeitados e alcancem o seu potencial.

A organização faz parte de uma rede internacional – associada ao ChildFund International e ao ChildFund Alliance – presente em 70 países e que gera impacto positivo a 23 milhões de crianças e suas famílias. No Brasil, beneficia a vida de mais de 110 mil pessoas, sendo cerca de 60 mil  crianças e adolescentes, tendo sido eleita a melhor ONG para Crianças e Adolescentes do país por três anos (2018, 2019 e 2021) e com presença, também, entre as 100 melhores por cinco anos consecutivos pelo Prêmio Melhores ONGs.

Para realizar este trabalho, conta com a contribuição de pessoas físicas – principalmente por meio do programa de apadrinhamento – e também de doações de empresas, institutos e fundações que apoiam os projetos desenvolvidos.

 

Sobre The LEGO Foundation

A LEGO Foundation busca redefinir o brincar e re-imaginar o aprendizado, construindo um futuro no qual o aprender, por meio do brincar capacite as crianças a se tornarem pessoas criativas e engajadas; e que desenvolvam, ao longo da vida, habilidades intelectuais, emocionais, sociais e criativas para atuarem em suas famílias, comunidades e na sociedade. A LEGO Foundation promove mudanças sistêmicas e escaláveis ​​em parceria com outras pessoas e organizações, transformando atitudes e comportamentos em aprendizado, por meio de brincadeiras.

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM